Topo

Esperar um voo não é problema: veja 10 dos mais lindos aeroportos do mundo

Vista externa do Jewel Changi Airport, em Singapura - Divulgação/Jewel Changi Airport Devt.
Vista externa do Jewel Changi Airport, em Singapura Imagem: Divulgação/Jewel Changi Airport Devt.

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

18/07/2019 04h00

Aeroportos são sinônimo de desconforto para muitos viajantes do mundo. Quem, afinal, gosta de pegar filas demoradas para fazer o check-in, enfrentar o chato processo de passar no raio-x e, depois, ficar por uma eternidade esperando pelo momento da decolagem?

Ao redor do planeta, entretanto, existem terminais de embarque e desembarque que, com a beleza de sua arquitetura ou as paisagens de sua localização, podem amenizar (e bastante) o suplício dos passageiros aéreos.

A seguir, veja dez dos mais lindos aeroportos do mundo. Em muitos destes locais, você, provavelmente, não vai se importar em aguardar o seu voo.

Aeroporto de Changi

Espaço Jewel Changi Airport, no aeroporto de Changi, em Singapura - artorn/Getty Images - artorn/Getty Images
Imagem: artorn/Getty Images

Responsável por servir a cidade-Estado de Singapura, no Sudeste Asiático, o Changi Airport tem recebido diversos prêmios de melhor aeroporto do mundo nos últimos anos.

O local oferece cinema, piscina, um jardim com mais de mil borboletas e uma estrutura cheia de beleza: lá, por exemplo, existe um espaço, inaugurado neste ano, que se chama Jewel Changi Airport (na foto), com uma arquitetura de vidro e aço que abriga uma queda d'água com 40 metros de altura e uma espécie de floresta com cerca de 900 árvores e 60 mil arbustos.

Aqui, não há problema nenhum em esperar horas por uma conexão aérea.

Aeroporto de Marrakech

Aeroporto de Marrakech, no Marrocos - KarSol/Getty Images - KarSol/Getty Images
Imagem: KarSol/Getty Images

Marrakech, no Marrocos, é uma das mais interessantes cidades do Norte da África, com mesquitas imponentes, praças históricas (como a incrível Jemaa el-Fnaa) e mercados de ruas fervilhantes.

E a porta de entrada deste centro urbano, para quem chega de avião, é um cartão de boas-vindas impressionante.

O aeroporto que serve Marrakech tem uma arquitetura arrojada, com uma estrutura com formas geométricas que lembram diamantes e com uma fachada que ganha uma linda iluminação à noite.

No interior, os passageiros encontram um ambiente iluminado e que costuma ser agradável para esperar um voo. Um lugar lindo.

Aeroporto de Istambul

Aeroporto de Istambul, na Turquia - Turker Minaz/Getty Images - Turker Minaz/Getty Images
Imagem: Turker Minaz/Getty Images

Inaugurado em 2018, para servir a principal cidade da Turquia, o Aeroporto de Istambul tem um projeto arquitetônico que impressiona os viajantes que passam por lá.

Muitos dos espaços do aeroporto, como a área do check-in, têm tetos que, para muita gente, podem remeter ao interior das mesquitas de Istambul.

Grande parte das zonas de circulação de passageiros é espaçosa, apesar do intenso trânsito de pessoas no local.

Aeroporto Internacional de Hamad

Aeroporto Internacional de Hamad, no Qatar - sansara/Getty Images - sansara/Getty Images
Imagem: sansara/Getty Images

O Aeroporto Internacional de Hamad serve a nação árabe do Qatar e será a principal porta de entrada para a Copa do Mundo de 2022.

Inaugurado há pouco anos, trata-se de um local com uma arquitetura extremamente moderna e espaços que oferecem conforto para quem está chegando ou esperando um voo.

A edificação é cheia de formas curvas, que podem lembrar as ondas do mar e as dunas de areia (duas imagens muita relacionadas com o Qatar).

E seu interior é constantemente palco para exibições de obras de arte que entretêm os passageiros à espera do embarque.

Aeroporto Internacional de Shenzhen Bao'an

Aeroporto Internacional de Shenzhen Bao'an, na China - Anyabr/Getty Images - Anyabr/Getty Images
Imagem: Anyabr/Getty Images

O Aeroporto Internacional de Shenzhen Bao'an serve a cidade chinesa de Shenzhen, na província de Guangdong, e tem um desenho impressionante.

Alguns de seus interiores têm um teto curvo, que lembram o formato de uma onda ou o movimento de uma raia, com aberturas com formatos geométricos que projetam uma interessante iluminação nos ambientes.

O projeto destes espaços é assinado pela empresa do famoso arquiteto italiano Massimiliano Fuksas.

Aeroporto de Denver

AEROPORTO INTERNACIONAL DE DENVER (EUA): Visto de longe, o aeroporto que serve a cidade de Denver parece um grande circo que se instalou ao lado das lindas montanhas do Colorado. O loca tem seu teto todo feito de tela elástica revestida de teflon e é uma dos mais lindos aeroportos dos Estados Unidos. Inaugurado em 1995, foi desenhado pelo arquiteto Curtis Fentress - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O aeroporto que serve a cidade de Denver não é o mais movimentado dos Estados Unidos, mas certamente é um dos mais lindos da terra de Donald Trump.

Sua estrutura se mostra especialmente bela quando admirada de fora. Principalmente à noite, quando o complexo arquitetônico fica iluminado, muita gente pode ter a impressão de que está olhando para um acampamento entre as montanhas do Colorado.

E é uma imagem pra lá de bonita.

O interior do aeroporto é também arrojado e espaçoso.

Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas

Aeroporto de Madri-Barajas, na Espanha - Meinzahn/Getty Images - Meinzahn/Getty Images
Imagem: Meinzahn/Getty Images

Responsável por servir a capital espanhola, o aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas é um dos principais pontos de trânsito para brasileiros que entram e saem da Europa.

Para quem gosta de beleza arquitetônica, um dos destaques do local é o terminal 4, marcado por um teto ondulante sustentado por colunas coloridas, em um espaço que, apesar de extremamente movimentado, é arejado e, para muita gente, confortável.

Lá, dá até vontade de ficar passeando pelas esteiras só para admirar a imponência do edifício.

Aeroporto de Bilbao

Aeroporto de Bilbao, na Espanha - _ultraforma_/Getty Images - _ultraforma_/Getty Images
Imagem: _ultraforma_/Getty Images

Também localizado na Espanha, o aeroporto de Bilbao é outro lugar que exibe um projeto magnífico para seus passageiros.

Parte de sua estrutura é assinada pelo célebre Santiago Calatrava (um dos mais famosos arquitetos do mundo) e tem o apelido de "La Paloma" (A Pomba), pois parte da edificação faz muita gente lembrar do formato da ave.

Trata-se de um lugar onde o passageiro pode se distrair com lindos detalhes arquitetônicos antes ou depois de seu voo.

Aeroporto de Incheon

Aeroporto Internacional de Incheon, na Coreia do Sul - DuyDo/Getty Images - DuyDo/Getty Images
Imagem: DuyDo/Getty Images

Assim como Changi, o Aeroporto de Incheon, que serve a cidade sul-coreana de Seul, aparece constantemente em listas de melhores aeroportos do mundo.

Trata-se de um complexo com espaços arejados e de lindo desenho arquitetônico, como pode ser visto na foto acima.

Lá dentro, o passageiro tem a chance de curtir áreas com apresentações de música sul-coreana, passear na Korean Cultural Street (com construções típicas deste país asiático) e aprender a fazer artesanatos típicos da Coreia do Sul no Korea Traditional Culture Experience Center.

Aeroporto Gustaf III

Aeroporto Gustaf III, em Saint-Barthélemy, no Caribe - Nsonic/Getty Images/iStockphoto - Nsonic/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Nsonic/Getty Images/iStockphoto

Servindo o território de Saint-Barthélemy, no Caribe, o aeroporto Gustaf III não tem uma estrutura arquitetônica muito chamativa.

Sua beleza, entretanto, está ligada à sua localização, entre colinas verdejantes e junto ao paradisíaco mar do Caribe.

É um local que oferece alguns dos pousos e decolagens mais belos do mundo, e, por isso, merece estar nesta lista.