Viagem

Apagão atinge a cidade turística argentina de Bariloche em meio à onda de frio

Divulgação
Imagem: Divulgação

Em Buenos Aires

11/07/2007 11h48

A turística Bariloche (1.630 km ao sul da capital argentina) está no escuro nesta quarta-feira por causa de um apagão que afeta 75% da cidade de 100.000 habitantes, em meio a uma onda de frio polar e em plena temporada de esqui.

O apagão começou às 20h local (23h GMT) de terça-feira por uma falha na única linha de alta tensão que fornece energia à cidade, encravada em uma paisagem de montanhas nevadas e lagos azuis na província patagônica de Rio Negro.

No total, 25% dos usuários recebem energia graças às usinas da Cooperativa Elétrica de Bariloche, segundo explicou nesta quarta-feira seu porta-voz, Luis Baigorria.

Estas usinas funcionam a gás, mas devido às restrições impostas pelo governo nacional em meio a uma onda de frio polar, que atinge desde segunda-feira todo o território, estão operando a diesel.

"Consomem à razão de 6.000 litros por hora e temos combustível somente para esta noite", advertiu Baigorria, explicando que a falha na linha de alta tensão ainda não pôde ser detectada. Com isso, a incerteza sobre quando o serviço será restabelecido continua.

O apagão ocorre em plena temporada turística com os hotéis praticamente lotados de visitantes, grande parte deles estrangeiros vindo do Brasil, Chile, México e Uruguai.

A cidade é uma das principais atrações turísticas do país e possui cerca de 12 pistas de esqui.

A onda de frio polar deixou 10 mortos em todo o país, segundo dados provisórios, mas o número pode aumentar na medida em que as temperaturas continuem baixas, o que deve ocorrer até o fim de semana.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo