Viagem

Exploradores russos preparam travessia de 7.000 km pelo Ártico

MOSCOU, 14 dez (AFP) - Uma equipe de exploradores russos vai viajar 7.000 quilômetros através do Ártico no próximo ano em veículos anfíbios para documentar a história e o meio ambiente da região, informaram os integrantes da missão nesta quinta-feira, em Moscou.

"Este é o estágio mais difícil" de um projeto chamado Anel Polar, disse o líder da expedição, Vladimir Chukov, um veterano explorador do Ártico, durante entrevista coletiva.

A expedição, que começou na cidade de Salekhard, no norte da Sibéria, em 2002, visa a completar um giro pelo Ártico em quatro estágios até 2009, passando por territórios russo, dinamarquês, canadense e americano.

A travessia da Rússia ao Canadá em quatro veículos, pelo Pólo Norte, está planejada para fevereiro a junho de 2007. Os integrantes da expedição vão registrar a aventura em um site, www.arctic.izvestia.ru, através de conexões por satélite.

"As mudanças no ambiente do planeta são mais visíveis no Ártico", disse Ilya Freidovich, cientista que participa da expedição.

"Estes processos, infelizmente, estão ocorrendo de forma muito rápida e irreversível", acrescentou, referindo-se ao aquecimento global e ao derretimento das calotas polares.

Ele disse que amostras de gelo serão coletadas a cada 30-40 km da rota.

Um estudo publicado por cientistas americanos esta semana mostrou que o derretimento do gelo marinho do Ártico poderia se acelerar dramaticamente nas próximas décadas, deixando o oceano mais ao norte do planeta virtualmente sem gelo no verão de 2040.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo