Fã do Rei Leão? Conheça safáris incríveis para admirar animais africanos

Para além de cenário inspirado em filmes como o "Rei Leão", que já ganhou duas produções da Disney, a savana e florestas africanas nos reservam cenários inesquecíveis.

Realizar um safári após ver a vida selvagem africana é uma boa pedida para quem deseja fugir dos programas turísticos na Europa e nos EUA, além da oportunidade de se jogar para um conhecimento da fauna e flora africanas.

Conheça a seguir alguns dos melhores safáris da África, onde não faltam animais e paisagens majestosas para fascinar o turista e viajante.

Serengeti National Park, Tanzânia

Com quase 15 mil km², o destino é um dos melhores lugares para observar leões em toda a África (calcula-se que existam aproximadamente 3.000 destes felinos por lá), além de exibir uma enorme quantidade de elefantes, hienas, girafas e pássaros.

O Serengeti é também palco para um dos espetáculos da natureza mais impressionantes da Terra: a migração de mais 1 milhão de gnus e 200 mil zebras, que, em determinados períodos do ano, se movimentam em massa pela área em busca de comida e água.

É impressionante ver os animais cruzando rios infestados de crocodilos e, em terra, sendo caçados por outros predadores, como as leoas.

O período entre agosto e outubro costuma ser propício para observar a grande migração na região norte do Serengeti.

Mais informações: www.serengeti.com

Continua após a publicidade
Elefantes vistos no Serengeti National Park, na Tanzânia
Elefantes vistos no Serengeti National Park, na Tanzânia Imagem: Reprodução/ David Berkowitz/ Flickr

Maasai Mara National Reserve, Quênia

O Maasai Mara National Reserve fica no Quênia, perto do Serengeti National Park, e tem uma área de mais de 1.500 km². O local é também palco para a grande migração dos gnus e exibe, em abundância, animais como leões, leopardos e guepardos.

Lá, há 95 espécies de mamíferos e aproximadamente 570 espécies registradas de pássaros. Geralmente, a migração dos gnus ocorre entre os meses de julho e outubro.

Além de explorar as paisagens locais a bordo de carros, é possível admirar o Maasai Mara National Reserve em passeios de balão.

Mais informações: maasaimara.com

Continua após a publicidade
Maasai Mara National Reserve, no Quênia
Maasai Mara National Reserve, no Quênia Imagem: Getty Images

Chobe National Park, Botsuana

Localizado em Botsuana, na região sul da África, o Chobe National Park tem nos elefantes um de seus grandes atrativos. Calcula-se que, dentro do parque, vivam cerca de 120 mil destes animais, que podem ser admirados durante passeios por terra ou de barco pela região.

Há ocasiões em que é possível ver centenas de elefantes ao mesmo tempo, em uma visão inesquecível para qualquer turista.

Antílopes, crocodilos, búfalos, hipopótamos e mais de 460 espécies registradas de aves também fazem parte da fauna local, assim como leões e hienas.

Mais informações: chobenationalpark.com

Continua após a publicidade
Elefante no Chobe National Park, em Botsuana
Elefante no Chobe National Park, em Botsuana Imagem: Tiago_Fernandez/Getty Images/iStockphoto

Kruger National Park, África do Sul

O Kruger National Park, na África do Sul, é um dos destinos de safári mais famosos do mundo.

Sua área abrange mais de 2 milhões de hectares, onde os turistas encontram uma enorme variedade de hotéis e opções de passeios que os levam para ver de perto o grupo de animais conhecido como "big five" (os cinco grandes): o leão, o rinoceronte, o elefante, o leopardo e o búfalo-africano.

O parque abriga, ao todo, 147 espécies de mamíferos e mais de espécies registradas de 500 pássaros, além de 336 espécies de árvores, como a lindíssima baobá. Turistas exploram as paisagens do local a bordo de veículos 4x4 e até em trilhas guiadas a pé.

Mais informações: www.sanparks.org/parks/kruger

Continua após a publicidade
Kruger National Park, África do Sul
Kruger National Park, África do Sul Imagem: Getty Images/iStockphoto

Hwange National Park, Zimbábue

O Zimbábue é um país vizinho da África do Sul que vem crescendo como destino turístico nos últimos anos. Um dos destaques desta nação é o Hwange National Park, onde é possível fazer lindos passeios no meio do mundo selvagem.

Com mais de 14 mil km², mais de 100 espécies de mamíferos e cerca de 400 espécies registradas de pássaros, o parque é um dos melhores lugares da África para observar elefantes, visto que abriga uma enorme quantidade destes animais.

E ainda dá para combinar o safári no Hwange National Park com uma visita às cataratas Victoria Falls, que ficam a aproximadamente uma hora de distância.

Mais informações: zimparks.org/national-parks/hwange/

Continua após a publicidade
Elefantes no Hwange National Park, Zimbábue
Elefantes no Hwange National Park, Zimbábue Imagem: paulafrench/Getty Images/iStockphoto

Etosha National Park, Namíbia

O Etosha National Park é um dos grandes atrativos da Namíbia, no sudoeste da África e um país onde não faltam lindas paisagens naturais.

O parque, que tem mais de 22 mil km², abriga 114 espécies de grandes e pequenos mamíferos, além de mais de 400 espécies registradas de pássaros.

Muitos turistas vão ao Etosha para ver o rinoceronte-negro. Leões, zebras e elefantes também podem ser admirados por lá.

Mais informações: etoshanationalpark.org

Continua após a publicidade
Animais no Etosha National Park, Namíbia
Animais no Etosha National Park, Namíbia Imagem: johan63/Getty Images/iStockphoto

Volcanoes National Park, Ruanda

Localizado em Ruanda, o Volcanoes National Park oferece uma oportunidade fascinante para os turistas: ver, de perto, os famosos gorilas-das-montanhas no meio da selva, em seu habitat.

Os viajantes caminham por longas trilhas no meio do mato e em um terreno montanhoso para chegar até os bichões e fazem, a partir de uma distância segura, fotos incríveis deles.

O passeio ainda oferece mais contato com a natureza: no Volcanoes National Park vivem centenas de espécies de pássaros, que também podem ser retratados por turistas com boas câmeras.

Gorilas também podem ser admirados de perto no Parque Nacional Virunga (na República Democrática do Congo).

Continua após a publicidade

Mais informações: visitrwanda.com/destinations/volcanoes-national-park/.

Gorilha-da-montanha pode ser encontrado no Volcanoes National Park, em Ruanda
Gorilha-da-montanha pode ser encontrado no Volcanoes National Park, em Ruanda Imagem: Reprodução/ TripAdvisor

Parque Nacional da Gorongosa, Moçambique

Quer fazer um safári em um país onde se fala português? Caso a resposta seja sim, vá para o Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique.

O parque foi afetado pelos ciclones que atingiram o país africano neste ano, mas informa que reabriu no último dia 1º de maio.

Trata-se de um local que abriga animais como leões, elefantes e hipopótamos, que são admirados no meio de um lindo cenário natural.

Continua após a publicidade

Lá, os viajantes realizam passeios de canoa pelo rio Pungué (ótimos para observação de aves), tours de barco no lago Urema (lar de diversos crocodilos e hipopótamos) e excursões de jipe para ver grandes predadores.

Mais informações: www.gorongosa.org/pt

Espetacular pôr do sol visto do Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique
Espetacular pôr do sol visto do Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique Imagem: nicolasdecorte/Getty Images/iStockphoto

*

Acarajé ou akará? Só tem feijoada no Brasil? E quem são os "brasileiros-africanos" do Benin? Pela primeira vez na África, o chef João Diamante mergulha entre passado, presente e futuro da história e do sabor brasileiro. Assista agora "Origens - Um chef brasileiro no Benin":

Brasileiros da África

Deixe seu comentário

Só para assinantes