Viagem

Próximo turista espacial será multimilionário americano de 58 anos

SEATTLE, EUA, 27 out (AFP) - Um americano de origem húngara de 58 anos, que fez fortuna na Microsoft, anunciou oficialmente na quinta-feira que será o próximo turista espacial: prevê partir em março para a Estação Espacial Internacional (ISS), a bordo de uma nave russa Soyuz.

"Eu poderia ser o primeiro 'nerd' no espaço", ironizou Charles Simonyi durante entrevista coletiva em Seattle, a capital do estado de Washington, noroeste dos Estados Unidos.

Simonyi se somou à equipe da Microsoft em 1981, quando este império da informática começava a dar os primeiros passos, e é um dos líderes do desenvolvimento do programa de texto Word e de planilhas Excel.

O ex-especialista em informática, nascido na Hungria e que emigrou para os Estados Unidos aos 17 anos, será a quinta pessoa a pagar 20 milhões de dólares para se tornar um cosmonauta, através da empresa americana Space Adventures e do programa espacial russo.

O presidente da Space Adventures, Eric Anderson, informou que Simonyi também poderia ser o mais qualificado, visto já voou 2.000 horas como piloto de avião e helicóptero.

"Charles está em boas condições para a aviação e se interessa muito por tecnologia espacial", declarou Anderson durante entrevista coletiva, no museu aeroespacial de Seattle.

O próximo turista espacial foi declarado em bom estado de saúde para fazer esta viagem, depois de ter sido submetido a uma série de exames médicos e continuará treinando na Rússia antes da viagem, marcada para 9 de março.

Simonyi fala cinco idiomas, mas deve melhorar o russo para conseguir se comunicar com os astronautas da nave Soyuz e a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A americana de origem iraniana Anusheh Ansari foi a mais recente turista espacial, que em 29 de setembro chegou de seu périplo após 11 dias no espaço, dos quais oito a bordo da ISS.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo