Viagem

Primeira "blogger" espacial conta como é a higiene no espaço


MOSCOU, 25 set (AFP) - A primeira mulher turista espacial, Anousheh Ansari, e também a primeira pessoa a atualizar e ler seu blog (diário na internet) em órbita, revelou nesta segunda-feira as dificuldades da higiene em um ambiente de gravidade zero.

"Bem, meus amigos, devo confessar que ter uma boa higiene no espaço não é uma coisa fácil!", exclama a executiva americana de origem iraniana, ao falar "daquilo que todo mundo quer saber" sem ousar perguntar.

Os cerca de dois mil comentários dos leitores do "blog" de Ansari depois de seu lançamento, em 18 de setembro, do cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão, exprimiram sobretudo emoção, admiração e mensagens de encorajamento.

"A água não escorre aqui, ela flutua", afirmou, antes de explicar que todos têm lenços umedecidos e secos, geralmente um úmido e dois secos por dia, e na escovação dos dentes, não se cospe a água, mas se engole.

Todos dispõem de um kit de higiene pessoal, mas o dela, destinado inicialmente ao turista japonês Daisuke Enomoto, reprovado nos exames de saúde, está equipado "com um barbeador e muita espuma para barbear, mas nenhuma maquiagem".

Ela conta ter "lavado" seus longos cabelos encaracolados. "Você pega um saco com água e forma, lentamente, uma enorme bolha d'água sobre sua cabeça. Depois, muito suavemente, com a ajuda de um xampu seco, lava seus cabelos. Ao menor movimento brusco, as pequenas bolhas d'água começam a flutuar por toda parte", contou.

Toda a água da ISS é reciclada. Os objetos molhados, inclusive os trajes suados, são secados e a água evaporada, coletada. "Um dos cosmonautas me disse um dia, 'Nós somos como irmãos e irmãs, é tudo único porque nós bebemos o suor uns dos outros'", contou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo