Unesco designa Beirute "capital mundial do livro para 2009"

PARIS, 6 Jul 2007 (AFP) - O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Koichiro Matsuura, anunciou nesta sexta-feira a designação de Beirute como "capital mundial do livro para 2009".

A Unesco reconheceu "o compromisso em favor do diálogo" da capital libanesa precisando que foi eleita "por sua participação em matéria de diversidade cultural, diálogo e tolerância, assim como pela variedade e o caráter dinâmico de seu programa".

Matsuura demonstrou alegria ao "ver a cidade de Beirute, confrontada a enormes desafios em matéria de paz e de coexistência pacífica, ser reconhecida por seu compromisso em favor de um diálogo mais necessário do que nunca na região" e pela possibilidade de que o "livro possa contribuir ativamente" para melhorar essa situação.

A escolha de Beirute, numa reunião efetuada no dia 3 de julho na sede da Unesco, em Paris, contou com a participação das três principais associações profissionais do livro: a União Internacional de Editores (UIE), a Federação Internacional de Livrarias (IBF) e a Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA).

Bogotá é a capital mundial do livro em 2007, enquanto Amsterdã foi designada para 2008.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos