Topo

Um mundo sem Beatles? Conheça locais onde o filme "Yesterday" foi gravado

Em "Yesterday", o personagem Jack Malik acorda em um mundo em que ninguém conhece os Beatles - Jonathan Prime/Universal Picture
Em "Yesterday", o personagem Jack Malik acorda em um mundo em que ninguém conhece os Beatles Imagem: Jonathan Prime/Universal Picture

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL, em Liverpool

29/06/2019 04h00

Você já imaginou viver em um planeta no qual os Beatles não existem? Este é um dos temas do filme "Yesterday", uma superprodução hollywoodiana dirigida por Danny Boyle (de "Transpotting" e "Quem Quer Ser Um Milionário?") que estreou oficialmente no Reino Unido no fim de junho e chega ao Brasil em 29 de agosto.

Na história, um músico um tanto frustrado, chamado Jack Malik, sofre um acidente durante um apagão global e, ao acordar no hospital, se vê em um mundo onde ninguém nunca ouviu falar da banda de John Lennon e companhia.

Malik, então, que ainda sabe quem são os Fab Four, começa a apresentar as canções dos Beatles para as pessoas, provocando uma reviravolta vertiginosa em sua vida.

Grande parte do filme, como não poderia deixar de ser, foi gravada no berço dos Beatles: Liverpool.

E, prevendo que esta produção dará muito o que falar entre os amantes do cinema e da música, o UOL indica, aqui, os principais lugares da cidade inglesa que serviram de locação para a obra de Danny Boyle.

Penny Lane

Rua Penny Lane, em Liverpool - chrisdorney/Getty Images/iStockphoto - chrisdorney/Getty Images/iStockphoto
Imagem: chrisdorney/Getty Images/iStockphoto

Uma das ruas mais famosas de Liverpool (e, com certeza, do mundo), Penny Lane teve sua região usada como locação pelo filme "Yesterday".

Hoje, o local (que fica em uma área um tanto suburbana a aproximadamente 7 km do centro de Liverpool) é parada obrigatória para os fãs dos Beatles que visitam a cidade inglesa.

Lá, a atividade principal é fazer uma foto ao lado da sinalização que indica o nome da rua.

Mas, também, vale a pena ir até o encontro da Penny Lane com a via A562: foi o cenário deste cruzamento, hoje marcado por um trânsito intenso de veículos, que teria inspirado Paul McCartney e John Lennon a escrever a letra de Penny Lane, com citações a uma barbearia, a uma bela enfermeira e a um bombeiro que guarda o retrato da rainha em seu bolso.

Aeroporto e porto

Albert Dock, em Liverpool - Victorburnside/Getty Images/iStockphoto - Victorburnside/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Victorburnside/Getty Images/iStockphoto

Grande parte dos turistas chega a Liverpool por via terrestre a partir de Londres (cerca de 350 km separam os dois centros urbanos).

Mas caso você vá até a cidade de avião, saiba que o pouso será realizado em um aeroporto chamado John Lennon.

E este local aparecerá no filme "Yesterday", assim como a região portuária de Liverpool.

Esta última é uma área que, hoje, se encontra revitalizada e cheia de atrações turísticas.

No local conhecido como Royal Albert Dock (na foto), por exemplo, o visitante encontra restaurantes descolados e o melhor museu dedicado aos Beatles da cidade (há várias exibições sobre os Beatles ao redor de Liverpool).

O lugar se chama The Beatles Story e faz o público atravessar espaços que reconstituem com perfeição cenários reais e artísticos relacionados à banda: lá, junto com descrições da história do grupo, há desde uma réplica do estúdio onde foi gravado "Abbey Road" até um espaço que imerge o visitante no Submarino Amarelo.

Lime Street

Liverpool Lime Street Train Station, na Inglaterra - Leonid Andronov/Getty Images/iStockphoto - Leonid Andronov/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Leonid Andronov/Getty Images/iStockphoto

A região central de Liverpool é extremamente propícia para um passeio a pé, com lindos prédios históricos, ótimos pubs e um variado comércio se espalhando por uma área relativamente compacta.

