Topo

Melhor aeroporto do mundo terá espaço com floresta e cachoeira; veja

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

10/04/2019 04h00

Responsável por servir a cidade-Estado de Singapura, no Sudeste Asiático, o Changi Airport foi eleito, nos últimos sete anos, o melhor aeroporto do mundo pela respeitada premiação Skytrax World Airport Awards.

Viajantes que passam pelo local podem curtir, enquanto esperam seus voos, uma infraestrutura que conta com cinemas, um jardim com quase mil borboletas, uma área verde cortada por um lago com carpas e até uma piscina (de acesso pago).

O Jewel Changi Airport abrigará o Rain Vortex, uma queda d'água com 40 metros de altura - Divulgação/Jewel Changi Airport Devt. - Divulgação/Jewel Changi Airport Devt.
O Jewel Changi Airport abrigará o Rain Vortex, uma queda d'água com 40 metros de altura
Imagem: Divulgação/Jewel Changi Airport Devt.

E, neste mês, Changi irá ficar ainda mais atrativo: no dia 17 de abril, será inaugurado, na área do aeroporto, um espaço batizado de Jewel Changi Airport, que terá aproximadamente 137 mil m² e apresentará uma arquitetura arrojada de vidro e aço, através da qual será possível ver os aviões cruzando o céu.

Lá dentro, o passageiro encontrará atrativos capazes de proporcionar horas seguidas de entretenimento antes do embarque.

No centro de toda a ação estará a zona chamada de Shiseido Forest Valley, uma espécie de floresta com cerca de 900 árvores e 60 mil arbustos que irão se espalhar por quatro andares e que oferecerá vias para o público caminhar no meio de muito verde.

Junto com o Rain Vortex haverá a zona verde chamada de Shiseido Forest Valley, uma espécie de floresta com cerca de 900 árvores árvores e 60 mil arbustos que irão se espalhar por quatro andares do Jewel Changi Airport - Divulgação/Jewel Changi Airport Devt. - Divulgação/Jewel Changi Airport Devt.
O Shiseido Forest Valley terá cerca de 900 árvores espalhadas por quatro andares do Jewel Changi Airport
Imagem: Divulgação/Jewel Changi Airport Devt.

Alguns trechos desta área estarão cobertos de névoa, para criar um clima que remeta a bosques de verdade.

Na mesma paisagem, aparecerá o Rain Vortex, uma queda d'água de design estiloso de 40 metros de altura e que cai desde o teto, que o aeroporto afirma ser "a mais alta cachoeira indoor do mundo" (e que será cenário para shows de luzes à noite).

Vista externa do Jewel Changi Airport, que fará parte do melhor aeroporto do mundo, em Cingapura - Divulgação/Jewel Changi Airport Devt. - Divulgação/Jewel Changi Airport Devt.
Vista externa do Jewel Changi Airport, que fará parte do melhor aeroporto do mundo
Imagem: Divulgação/Jewel Changi Airport Devt.

E, ao redor de tudo isso, haverá mais de 280 lojas vendendo os mais variados tipos de produtos (de roupas a eletrônicos) e estabelecimentos para o passageiro comer e beber (e de onde é possível curtir vistas incríveis do Forest Valley).

"Nossa intenção foi criar, dentro do Jewel, um ambiente capaz de proporcionar sensações de descobertas e deslumbramento para nossos visitantes", declara Hung Jean.

Labirinto e lojas

No Jewel Changi Airport, o público também terá a chance de comprar em lojas de marcas como Nike, Uniqlo e Marks & Spencer.

O local ainda oferecerá um lounge para a realização de check-ins de voos de 26 companhias aéreas (incluindo a Singapore Airlines) e um local onde o passageiro poderá guardar suas bagagens.

O Canopy Park terá um labirinto feito com vegetação para entreter os passageiros - Divulgação/Jewel Changi Airport Devt. - Divulgação/Jewel Changi Airport Devt.
O Canopy Park terá um labirinto feito com vegetação para entreter os passageiros
Imagem: Divulgação/Jewel Changi Airport Devt.

E, no meio deste ano, o espaço superior do Jewel Changi Airport será complementado com a inauguração do Canopy Park, que oferecerá uma passarela parcialmente transparente 23 metros acima do solo (para passeios com visões panorâmicas do Forest Valley e da Rain Vortex), um labirinto de espelhos (que promete divertir as crianças), um labirinto feito com vegetação com paredes de 1,80 metro de altura, escorregadores infantis e até um complexo de enormes redes, aproximadamente 25 metros acima do solo, sobre as quais o público terá a chance de caminhar e brincar de pula-pula.

Um jardim com flores aromáticas e restaurantes também fazem parte do menu de atrações do Canopy Park.

O aeroporto de Changi é um dos mais movimentados do mundo em fluxo de passageiros: no ano passado, o local recebeu mais de 65 milhões de viajantes.

Infelizmente, não há voos diretos do Brasil para Singapura.