Viagem

Descoberto importante santuário celta perto de Lausanne

21/09/2006 17h18

ECLEPENS, Suíça, 21 Set (AFP) - Um importante santuário celta foi descoberto entre Lausanne e Yverdon-les-Bains, na Suíça, durante trabalhos de ampliação de uma estrada pertencente à fabricante de cimento Holcim, informaram nesta quinta-feira os serviços de arqueologia do cantão de Vaud.

"Foi uma surpresa total, porque o local era desconhecido", informou o arqueólogo suíço Denis Weidmann, segundo quem o santuário foi, por enquanto, datado entre 120 e 80 anos antes de Cristo.

Os arqueólogos também localizaram 170 fossas contendo centenas de peças: cerâmicas, jóias, moedas e utensílios, mas também carcaças de animais e ossadas humanas de adultos e crianças que podem ter sido sacrificados. O conteúdo das fossas está intacto desde a antiguidade.

Os cientistas também encontraram os restos de cerimônias e sacrifícios dedicados a divindades até o momento desconhecidas.

"Trata-se do primeiro santuário com tal riqueza e concentração descoberto na Suíça. Ele nos ensinará muito sobre os ritos e a vida cotidiana das populações daqui", informou Weidmann.

Os objetos serão incluídos no acervo do Museu cantonal de Arqueologia de Lausanne.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo