Brasileiro com visto vencido e passagem de volta deve ser expulso da França

De Estrasburgo

Um jovem turista brasileiro que tem visto vencido mas que possui uma passagem de volta pedirá terça-feira no Tribunal Administrativo de Estrasburgo (nordeste da França) uma aplicação da lei "mais flexível", informou seu advogado nesta segunda-feira.

"A aplicação mecânica da lei leva este jovem a uma situação aberrante", denunciou o advogado, Mathieu Airoldi.

Jean Zamprogno, 22 anos, se encontra atualmente no centro de detenção para estrangeiros de Geispolsheim, onde passou o feriado de Páscoa, e a prefeitura local ordenou sua expulsão.

Segundo Airoldi, o jovem quer passar por Portugal, onde está a maior parte de sua bagagem, antes de retornar ao Brasil. "Pedimos que cada caso seja analisado individualmente", explicou o advogado à AFP.

Depois de terminar seus estudos numa escola de publicidade, o brasileiro iniciou uma viagem à Europa que o levou a Portugal, Inglaterra e França. Ele ainda queria ir à Alemanha e à República Tcheca, mas foi detido em Berlim por estar com um visto vencido, tendo sido, então, devolvido à França.

"Vamos denunciar o erro de interpretação do prefeito no tribunal administrativo", anunciou Airoldi, destacando que seu cliente pertence a uma família "abastada" do Brasil e que ele não se encaixa no perfil de "refugiado econômico" perseguido pelas autoridades francesas para combater a imigração clandestina.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos