Topo

Copa América no Brasil: veja atrativos das cidades que sediarão o torneio

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

09/06/2019 04h00

Com início marcado para o próximo dia 14 de junho, a Copa América deste ano será realizada no Brasil.

Trata-se de uma ótima oportunidade para ver, no território verde e amarelo, alguns dos melhores jogadores sul-americanos do mundo (incluindo o mais genial de todos eles, Lionel Messi).

E, quem for assistir às partidas ao vivo nos estádios, pode ainda aproveitar para fazer turismo nas cidades que irão sediar o torneio: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).

São todos centros urbanos com uma infinidade de atrações culturais, arquitetônicas e gastronômicas.

A seguir, conheça passeios imperdíveis para realizar nestas capitais brasileiras.

São Paulo (SP)

Parque do Ibirapuera, cidade de São Paulo - f11photo/Getty Images/iStockphoto - f11photo/Getty Images/iStockphoto
Imagem: f11photo/Getty Images/iStockphoto

A cidade de São Paulo terá dois estádios na Copa América: a Arena Corinthians (que receberá jogos como Peru x Brasil, no dia 22 de junho) e o Morumbi (que será palco, por exemplo, para Brasil x Bolívia, no dia 14 de junho).

Apesar de não exibir as belezas naturais do Rio de Janeiro, a Pauliceia Desvairada costuma entreter bastante os turistas (incluindo brasileiros) que a visitam.

Comece seu dia na megalópole fazendo uma longa caminhada pela Avenida Paulista, onde alguns dos mais modernos arranha-céus do país dividem a paisagem com monumentos como o Masp (museu com um acervo com obras de gênios como Renoir, Picasso e Botticelli) e a agradável área verde do Parque Trianon.

Avenida Paulista, um dos pontos mais visitados de São Paulo. O prédio do Masp se destaca em frente ao Parque Trianon - Simon Plestenjak/UOL - Simon Plestenjak/UOL
A Avenida Paulista e o Masp são destinos imperdíveis na Pauliceia Desvairada
Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Se a ideia for passar mais tempo no meio da natureza, caia para o Ibirapuera, que, em seus mais de 150 hectares, abriga gramados, lagos e obras que levam a assinatura de Oscar Niemeyer, como o Pavilhão da Bienal.

Mas, caso você queira se embrenhar na selva urbana paulistana, vá até a região central da metrópole, onde é possível admirar o lindíssimo Theatro Municipal, o Viaduto do Chá e, logicamente, fazer comprinhas na rua 25 de março. De lá, é um pulo até o Mercadão, com suas coloridas bancas de frutas e aromáticas lojas de temperos (e no qual é servido o tradicional sanduíche de mortadela paulistano).

A região de Pinheiros e Vila Madalena, por sua vez, continua sendo uma das melhores opções para quem busca um barzinho estiloso ou balada animada para curtir a noite.

Rio de Janeiro (RJ)

Pôr do sol na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Apesar de sua constante crise de segurança pública, o Rio de Janeiro continua sendo o cartão-postal turístico do Brasil (e terá o Maracanã na Copa América, recebendo partidas como Chile x Uruguai, no dia 24 de junho).

Para os amantes de sol e mar, a capital fluminense oferece uma sequência de praias onde o visitante pode passar o dia inteiro se bronzeando, desde a clássica Copacabana até as badaladas Ipanema e Leblon.

Após atravessar o dia torrando no calor, vá, no final da tarde, até as formações rochosas do Arpoador, onde, ao lado do oceano, todos param para ver um pôr de sol de filme, com o astro-rei caindo lentamente atrás do Morro Dois Irmãos.

Praia de Copacabana - Getty Images - Getty Images
Praia de Copacabana, um dos cartões-postais do Rio de Janeiro
Imagem: Getty Images

E há muita coisa além da orla no Rio: a região central da cidade, por exemplo, abriga atrativos como o Real Gabinete Português de Leitura (com uma fachada que remete aos traços do Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa) e um interior suntuoso que abriga milhares de livros, como um exemplar da primeira edição de "Os Lusíadas", de 1572.

Já entre as ladeiras da charmosa região de Santa Teresa fica o Parque das Ruínas, no qual surge o esqueleto do palacete da aristocrata Laurinda Santos Lobo e de onde se tem uma vista panorâmica incrível da Cidade Maravilhosa.

E, logicamente, não deixe de curtir os cartões-postais obrigatórios do Rio, como o Bondinho do Pão de Açúcar (que propicia um visual espetacular da Baía de Guanabara), o Cristo Redentor e o Jardim Botânico, com suas lindas palmeiras-imperiais.

Belo Horizonte (MG)

Belo Horizonte, em Minas Gerais - GeraldoCostafotografias/Getty Images/iStockphoto - GeraldoCostafotografias/Getty Images/iStockphoto
Imagem: GeraldoCostafotografias/Getty Images/iStockphoto

Lugar para comer e beber muito bem, além de admirar lindos monumentos arquitetônicos.

É isso (e muito mais) o que o turista pode fazer em Belo Horizonte, cidade que, com seu estádio Mineirão, receberá, na Copa América, partidas como Argentina x Paraguai, em 19 de junho.

A capital mineira possui regiões que são pura boemia (como Savassi e Santa Tereza), com uma enorme diversidade de barzinhos servindo petiscos saborosos e chope gelado.

A Praça da Liberdade é um dos lugares mais famosos de Belo Horizonte - Renata Gama/UOL - Renata Gama/UOL
A Praça da Liberdade é um dos lugares mais famosos de Belo Horizonte
Imagem: Renata Gama/UOL

Na hora da caminhada, vá até a agradável região da Lagoa da Pampulha, que fica na mesma área do Mineirão) e exibe uma enorme área verde para uma caminhada.

O Parque das Mangabeiras, por sua vez, tem paisagismo de Burle Marx e um mirante fantástico para o cenário urbano de Belo Horizonte, enquanto a Praça da Liberdade costuma ser um dos mais fotogênicos cantinhos da metrópole.

E, para provar e comprar ingredientes da culinária mineira, visite o Mercado Central, com estabelecimentos vendendo fartura de queijos, doce de leite e garrafas de cachaça.

Porto Alegre (RS)

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul - Getty Images/iStock - Getty Images/iStock
Imagem: Getty Images/iStock

Cidade com forte cultura de futebol, Porto Alegre estará presente na Copa América com o estádio Arena do Grêmio (onde serão realizados jogos como Venezuela x Peru, no dia 15 de junho).

A capital gaúcha, além disso, oferece diversos passeios culturais e áreas verdes para seus visitantes.

No centro da metrópole, vale a pena uma visita ao Mercado Público, inaugurado em 1869 e com bancas vendendo erva-mate para chimarrão, além de restaurantes servindo carnes suculentas.

Parque Farroupilha, em Porto Alegre (RS): belo cenário para relaxar - Marcos Nagelstein/UOL - Marcos Nagelstein/UOL
Parque Farroupilha: um dos lugares mais agradáveis de Porto Alegre
Imagem: Marcos Nagelstein/UOL

Já para curtir um ambiente cercado por natureza, visite o Parque Farroupilha, com cerca de 37 hectares, orquidário, pedalinhos e mais de 10 mil árvores, como pitangueiras, jacarandás e ciprestes.

E cultura e linda arquitetura são encontradas no Theatro São Pedro (inaugurado em 1858, com estilo neoclássico e hoje palco para apresentações artísticas de alta qualidade).

Termine o dia admirando o intenso pôr do sol desde as margens do rio Guaíba, um dos momentos mais lindos que qualquer pessoa pode ter em Porto Alegre.

Salvador (BA)

Pelourinho, em Salvador, Bahia - Stefan Wieser/Getty Images/iStockphoto - Stefan Wieser/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Stefan Wieser/Getty Images/iStockphoto

A cidade de Salvador fará parte da Copa América com a Arena Fonte Nova (que será palco de jogos como Brasil x Venezuela, no dia 18 de junho).

E não é à toa que a capital baiana é um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Lá, muitos visitantes começam sua viagem explorando as paisagens históricas do Pelourinho e arredores, onde se destacam monumentos como a Igreja e Convento de São Francisco (com seu complexo construído a partir do século 17 e constituindo uma verdadeira obra-prima da arquitetura) e a Fundação Casa de Jorge Amado, instituição cultural com acervo dedicado ao célebre escritor baiano.

Imagem aérea mostra o Farol da Barra, em Salvador - Jeilson Barreto Andrade/Getty Images  - Jeilson Barreto Andrade/Getty Images
Imagem aérea do Farol da Barra, em Salvador
Imagem: Jeilson Barreto Andrade/Getty Images

Depois de curtir o Pelourinho, caminhe até o Elevador Lacerda e, com ele, desça até a área do Mercado Modelo, no qual é possível comprar artesanatos baianos (pechinche para conseguir preços vantajosos) e saborear a culinária local.

No final do dia, vá até o Farol da Barra para admirar o céu tingido pelas luzes do pôr do sol (e compondo paisagem com o mar) e, se houver ímpeto boêmio, caia para a região do Rio Vermelho (com alguns dos melhores bares de Salvador).