Viagem

Acidente na França: 15 anos depois, Air France e Airbus condenadas

07/11/2006 15h28


(França), 7 nov (AFP) - Quase 15 anos depois de uma das maiores catástrofes aéreas na França, que deixou 87 mortos, a justiça francesa relaxou nesta terça-feira a punição a seis dirigentes, mas reconheceu a responsabilidade civil dos grupos Air France e Airbus.

No dia 20 de janeiro de 1992, um Airbus A320 da Air Inter (hoje Air France), vindo de Lyon (centro-leste), caiu numa encosta coberta de neve do Monte Saint Odile, nos Vosges (leste), enquanto o aparelho se preparava para aterrissar no aeroporto de Estrasburgo-Entzheim. Apenas nove pessoas sobreviveram.

O presidente do tribunal correcional de Colmar (leste) estimou que os responsáveis pelo Airbus, da companhia Air-Inter, da aviação civil e do controlador aéreo não haviam "cometido nenhum crime penal" e nenhum "crime contra eles foi caracterizado".

Em compensação, o tribunal reconheceu a "inteira responsabilidade civil" dos grupos Airbus e Air France (na qualidade de sucessor da companhia Air Inter), que foram condenados a fazer reparações a título de danos morais às vítimas ou às famílias das vítimas.

O montante definitivo das indenizações será decidido numa audiência marcada para o dia 5 de junho de 2007, mas o tribunal já autorizou o pagamento de 500.

000 euros de honorários à associação das vítimas Echo e somas de milhares a várias dezenas de milhares de euros a algumas famílias.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo