Topo

7 praias próximas a Orlando para você descansar dos parques de diversão

Clearwater Beach - sreenath_k/Getty Images/iStockphoto
Clearwater Beach Imagem: sreenath_k/Getty Images/iStockphoto

Mari Campos

Colaboração para o UOL

06/07/2019 04h00

É inegável que os brasileiros amam profundamente Orlando, seus parques e outlets -- batemos quase que anualmente nossos próprios recordes de visitantes e gastos por lá.

Mas, levando-se em consideração que a Flórida é chamada de "sunshine state" nos EUA (algo equivalente a "o estado onde o sol brilha mais forte"), unir uma boa praia ao itinerário da viagem pode torná-la ainda melhor.

Graças à sua localização bastante central no Estado, a costa do Atlântico está a apenas uma hora de Orlando, e o Golfo do México a pouco mais de 140 km de distância.

Selecionamos aqui sete praias a curta distância de carro a partir de Orlando -- a maioria entre uma e duas horas de viagem -- que rendem um programão. Seja como destino para passeio de um só dia ou para uma esticada maior, valem como um belo relax após a maratona de parques e compras na terra do Mickey Mouse.

Daytona Beach

Daytona Beach, Florida - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Daytona Beach, Florida
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Localizada a apenas uma hora de Orlando, Daytona Beach é uma das escapadas de praia mais acertadas para se fazer antes ou depois dos parques. Completa como poucos destinos do Estado, oferece atrações que vão de belas praias e atividades recreacionais de todo tipo ao excitante mundo das corridas Nascar (é ali que fica o Daytona International Speedway, o mais famoso autódromo do mundo deste esporte, com visitas guiadas várias vezes ao dia e um imperdível museu para fãs de carros e velocidade).

São mais de 35km de praias de areia branquinha e um delicioso "Beach Boardwalk&Pier" para passear e apreciar o belo pôr do sol da região. Além disso, Daytona Beach oferece uma série de atividades gratuitas ao ar livre durante o verão, de shows e performances a filmes em grandes telões e fogos de artifício. Tem ainda grande oferta hoteleira, incluindo resorts à beira-mar como o Hard Rock Hotel Daytona Beach e o luxuoso The Shores Resort & Spa, e excelente infraestrutura para compras e alimentação em complexos como o One Daytona, que fica logo em frente ao autódromo.

Anexo à Daytona fica o bucólico Ponce Inlet, local do mais alto farol da Flórida; construído em 1835 e com quase 60 metros de altura, é aberto à visitação e lá do alto a gente tem uma vista linda das praias da região.

Vero Beach

Nascer do sol no Vero Beach Pier - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Nascer do sol no Vero Beach Pier
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Vero Beach é uma cidade litorânea a menos de duas horas de Orlando, em sentido sudeste. Parte da chamada Florida's Treasure Coast, tem uma downtown cheia de bossa e cafés e bares estilosos, reservas naturais ao redor da Indian River Lagoon e, é claro, belas praias banhadas pelo oceano Atlântico.

A cidade é tão queridinha no Estado que a própria Disney abriu um resort por lá à beira-mar, o Disney's Vero Beach Resort. Ali, Mickey Mouse e sua turma garantem entretenimento de praia completo (de passeios de caiaque à escolinha de surf) a recreação noturna no melhor estilo americano, com direito a música, fogueiras e marshmallow na praia.

New Smyrna Beach

Vista aérea da praia New Smyrna, Florida - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Vista aérea da praia New Smyrna, Florida
Imagem: Getty Images/iStockphoto

New Smyrna Beach é a praia preferida de boa parte dos moradores de Orlando -- tanto que muitos deles têm ali suas casas de veraneio. Distante apenas uma hora de Downtown, essa charmosa cidadezinha à beira-mar é também considerada um pequeno paraíso por surfistas pela qualidade de suas ondas.

Apesar da ampla variedade de esportes aquáticos oferecidos à beira-mar, vale reservar tempo para visitar o vilarejo em si. Os quarteirões da Flagler Avenue que separam o mar do rio estão repletos de lojinhas peculiares, boutiques locais, galerias de arte e também cafés e restaurantes gostosos e despretensiosos.

Do outro lado do rio, na área conhecida como Captain's Quarter, a Canal St também merece uma passadinha, sobretudo pelo imperdível complexo The Hub on Canal, que mistura galeria de arte, ateliês de artistas locais, café e bar tudo no mesmo espaço.

Cocoa Beach

Vôlei de praia em Cocoa Beach - Getty Images - Getty Images
Vôlei de praia em Cocoa Beach
Imagem: Getty Images

Com formato semelhante a uma ilhota entre a Indian River Lagoon e o Oceano Atlântico, Cocoa Beach não é praia mais popular dos arredores de Orlando à toa. Distante apenas uma hora de carro, a cidade de Kelly Slater tem em seu pier de mais de 250m uma atração histórica hoje recheada de restaurantes, bares, lojinhas de souvenirs e música ao vivo gratuita - e é lugar perfeitinho para contemplar o pôr do sol.

E é boa de praia, é claro, com ampla oferta de esportes aquáticos em seus 10km de areias, incluindo parasailing, windsurf, kiteboard e surf. Há também passeios em caiaque para conferir de perto as ilhotas da lagoa. Aliás, fãs de surf não devem perder a Ron Jon Surf Shop, considerada a maior loja de surf do mundo (e aberta 24 horas por dia!).

Casais e famílias com crianças pequenas costumam gostar também do sossego do Lori Wilson Park. De Cocoa Beach também é possível ver os navios chegando e partindo de Port Canaveral, assim como foguetes e satélites sendo enviados ao espaço nos dias de lançamento do Kennedy Space Center, distante 20 minutos da praia.

Madeira Beach

John's Pass Bridge e Boardwalk Village em Madeira Beach, Flórida - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
John's Pass Bridge e Boardwalk Village em Madeira Beach, Flórida
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Ao lado da cada vez mais vibrante cidade de Tampa, Madeira Beach não é a praia mais próxima de Orlando (são pouco mais de duas horas em carro), mas seguramente vale a escapada mais longa. Além das belas praias acessíveis através de charmosas passarelas de madeira e dos golfinhos frequentemente avistados por lá, seu pôr do sol é considerado um dos mais belos de todo o Estado.

Madeira Beach é também considerada a capital mundial do peixe garoupa e sua John's Pass Village (construída bem onde as águas da baía encontram o golfo do México) oferece um complexo ao ar livre com mais de 100 lojas e restaurantes, incluindo, é claro, fartura em pratos de peixes e frutos do mar.

O destino é também celebrado pelos americanos por ser uma das poucas praias do Estado em que é permitido consumir bebidas alcoólicas (com moderação, é claro) publicamente à beira-mar.

Clearwater

Praia de Clearwater na Flórida - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Praia de Clearwater na Flórida
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Localizada também nos arredores de Tampa e a pouco mais de duas horas de carro de Orlando, Clearwater foi batizada assim justamente por ser banhada pelas águas calmas e cristalinas do Golfo do México.

Sua Indian Rocks Beach, mais tranquila e afastada das multidões, é endereço queridinho de casais e famílias com crianças pequenas. Além das belas praias de areia clarinha e dos belos finais de tarde, a cidade também é famosa pelo Clearwater Marine Aquarium, lar do personagem principal do filme "Winter, o Golfinho", e pelo Sunset at Pier 60, um verdadeiro festival de música e gastronomia.

Quem tiver mais tempo para gastar em Clearwater pode optar também por tomar um dos ferries que fazem em vinte minutos a travessia até a idílica Caladesi Island, uma ilhota considerada dona de uma das praias mais bonitas de todos os Estados Unidos.

St Pete Beach

Imagem aérea de hotéis e resorts em St Pete Petersburg Beach, na Florida  - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem aérea de hotéis e resorts em St Pete Petersburg Beach, na Florida
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Distante duas horas de Orlando, St Petersburg é outra das belas cidades de praia da Flórida banhadas pelo Golfo do México. Muito próxima a Clearwater e Madeira Beach, poderia integrar a chamada "tríade perfeita do Golfo" numa mesma escapada, segundo muitos americanos.

Com jeitinho de cidade parada no tempo, St Pete -- como é conhecida localmente -- é famosa pelo pôr do sol rosado, pelos surfistas, pelo histórico Merry Pier e também pelo clássico Loews Don Ce Sar Hotel, bem no coração da cidade. Construído em 1928, o histórico palácio cor de rosa tem seu bar principal até hoje procurado por quem quer uma noite de drinks ao melhor estilo Gatsby. Mas mesmo com toda a pompa de seu hotel símbolo, St Pete é super low profile.

Ali é programão, antes ou depois da praia, embarcar em um dos bondinhos gratuitos para fazer compras nas lojinhas mil da 8th Avenue. Em Downtown, o Museu Salvador Dali é uma das principais atrações; além da incrível coleção de obras do artista (a maior fora da Espanha), vale também pela beleza próprio prédio em si. Com mais tempo, vale tomar o Shell Key Shuttle para em meros dez minutos estar na ilhota Shell Island fazendo um dos melhores snorkelings da região.