Viagem

Templo e caminho incas são encontrados em Cuzco, no Peru

Reuters
Imagem: Reuters

De Lima

13/03/2008 22h02

Arqueólogos peruanos encontraram as ruínas de um antigo templo e de um caminho incas que por mais de quatro séculos permaneceram soterrados em um bosque de eucaliptos no Parque Arqueológico de Sacsayhuamán, em Cuzco, informou o INC (Instituto Nacional de Cultura).

"Foram descobertas várias estruturas arquitetônicas e peças de cerâmica que correspondem à época inca", disse à AFP Washington Camacho, diretor do parque arqueológico.

As estruturas do templo foram encontradas na encosta de uma enorme formação rochosa que, presume-se, foi um dos lugares sagrados do povo inca na época anterior à conquista espanhola.

O sítio fica na zona de Cochapata, a cerca de 1.500 metros das muralhas da fortaleza de Sacsayhuamán.

A edificação tem 250 metros quadrados e ocupa aproximadamente 15% da área do conjunto arqueológico, que tem mais de 4.000 metros e 11 recintos de diferentes tamanhos, onde, acreditam os pesquisadores, eram colocadas múmias ou ídolos de divindades de diferentes hierarquias, explicou o arqueólogo Oscar Rodríguez.

Camacho informou que, entre as novas descobertas, está um antigo caminho inca que interligava todos os sítios arqueológicos da cidade.

"É um caminho que chega até as demais huacas (sítios arqueológicos), está bem conservado...", revelou Camacho, lembrando que é a primeira vez que esse tipo de caminho é encontrado. "E ainda há muito por descobrir", comemorou.

O caminho é uma estrada cerimonial usada durante o período inca para as várias peregrinações realizadas entre as huacas. Ladeado por muros de barro dos dois lados, de 70 centímetros de altura por 60 centímetros de largura, conta com uma canaleta na encosta para evitar a erosão do calçamento.

O Parque Arqueológico de Sacsayhuaman da cidade de Cuzco tem aproximadamente 3.000 hectares de extensão. Cuzco, antiga capital do império inca, é a maior atração turística do Peru, com vários complexos arqueológicos, como a fortaleza de Machu Picchu.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo