Topo

Antiga fazenda de Pablo Escobar hoje é parque temático; veja

Parque aquático é uma das atrações atuais da Hacienda Nápoles, na Colômbia - Divulgação/Parque Temático Hacienda Nápoles
Parque aquático é uma das atrações atuais da Hacienda Nápoles, na Colômbia Imagem: Divulgação/Parque Temático Hacienda Nápoles

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

21/07/2019 04h00

A Hacienda Nápoles, localizada no município colombiano de Puerto Triunfo, a aproximadamente 180km de Medellín, foi uma espécie de quartel-general de Pablo Escobar, principalmente nos anos 80.

Nesta fazenda, o narcotraficante promovia reuniões de sua organização criminosa, dava festas suntuosas e brincava com sua megalomania: no lugar, ele montou um enorme zoológico, que abrigava animais selvagens como girafas, cangurus e hipopótamos.

O espaço conhecido como Kamaria ocupa a área do antigo casarão da Hacienda Nápoles - Divulgação/Parque Temático Hacienda Nápoles - Divulgação/Parque Temático Hacienda Nápoles
O espaço conhecido como Kamaria ocupa a área do antigo casarão da Hacienda Nápoles
Imagem: Divulgação/Parque Temático Hacienda Nápoles

Anos após a derrocada de Escobar (morto em 1993), a Hacienda Nápoles se transformou em um parque temático de 1.600 hectares que oferece variadas opções de entretenimento para o público.

Curiosamente, a vida selvagem ainda faz parte da paisagem local: uma das principais áreas do parque se chama Grande Savana Africana, onde os visitantes observam bichos como leões, leopardos, zebras, avestruzes, elefantes, micos e gazelas.

Na Hacienda Nápoles, público pode observar animais como tigres e elefantes - Divulgação/Parque Temático Hacienda Nápoles - Divulgação/Parque Temático Hacienda Nápoles
Na Hacienda Nápoles, público pode observar animais como tigres e elefantes
Imagem: Divulgação/Parque Temático Hacienda Nápoles

Os animais atuais não são da época de Escobar: o parque afirma que eles foram resgatados de circos e de outros tipos de cativeiro e que, atualmente, dividem espaço com aves migratórias que frequentemente visitam a região.

Hoje, a Hacienda Nápoles também abriga um parque aquático, com cachoeiras artificiais, um rio (também artificial) com correnteza e piscina com toboáguas (de onde surgem estátuas gigantescas de cobras e de um polvo).

Entrada do Parque Temático Hacienda Nápoles, cujo terreno pertenceu a Pablo Escobar - Divulgação/Parque Temático Hacienda Nápoles - Divulgação/Parque Temático Hacienda Nápoles
Entrada do Parque Temático Hacienda Nápoles, cujo terreno pertenceu a Pablo Escobar
Imagem: Divulgação/Parque Temático Hacienda Nápoles

E, no terreno, os turistas ainda se deparam com uma espécie de parque jurássico, com estátuas enormes de dinossauros.

Museus e memória

A Hacienda Nápoles também promete uma experiência cultural para os visitantes. Lá, construído no local de uma antiga praça de touros de Escobar, opera atualmente o Museu Africano, com esculturas, máscaras e instrumentos rituais da África.

Estátuas de dinossauros estão entre os atrativos da Hacienda Nápoles, na Colômbia - Divulgação/Parque Temático Hacienda Nápoles - Divulgação/Parque Temático Hacienda Nápoles
Estátuas de dinossauros estão entre os atrativos da Hacienda Nápoles, na Colômbia
Imagem: Divulgação/Parque Temático Hacienda Nápoles

E, no parque, o público ainda tem a chance de visitar o Museu Memorial, que conta um pouco da história de violência da era de Pablo Escobar na Colômbia.

Porém, apesar de manter o antigo nome da fazenda, o parque informa que vem apagando os resquícios relacionados com o traficante dentro da propriedade.

O casarão que hospedava Pablo Escobar, por exemplo, colapsou em 2015, após ficar por anos em estado de ruína. No seu lugar foi levantado, recentemente, um espaço chamado Kamaria, que exibe animais mecânicos que se mexem e que falam sobre a preservação do meio ambiente.

Imagem de uma das piscinas da Hacienda Nápoles, a cerca de 180 km de Medellín - Divulgação/Parque Temático Hacienda Nápoles - Divulgação/Parque Temático Hacienda Nápoles
Imagem de uma das piscinas da Hacienda Nápoles, a cerca de 180 km de Medellín
Imagem: Divulgação/Parque Temático Hacienda Nápoles

"Da época do antigo proprietário [no caso, Escobar], só há más recordações, que temos superado com trabalho e esforço", diz Claudia Orozco, que trabalha na administração do Parque Temático Hacienda Nápoles.

Os ingressos para entrar no parque temático custam a partir de 45 mil pesos colombianos (cerca de R$ 54)*.

Para quem não quiser fazer uma cansativa viagem bate e volta desde Medellín, há hotéis dentro do Parque Temático Hacienda Nápoles. Um deles é o Casablanca Safari Hotel, com decoração de inspiração africana.

Mais informações: haciendanapoles.com

* Preços consultados em julho de 2019 e sujeitos a alteração.