Latino-americanos celebram o Carnaval do Povo em Londres

Por Ana Maria Echeverría LONDRES, 28 Jul (AFP) - O português e o espanhol tomarão o lugar do inglês durante o Carnaval do Povo, que se celebra em Londres no próximo domingo, um festival que constitui a mais importante celebração da cultura latino-americana na Europa.

Durante um dia e uma noite, cores, aromas, ritmos, flores, frutas e sabores da América Latina vão tomar conta do parque Burguess, um dos maiores do sul de Londres, sede desta festa realizada há oito anos na capital inglesa.

O festival representa "a melhor vitrine para mostrar e partilhar a alegria, as cores e os sabores dos 19 países latino-americanos em um único dia", explicou Luis Mario Tasama, diretor do carnaval e um de seus fundadores.

Batizado de Carnaval do Povo, o festival organizado pela comunidade latino-americana de Londres reunirá cerca de cem mil pessoas, segundo os organizadores.

No ano passado, a festa reuniu 80.000 pessoas, que dançaram ao ritmo de grupos de todos os países da região, também abrindo espaço para expressar o orgulho de sua identidade, suas inquietações e os problemas que enfrentam como imigrantes, informaram os organizadores.

O prefeito de Londres, Ken Livingstone, destacou que "a cada ano, o Carnaval do Povo cresce com força", enfatizando que os "vínculos com as economias emergentes" da região são "vitais para o futuro" da capital inglesa.

A estrela do 'reggaeton', o porto-riquenho Andy Boy, a orquestra de mulheres Canela e os Embaixadores do Vallenato, da Colômbia, são alguns dos intérpretes que animação o festival.

Durante todo o dia haverá oficinas de salsa, merengue, tango e "cumbia", se ouvirão "mariachis", samba e música folclórica andina, e se celebrará o concurso nacional de salsa do Reino Unido.

Uns 80 pratos permitirão saborear e descobrir todo tipo de delícias latino-americanas, da nossa feijoada aos colombianos "tamales", o peruano "ceviche" e os "tacos" mexicanos, passando por doces típicos brasileiros, entre outros.

A festa começará com um desfile de carros alegóricos, que sairá ao meio-dia da Prefeitura de Londres e, após um percurso de três horas, chegará ao gigantesco parque.

O desfile, que terá flores, músicos e trajes típicos, inspira-se nos carnavais celebrados em Brasil, Bolívia, Colômbia, Cuba, Equador, El Salvador, México, Peru e Venezuela.

Esta festa latino-americana aspira a continuar crescendo e concorrer com o vibrante carnaval caribenho de Notting Hill, que se celebra no fim de agosto e que no ano passado concentrou meio milhão de pessoas.

Estima-se que em Londres vivam 200 mil latino-americanos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos