Viagem

Primeira mulher turista espacial retorna à Terra

29/09/2006 09h08

ARKALYK, Cazaquistão, 29 set (AFP) - A primeira mulher turista espacial, a americana Anusheh Ansari, foi recebida com um buquê de rosas vermelhas ao pousar nesta sexta-feira nas estepes do Cazaquistão ao lado dos dois tripulantes da 13ª missão da Estação Espacial Internacional (ISS).

A cápsula, na qual viajavam a americana de origem iraniana Anusheh Ansari, seu compatriota Jeffrey Williams e o russo Pavel Vinogradov, aterrissou suavemente às 01H14 GMT (22H14 de Brasília, quinta-feira) ao norte de Arkalyk, Cazaquistão, informou o centro de controle de vôos espaciais russo.

A nave havia deixado a ISS às 21H53 GMT (18H53 de Brasília).

"Tudo aconteceu da maneira como estava planejado", disse um porta-voz do centro. Helicópteros e aviões do serviço espacial localizaram a cápsula quando a mesma ainda estava no céu.

O canal de televisão russo NTV exibiu imagens de agentes do serviço espacial ajudando os cosmonautas a sair da cápsula e vestindo os mesmos com agasalhos para protegê-los do frio.

Ansari, radiante, foi recebida pelo marido Hamid Ansari, que tinha às mãos um buquê de rosas vermelhas quando ela sentou em uma cadeira especial para começar a recuperação da falta de gravidade.

Ansari permaneceu oito dias na ISS. Vinogradov e Williams estiveram 183 dias na Estação.

De acordo com um oficial espacial russo citado pela agência ITAR-TASS, os três gozam de boa saúde.

Nikolai Sevastyanov, presidente da corporação russa Energia, que construiu a ISS, disse que a viagem foi um sucesso.

"A tripulação se saiu magnificamente bem", disse Sevastyanov à rede de televisão NTV.

Depois de uma avaliação médica, os três cosmonautas viajarão para Moscou.

Ansari, 40 anos, pagou 25 milhões de dólares à agência de turismo espacial Space Adventurers para passar pouco mais de uma semana na ISS, informou o presidente da empresa, Eric Anderson.

Ela foi responsável por experiências médicas e biológicas para a Agência Espacial Européia (ESA) e fez centenas de fotos da Terra.

A NTV exibiu trechos do vídeo de despedida de Ansari da ISS.

"Não posso deixar de estar triste por ter que partir", disse Ansari, com suas coletas científicas flutuando no ambiente sem gravidade. "Tive uma experiência única graças a estas pessoas", acrescentou em referência aos companheiros de tripulação.

Anusheh Ansari viveu no Irã até os 16 anos e foi a quarta pessoa a fazer turismo espacial.

Ela fez fortuna no mundo das telecomunicações. Sua família investiu 10 milhões de dólares na fundação que leva seu nome, destinada a promover os avanços nas viagens humanas ao espaço.

Ansari viajou à ISS ao lado dos integrantes da atual missão da ISS, o americano Michael López-Alegría, da Nasa, e o russo Mikhail Tyurin. Os dois permanecerão na Estação até o outono de 2007, ao lado do alemão Thomas Reiter, da ESA, que retornará à Terra no final de 2006.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo