Obras do novo aeroporto de Berlim começam em meio a críticas

BERLIM, 5 set (AFP) - A construção do futuro aeroporto internacional de Berlim começou oficialmente nesta terça-feira, em meio a uma onda de críticas alimentadas por companhias aéreas de baixo custo.

O aeroporto de Berlim-Brandemburgo Internacional (BBI) deverá abrir suas portas no final de outubro de 2011, com uma capacidade anual inicial de 22 a 25 milhões de passageiros, que poderá ser posteriormente aumentada para 40 milhões.

A título de comparação, os atuais três aeroportos de Berlim totalizaram no ano passado 17 milhões de passageiros.

O BBI ocupará o prédio de um deles, o de Schoenefeld, antigo aeroporto de Berlim Oriental, utilizado principalmente por companhias de baixo custo.

Para o ministro da Economia, Michael Glos, o projeto tem um imenso significado econômico. O BBI e o aumento do tráfico aéreo deverão criar antes de 2012 cerca de 40.000 novos empregos, bem-vindos numa região com cerca de 17% de taxa de desemprego.

Os investimentos são calculados em dois bilhões de dólares, aos quais se somarão outros 600 milhões para uma estação ferroviária de ligação.

Mas as companhias de pequeno porte como Easyjet temem um aumento das tarifas e maior perda de tempo no embarque e desembarque.

"Se o BBI for construído como previsto, deveremos revisar nossos planos. O aeroporto terá 20 anos de idade quando for inaugurado", alertou John Kohlsaat, presidente da Easyjet.

Os planos datam dos anos 90, antes do auge desse tipo de companhia. A Berliner Flughaefen, a sociedade que administra os aeroportos de Berlim, prometeu a estas companhias um setor especial no aeroporto.

Mas o problema não acaba por aí, já que existe um processo suspenso ante a Corte Constitucional contra o fechamento dos outros aeroportos da capital, o Tegel, que assegura uma parte essencial dos vôos internacionais, e o Tempelhof, historicamente famoso por ter sido a base da ponte aérea durante o bloqueio soviético de Berlim entre 1948 e 1949.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos