Viagem

Machu Picchu escapa de ser declarado patrimônio cultural em perigo

18/07/2006 20h49

LIMA, 18 Jul (AFP) - As autoridades peruanas respiraram aliviadas nesta terça-feira ao saberem que o Comitê Mundial do Patrimônio da Unesco decidiu não declarar em perigo o Parque Arqueológico de Machu Picchu (sudeste), anunciou o diretor do Instituto Nacional da Cultura (INC) do Peru, Luis Lumbreras.

O alto funcionário destacou que embora a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura tenha adotado esta decisão em sua recente reunião, na Lituânia, seguirá de perto as gestões que o governo peruano fizer em defesa da cidadela inca, situada nas montanhas do departamento de Cuzco, no sul dos Andes.

O risco de que Machu Picchu, a maior atração turística do Peru, pudesse ser excluído da lista do Patrimônio Mundial da Humanidade era latente por causa da construção de uma ponte nas proximidades do complexo arqueológico que afetaria o meio ambiente da região.

"A forma como tem se portado o Estado peruano nos últimos anos fez com que a Unesco tivesse confiança em que isto terá solução e que não declare em perigo o parque arqueológico", explicou Lumbreras, citado pela agência oficial Andina.

O Parque Arqueológico de Machu Picchu tem 32 mil hectares de extensão que abrigam diferentes complexos incas, assim como variadas flora e fauna.

Em junho, a Unesco havia enviado uma carta ao INC, expressando sua preocupação com a construção da ponte, que pode gerar "novos núcleos de povoamento que longe de reduzir a deterioração já evidente" na área de Machu Picchu, "contribuiriam para multiplicá-la".

A carta pedia que fosse realizado um trabalho coordenado com a Unesco para "formular quantas soluções fossem factíveis para melhorar de forma urgente a frágil situação institucional em que se encontra o santuário".

A ponte, cuja construção agora está paralisada por ordem judicial, é impulsionada por um distrito vizinho a Machu Picchu, que a considera necessária para escoar sua produção agrícola.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo