Primeiro turista espacial japonês irá à ISS em setembro

MOSCOU) O primeiro turista espacial japonês, Daisuke Enomoto, 35, partirá para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo de um foguete russo Soyuz em 14 de setembro, informou nesta quarta-feira o porta-voz da agência espacial russa Roskosmos, Igor Panarine.

"Ele continua seu treinamento na Cidade das Estrelas [perto de Moscou]", disse Panarine. "No último mês, Enomoto fez um treinamento de sobrevivência em Sebastopol [Ucrânia], na floresta e no mar. Atualmente, ele treina em um simulador da estação espacial orbital com muita perseverança", completou o porta-voz.

O turista espacial deve decolar da base de Baikonur, no Cazaquistão, acompanhado do cosmonauta russo Mikhail Tiourine e do astronauta da Nasa Michael Lopez-Alegria. "Uma comissão de Estado [do setor espacial russo] que se reunirá em 30 de agosto deve aprovar oficialmente a data do vôo e os membros da tripulação", acrescentou Panarine.

Enomoto, que fez fortuna na internet, vai desembolsar cerca de US$ 20 milhões por uma viagem de dez dias ao espaço. Ele será o quarto turista espacial do mundo, depois do milionário americano Dennis Tito, em 2001, do sul-africano Mark Shuttleworth, em 2002, e do empresário americano Greg Olsen, em 2005.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos