Topo

Esqui e mais: veja locais para curtir esportes de neve no Chile e Argentina

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

01/07/2019 04h00

Com a chegada do inverno na América do Sul, é hora de pensar em fazer viagens para dois dos principais destinos de esportes de neve do mundo: Chile e Argentina.

Nestas nações vizinhas do Brasil, existem resorts de primeira linha que oferecem lindíssimas pistas de esqui e snowboard no meio de montanhas e, não raro, com vistas para lagos e bosques.

São locais com opções de entretenimento para todos os tipos de público (do esquiador iniciante ao mais experiente) e que, além de descidas nevadas, costumam abrigar ótimos hotéis, restaurantes e, em alguns casos, uma agitada vida noturna.

Abaixo, conheça alguns destes destinos gelados e fascinantes.

Portillo (Chile)

A Laguna del Inca é um dos principais cartões-postais da estação de esqui de Portillo, no Chile. Hóspedes podem admirar a paisagem desde uma área com piscinas aquecidas - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Portillo entra facilmente em qualquer lista dos mais lindos resorts de esqui da América do Sul.

Suas montanhas nevadas se espalham ao redor da lagoa conhecida como Laguna del Inca, com uma superfície de 4 km² e que compõe uma imagem que daria um lindo quadro.

Após passar o dia praticando esqui ou snowboard nas descidas nevadas que existem em Portillo (no local, há mais de 30 pistas para os mais diversos níveis de experiência), os hóspedes do resort (que abriga um hotel intimista e confortável) podem relaxar em uma piscina e em jacuzzis aquecidas ao ar livre que existem na frente da Laguna del Inca.

Se você não tem muita prática em esportes de neve, saiba que, em Portillo, os percursos "Corralito" e o "La Princesa", com 78 metros e 131 metros de extensão, respectivamente, são muito usados por aprendizes. Já a "Bajada del Tren" é indicada para intermediários, que atravessam um antigo túnel ferroviário no trajeto.

Portillo está a cerca de duas horas da cidade de Santiago.

Mais informações: www.skiportillo.com

Valle Nevado (Chile)

VALLE NEVADO (CHILE): Em funcionamento desde 1988, a estação é a maior do país, com 900 hectares de área esquiável. O complexo atrai cada vez mais turistas brasileiros - em 2011, foram 40 mil visitantes. Justamente por isso, muitos instrutores e funcionários por ali já falam português (além do portunhol, claro). A alta temporada é entre julho e agosto, mas desde junho até meados de outubro a estação está aberta e recebe visitantes - Débora Costa e Silva/UOL - Débora Costa e Silva/UOL
Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

Quer curtir um destino de neve na América do Sul que ofereça uma enorme infraestrutura turística, com direito a pistas de primeira classe, hotéis excelentes e farta gastronomia?

Se a resposta for "sim", o Valle Nevado, no Chile, pode ser uma opção ideal para suas férias.

Trata-se de um destino que conta com dezenas de pistas para a prática de esportes de neve (para todos os níveis de experiência), além de serviços como o Heli-Ski, no qual os turistas entram em helicópteros para ir até pontos remotos da Cordilheira dos Andes para esquiar.

No Valle Nevado, o público também encontra a Escola de Ski & Snowboard, que dá aulas para iniciantes (com um programa, inclusive, para crianças entre 4 e 11 anos de idade) e, na alta temporada, uma vida notuna agitada.

Valle Nevado está a aproximadamente 70 quilômetros da capital chilena, Santiago.

Mais informações: vallenevado.com/pt/

Farellones (Chile)

Resort de esqui de Farellones, no Chile - Marcela Vieira/Getty Images/iStockphoto - Marcela Vieira/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Marcela Vieira/Getty Images/iStockphoto

Farellones é um destino de esqui de acesso relativamente fácil desde a cidade de Santiago, no Chile, e que propicia inúmeras chances de atividades ao ar livre para seus visitantes.

Além de belas pistas para os amantes do esqui e do snowboard (e locais com aulas para quem quiser aprender os macetes destas práticas), este recanto andino oferece descidas que podem ser percorridas com boias (uma brincadeira chamada "snow tubing" e muito curtida pelas crianças) e com espécies de trenós (também apreciado pelos pequenos).

Farellones é também um ótimo lugar pra relaxar: no inverno, o resort costuma sediar shows de música ao vivo ao ar livre e no meio das montanhas, além de contar com espaços sociais para tomar um drinque curtindo lindas paisagens.

E, por lá, há também tirolesas gigantescas (uma delas com 500 metros de comprimento) para quem quiser mais emoção.

O resort se localiza a aproximadamente 40 quilômetros de Santiago.

Mais informações: www.parquesdefarellones.cl

Corralco (Chile)

Corralco, no Chile - SEASTOCK/Getty Images/iStockphoto - SEASTOCK/Getty Images/iStockphoto
Imagem: SEASTOCK/Getty Images/iStockphoto

Outro destino de esportes de neve fantástico no Chile, Corralco oferece uma oportunidade extremamente atrativa para seus visitantes: lá, é possível esquiar na encosta do vulcão Lonquimay.

As pistas nevadas do resort se espalham por uma área de mais de 1.800 hectares, além de fazer parte da Reserva Nacional Malalcahuello, com uma natureza extremamente rica.

Ao todo, são 29 pistas para a prática de esportes de neve: há desde trechos ideais para pessoas pouco experientes até terrenos que prometem encantar os esquiadores mais experientes.

Em uma das pistas mais desafiadoras, os visitantes chegam a mais de 2.300 metros sobre o nível do mar.

E, para a hora do descanso, Corralco oferece um agradável e sofisticado hotel: o Valle Corralco Hotel & Spa.

O resort fica a cerca de 120 quilômetros do aeroporto da cidade chilena de Temuco.

Mais informações: www.corralco.com

Cerro Catedral (Argentina)

Cerro Catedral, Bariloche, Argentina - Emprotur Bariloche/Divulgação - Emprotur Bariloche/Divulgação
Imagem: Emprotur Bariloche/Divulgação

Acessível a partir de Bariloche, na Argentina, o Cerro Catedral é um dos principais destinos de inverno da América do Sul (e é muito frequentado por turistas brasileiros).

O local oferece um terreno com 1.200 hectares para a prática de esportes de neve, com descidas para praticantes iniciantes, de níveis intermediários e experientes.

Para quem quiser aprender técnicas de esqui in loco, há, por lá, o Play Park, onde são ministradas aulas para a prática de esportes de neve.

Ao todo, são mais de 60 pistas onde é possível esquiar e fazer snowboard. E, de muitos destes locais, o público ainda curte, de ângulo privilegiado, visões fantásticas do lago Gutiérrez.

Mais informações: www.catedralaltapatagonia.com

Chapelco Ski Resort (Argentina)

Chapelco, Argentina - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Menos famoso do que o Cerro Catedral, o Chapelco Ski Resort é um destino de neve na Argentina que também tem muito potencial para agradar os praticantes de esqui, snowboard e afins.

O local oferece quase 30 pistas, além de teleféricos que propiciam vistas panorâmicas incríveis para as paisagens montanhosas da região.

Muitas das descidas na neve são cercadas por bosques (que seguem o traçado das pistas), o que, segundo a estação de esqui, ajuda a proteger o público do vento.

Chapelco fica no noroeste da Patagônia argentina, a aproximadamente 20 quilômetros da cidade de San Martin de los Andes.

Mais informações: www.chapelco.com

Las Leñas (Argentina)

Las Leñas, na Argentina - Daniel Wolkomirski/Getty Images/iStockphoto - Daniel Wolkomirski/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Daniel Wolkomirski/Getty Images/iStockphoto

O destino de neve Las Leñas está situado na província de Mendoza, em uma das mais lindas regiões da Argentina.

Trata-se de um local com percursos de esqui desafiadores, nos quais os praticantes mais experientes podem literamente voar e fazer manobras aéreas entre as montanhas andinas.

O local reúne aproximadamente 30 pistas, além de ampla infraestrutura hoteleira e diversos restaurantes servindo comida acalentadora, ideal para a época de frio.

No inverno, Las Leñas também oferece uma vida noturna bem agitada, que agrada bastante o público jovem.

Mais informações: www.laslenas.com

Caviahue (Argentina)

Resort de esqui a de Caviahue, na Argentina - alfnqn/Getty Images/iStockphoto - alfnqn/Getty Images/iStockphoto
Imagem: alfnqn/Getty Images/iStockphoto

Caviahue se localiza na província de Neuquén e está entre os principais destinos de esportes de neve da Argentina.

Aqui, turistas praticam esqui e e snowboard no meio de uma linda paisagem montanhosa, coroada pelo vulcão Copahue e marcada por bosques.

É um local muito frequentado por famílias, onde é possível fazer aulas de esqui e realizar percursos fáceis, para praticantes iniciantes.

São mais de 20 pistas para se esbaldar na neve.

Caviahue fica a aproximadamente 360 quilômetros da cidade argentina de Neuquén.

Mais informações: www.caviahue.com