Viagem

Observatório solar mais antigo das Américas fica no Peru

01/03/2007 17h49

WASHINGTON, 1º mar (AFP) - As 13 torres de Chanquillo, no Peru, que têm pelo menos 23 séculos, constituem o observatório solar mais antigo das Américas, anterior inclusive aos incas, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira.

O significado destas ruínas, situadas em uma colina próxima à costa peruana, foi por muito tempo um mistério para cientistas e historiadores.

Construídas em meio a um complexo para cerimônias rituais no vale Casma-Sechín, com orientação norte-sul, estas torres foram erguidas para marcar os dados de solstícios, equinócios e meses, segundo os autores deste estudo, publicado na edição de 2 de março da revista Science.

Este calendário possui uma grande precisão, visto que só varia poucos dias em um ano.

Segundo os cientistas Ivan Ghessi, da Universidade Católica do Peru (PUCP), e o arqueo-astrônomo Clive Ruggles, da Universidade Britânica de Leicester, estas torres são o testemunho de um sofisticado culto solar muito anterior à civilização inca.

Estes documentos e estudos arqueológicos demonstram que os incas faziam observações solares muito minuciosas há 1.500 anos.

Os assentamentos, situados ao leste e a oeste das 13 torres, estão decorados com restos de objetos utilizados para sacrifícios rituais e provavelmente também serviam como plataformas de observação.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem

Topo