Uma das principais vias desta zona é a Lime Street, que irá aparecer no filme "Yesterday".

Nesta rua e em seus arredores, surgem cartões-postais como a estação ferroviária Liverpool Lime Street (na foto, aberta em 1836) e o St. George's Hall, com um lindo estilo neoclássico e um ótimo lugar para ver apresentações de música clássica e outras expressões artísticas de alto nível na cidade.

A Lime Street também fica perto da região de Ropewalks, que concentra alguns dos melhores bares e restaurantes de Liverpool.

O2 Academy e outras casas de shows

Himesh Patel como o personagem Jack Malik no filme Yesterday, de Danny Boyle - Jonathan Prime/Universal Picture - Jonathan Prime/Universal Picture
Imagem: Jonathan Prime/Universal Picture

Haverá várias cenas de apresentações musicais ao vivo no filme "Yesterday".

Entre as locações usadas para estas partes da história está a O2 Academy, casa de shows de Liverpool onde, na vida real, é possível assistir a performances de artistas renomados: neste ano, por exemplo, irão tocar por lá bandas como Primal Scream (no dia 24 de novembro).

E, fora de Liverpool, há outros célebres espaços que irão aparecer em "Yesterday", como o lendário Wembley Stadium (situado em Londres e que, até hoje, recebe alguns dos principais astros da música mundial).

Adelphi Hotel e mais centro de Liverpool

Prédio da Universidade de Liverpool, na Inglaterra  - trabantos/Getty Images - trabantos/Getty Images
Imagem: trabantos/Getty Images

E há ainda hotéis de Liverpool que foram usados como cenário para o filme "Yesterday".

Um deles é o Adelphi Hotel, estabelecimento localizado na região central da cidade, bem perto da Lime Street e de outros marcos que merecem ser visitados neste centro urbano do noroeste da Inglaterra, como o edifício da Universidade de Liverpool (na foto), de estilo neogótico e localizado na esquina das vias Brownlow Hill e Ashton Street.

Trata-se de uma das construções mais bonitas da cidade.

Mais Beatles em Liverpool

Estátua de John Lennon ao lado do Cavern Club, em Liverpool - chrisdorney/Getty Images - chrisdorney/Getty Images
Imagem: chrisdorney/Getty Images

E ainda há outros destinos relacionados aos Beatles em Liverpool, mas que não irão aparecer no filme.

Na região de Pier Head, por exemplo, que oferece um lindo calçadão de frente para o rio Mersey, os turistas tiram selfies ao lado das estátuas de John, Paul, George e Ringo.

A 10 minutos de caminhada dali, fica o Cavern Club, casa onde os Beatles tocaram frequentemente na começo da carreira e que, até hoje, é palco para shows de rock (a noite de quinta-feira costuma ser especialmente animada, com diversos artistas se revezando nos dois palcos do local).

Bem ao lado do Cavern Club existe uma estátua de John Lennon (na foto acima) e outro museu dedicado aos Beatles, o Magical Beatles Museum, com instrumentos que foram utilizados pela banda, histórias de suas turnês e muito mais.

Casa da infância de Paul McCartney, em Liverpool - chrisdorney/Getty Images - chrisdorney/Getty Images
Casa da infância de Paul McCartney, em Liverpool
Imagem: chrisdorney/Getty Images

E, para muita gente, a cereja do bolo é visitar, em Liverpool, as casas de infância de Paul McCartney (localizada na rua 20 Forthlin Road) e John Lennon (que fica em 251 Menlove Avenue).

Ambas as residências são hoje museus que podem ser explorados em tours promovidos pela entidade National Trust. Para mais informações, clique aqui.

E, perto da antiga morada de Lennon, fica a área verde conhecida como Strawberry Field (também inspiração para uma famosa canção dos Beatles), que abrigava um orfanato e era frequentada pelo ex-Beatle durante sua infância, que ia até lá para brincar com as crianças acolhidas pela instituição.

Strawberry Field está atualmente passando por reformas e será aberta para visitas turísticas no mês de setembro.