Topo

Entenda como os edifícios na Groenlândia são codificados por cores

Groenlândia  - Olga_Gavrilova/Getty Images/iStockphoto
Groenlândia Imagem: Olga_Gavrilova/Getty Images/iStockphoto

do UOL

21/06/2019 15h56

Quando se pensa em lugar colorido, a Groenlândia não é primeiro destino que vem à cabeça, certo? A região autônoma do Reino da Dinamarca é fria e com neve em grande parte do ano. Mas os residentes descobriram uma maneira de deixar o lugar mais chamativo: pintando as casas.

Na maioria dos casos, o propósito dos moradores nem foi agradar turistas em busca de uma bela foto. As cores serviam mesmo para identificar a função dos imóveis.

Não havia números de casas ou nomes de ruas, então todos os prédios tinham uma das cinco cores básicas -- vermelho, preto, amarelo, verde e azul -- e cada cor tinha um significado específico.

A codificação de cores de edifícios e casas na Groenlândia remonta à sua era colonial, por volta de 1700, quando casas de madeira foram enviadas da Escandinávia.

: @emilstach Site : tasiilaq

Uma publicação compartilhada por nordic greenland (@nordic.greenland) em

Ujammiugaq Engell, do Museu Nacional e Arquivo da Groenlândia, explicou alguns significados ao Daily Mail: "O vermelho era de longe a cor predominantemente usada, pois representava não apenas a igreja, mas também o comércio".

O amarelo, por exemplo, originalmente representava qualquer coisa relacionada à saúde. Todos os hospitais eram pintados de amarelo, assim como as casas onde moravam médicos e enfermeiros.

Já o verde, como explica Ujammiugaq, era o símbolo da comunicação por rádio e, com o desenvolvimento de dispositivos de comunicação pessoal, mais tarde se tornou a cor das telecomunicações.

Os comércios, que eram representados pela cor vermelha, depois de um tempo mudaram para o preto, assim se distinguindo das igrejas.

Por último, mas não menos importante, tinha a cor azul, que representava The Greenlandic Technical Organization (Organização Técnica Gronelandesa) e fábricas.

Muitas das casas na Groenlândia ainda são pintadas em cores diferentes, mas os proprietários não precisam se ater ao sistema de codificação por cores, eles podem pintar sua moradia da cor que escolherem.