Topo

Dia dos Namorados: veja cidades românticas para conhecer com o seu amor

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

11/06/2019 04h00

Celebrado no Brasil em 12 de junho, o Dia dos Namorados pode inspirar você a realizar uma viagem romântica ao lado do seu amor. Ao redor do mundo, e principalmente na Europa, existem cidades que parecem ter sido feitas especialmente para os apaixonados.

São centros urbanos com ruas, parques, pontes ou rios que possuem uma atmosfera extremamente envolvente, perfeitos para serem explorados a dois. A seguir, conheça alguns destes locais.

Paris (França)

Casal na frente da Torre Eiffel, em Paris - encrier/Getty Images/iStockphoto - encrier/Getty Images/iStockphoto
Imagem: encrier/Getty Images/iStockphoto

Não é mentira da propaganda: Paris é uma das cidades mais românticas do mundo.

Na capital francesa, comecem o dia fazendo uma longa e contemplativa caminhada pela espécie de calçadão que corre junto ao rio Sena, quase no nível da água.

O trajeto irá passar por túneis que ficam sob lindas pontes e oferecerá vista para alguns dos edifícios mais famosos da cidade, como o Museu d'Orsay.

Nos arredores do Sena, além disso, existem parques belíssimos, como o Jardim das Tulherias (que desemboca no Louvre) e o Campo de Marte, que, em dias cálidos, é lugar perfeito para deitar no gramado e admirar a Torre Eiffel de um ângulo privilegiado.

Quando o dia for embora, dirija-se às ladeiras da região de Montmartre, que abriga bistrôs e restaurantes que ficam especialmente românticos à noite.

Bérgamo (Itália)

Bérgamo está localizado a quase 60 km de Milão e merece uma visita daqueles que passeiam pelo norte da Itália - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Não faltam cidades românticas na Itália.

Mas, se for para sugerir apenas uma, podemos muito bem escolher Bérgamo, um centro urbano que fica a aproximadamente 60 quilômetros de Milão (e que, ao contrário de lugares como Veneza, ainda não foi totalmente dominado pelo turismo de massa).

Trata-se de um destino que possui um centro histórico cercado por uma murada de quase 500 anos e 20 metros de altura --e dentro da qual os visitantes encontram restaurantes à meia luz servindo ótimas receitas do norte da Itália, vielinhas acolhedoras e mirantes perfeitos para a hora do pôr do sol (como o oferecido pela Parco delle Rimembranze, de onde é possível admirar os poéticos campanários de Bérgamo).

Em uma caminhada pela área, os pombinhos também irão passar por jardins repletos de macieiras e monumentos históricos de cair o queixo, como a Basílica de Santa Maria Maggiore (que começou a ser construída há quase mil anos, em 1137) e a Accademia Carrara, que abriga mais de duas mil obras de gênios como Botticelli, Canaletto, Ticiano e Rafael).

Praga (República Tcheca)

PRAGA (REPÚBLICA TCHECA) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O Leste Europeu também guarda cidades incrivelmente atraentes para os casais.

Uma delas é Praga, capital da República Tcheca, com paisagens que, sem exagero, parecem saídas de um conto de fadas.

Aqui, é possível fazer uma das caminhadas mais lindas do Velho Continente, começando o trajeto na fotogênica Praça Venceslau, cruzando a Praça da Cidade Velha (que exibe obras-primas arquitetônicas como a igreja gótica Nossa Senhora Diante de Týn) e, por fim, atravessando a romântica Ponte Carlos (na foto acima), que cruza o rio Moldava e se encontra coroada por estátuas.

Ao final da ponte, comecem a subida rumo ao Castelo de Praga, situado em um dos pontos mais altos da cidade e que propicia vistas panorâmicas que merecem ser celebradas com um longo beijo.

Sighisoara (Romênia)

Cidade de Sighisoara, na Romênia - sorincolac/Getty Images - sorincolac/Getty Images
Imagem: sorincolac/Getty Images

A cidade de Sighisoara é famosa por um motivo nada romântico: foi lá que, no século 15, nasceu Vlad Tepes, o sanguinário regente que teria dado origem ao personagem Drácula.

Mas esqueça as histórias de terror: este destino da região da Transilvânia, na Romênia, é uma joia turística pra lá de romântica.

Grande parte do centro histórico de Sighisoara é cortado por vielas cercadas por belíssimos edifícios antigos e restaurantes que servem o delicioso (e ainda pouco conhecido no Brasil) vinho romeno, bebida ideal para embalar a noite.

Ao observar o horizonte, os pombinhos irão se inspirar com edificações como a Torre do Relógio (finalizada em 1280, com 64 metros de altura e um relógio de 1648, que lembra um monumento dos contos de fadas) e praças medievais ideais para um dia de sol.

E, a aproximadamente 100 km de Sighisoara, fica outra cidade envolvente da Romênia: Brasov, que exibe a praça Sfatului, um dos mais bonitos espaços públicos do Leste Europeu.

Budapeste (Hungria)

Cidade de Budapeste, na Hungria - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Capital da Hungria, Budapeste oferece diversos cenários que prometem encantar casais de viajantes.

Na cidade, faça uma longa e tranquila caminhada pelas margens do lendário rio Danúbio, durante a qual irão aparecer, no horizonte, monumentos grandiosos como o complexo neogótico do Parlamento Húngaro e o edifício da Galeria Nacional Húngara, um dos melhores museus do Leste Europeu.

Depois, encare as colinas da região de Buda, que propiciam as melhores visões panorâmicas de Budapeste.

A subida pode ser realizada a partir dos arredores da ponte Széchenyi Lánchíd, com cerca de 375 metros de extensão e que constitui uma artística estrutura de ferro que rende lindas fotos.

Charleston (EUA)

Charleston, na Carolina do Sul, Estados Unidos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Localizada na Carolina do Sul, Charleston é uma das mais importantes cidades históricas dos Estados Unidos (e, também, uma das mais românticas).

Ao contrários dos gigantescos centros urbanos da terra de Donald Trump, Charleston possui uma região central acolhedora e, muitas vezes, intimista, com ruas, praças e parques marcados por lindos edifícios antigos.

Entre eles se destacam a igreja St. Michel's Church (erguida no século 18) e casas coloridas de arquitetura georgiana (muitas delas abrigando restaurantes ideais para um jantar a dois).

Lá, é também imperdível fazer um passeio pelo Waterfront Park, uma das mais belas áreas verdes da cidade, e pela rua King Street e arredores, uma zona recheada de lojas e cafés estilosos.

Cartagena (Colômbia)

A arquitetura colonial de Cartágena, na Colômbia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Localizada no litoral da Colômbia, de frente para o mar do Caribe, Cartagena é uma cidade que, há tempos, atrai casais do mundo inteiro.

O lugar é uma verdadeira joia turística, com um centro histórico cercado por uma murada e forrado por um casario colorido, em um ambiente perfeito para passeios a pé.

Toda esta área oferece ampla infraestrutura para os visitantes, com pousadinhas aconchegantes, restaurantes intimistas e cafés ao ar livre.

Entre os atrativos de Cartagena que merecem uma visita estão a catedral da cidade (que começou a ser erguida no final do século 16), a Plaza de la Trinidad e a Plaza Santo Domingo, cercada por belas construções coloniais.

Ouro Preto (Brasil)

Cidade de Ouro Preto, Brasil - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

O Brasil possui sua cota de cidades românticas, como Paraty e (por que não?) o próprio Rio de Janeiro.

Mas, aqui, vamos indicar, para uma viagem a dois, a incrível Ouro Preto, que, em termos de beleza, não deve em nada a muitas cidades históricas europeias.

Com suas ladeiras de paralelepídedo coroadas por obras-primas barrocas, o município mineiro tem uma inegável atmosfera romântica.

Reservem pelo menos três dias para ficar por lá e, neste tempo, surpreendam-se com monumentos como a igreja São Francisco de Assis (erguida por volta de 1770 e com sua fachada, altares laterais e capela principal projetados por Aleijadinho), o Museu do Oratório (que abriga uma coleção com mais de uma centena de oratórios, um mais lindo do que o outro) e a Matriz de Nossa Senhora do Pilar (ornamentada com muito ouro e centenas de esculturas de anjos).

Como hospedagem, por que não escolher o intimista Pouso do Chico Rei, casarão de 250 anos que foi muito frequentado pelo poeta Vinicius de Moraes?