Topo

Grátis, passeio pelo centro de SP destaca mulheres que fizeram história

Guia mostra foto de Maria Soldado, que pegou em armas na Revolução Constitucionalista de 1932 - Marcel Vincenti/UOL
Guia mostra foto de Maria Soldado, que pegou em armas na Revolução Constitucionalista de 1932 Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

20/03/2019 04h00

Grande parte do centro de São Paulo é marcado por referências a célebres ou obscuras personalidades masculinas. As ruas são batizadas como Libero Badaró, Quintino Bocaiúva e Benjamin Constant. Os prédios, por sua vez, levam nomes como Sampaio Moreira (por causa do banqueiro José Sampaio Moreira) e Altino Arantes (arranha-céu hoje conhecido como Farol Santander).

E, no meio de jardins ou na frente de edifícios históricos, aparecem bustos de gente como Álvares de Azevedo e Padre Manoel da Nóbrega. Onde estão as mulheres?

Teatro Municipal, em São Paulo - alffoto/Getty Images - alffoto/Getty Images
A Semana de Arte Moderna, realizada no Theatro Municipal, teve uma importante protagonista feminina
Imagem: alffoto/Getty Images

No meio desta região recheada de homenagens a homens, está sendo realizado, neste mês de março, um tour gratuito que busca desvendar a trajetória de mulheres que foram importantes para a história de São Paulo -- seja para a cidade ou para o Estado.

Organizado pelo Pátio Metrô São Bento e a entidade turística Caminhos do Triângulo, o passeio começa no Largo São Bento e, em duas horas, dá uma volta pelo coração do centro antigo da capital paulista. No trajeto, visita edifícios e vias que têm relação com a vida de mulheres que marcaram época em São Paulo, como a Marquesa de Santos, Yolanda Penteado e Maria Augusta Saraiva.

O tour que conta a história das mulheres importantes em São Paulo começa no Largo São Bento - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
O tour que conta a história das mulheres importantes em São Paulo começa no Largo São Bento
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

De artista genial a mulher guerreira

Há poucas referências físicas a mulheres importantes no centro de São Paulo. Em toda a capital, aliás, existem, sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura da prefeitura paulistana, apenas oito monumentos (como estátuas e bustos) que rendem homenagem a figuras femininas. Monumentos masculinos, por sua vez, há aproximadamente 100.

Contadas no tour, entretanto, as histórias de personagens femininas têm potencial para fascinar (e muito) o público.

Ao cruzar a região da Praça da Sé, a guia Ana Kátia Santos da Silva aponta para um edifício chamado Ouro Para o Bem de São Paulo, localizado na rua Álvares Penteado e que tem um nome que faz referência à doação que mulheres paulistas fizeram de suas alianças de casamento para levantar fundos e apoiar a Revolução Constitucionalista de 1932.

SOLAR DA MARQUESA: O prédio rosa fica numa região bem famosa em roteiros no centro de São Paulo, bem ao lado do Pateo do Collegio. A construção do século 18 foi propriedade da Marquesa de Santos entre 1834 e 1867, quando era palco de saraus e bailes.  - Sylvia Masini/Divulgação - Sylvia Masini/Divulgação
Antiga residência da Marquesa de Santos é uma das paradas do passeio no centro paulistano
Imagem: Sylvia Masini/Divulgação

"É uma história que nos remete a uma interessante personagem deste conflito armado: Maria José Bezerra, também conhecida como Maria Soldado", diz Ana Kátia.

Cozinheira, Maria José Bezerra não doou ouro para as forças de São Paulo. Fez mais: ela pegou em armas e se juntou aos combatentes paulistas para participar da guerra. Há relatos de que ela teria lutado com extrema valentia no conflito, o que a fez ganhar fama na época da Revolução.

O passeio também aborda mulheres que se destacaram em outros campos de atuação. No Largo São Francisco, o passeio traz à tona a trajetória de Maria Augusta Saraiva, a primeira mulher da história a ingressar na faculdade de direito que ali existe, em 1897.

Maria Augusta Saraiva é uma das célebres mulheres da faculdade de direito que fica no Largo São Francisco; na foto, busto de Álvares de Azevedo  - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Maria Augusta Saraiva é uma das célebres mulheres da faculdade de direito que fica no Largo São Francisco; na foto, busto de Álvares de Azevedo
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Ela também chegou a ser nomeada Consultora Jurídica do Estado de São Paulo ("uma espécie de cargo de honra", segundo a Ordem dos Advogados do Brasil).

E o que dizer de Anita Malfatti, figura importantíssima da Semana de Arte Moderna de 1922 (e que é citada quando o passeio passa perto do Theatro Municipal, palco deste fundamental evento da história cultural brasileira)?

No centro de São Paulo, é possível conhecer a história de mulheres protagonistas de suas épocas - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
No centro de São Paulo, é possível conhecer a história de mulheres protagonistas de suas épocas
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

A referência a Anita traz à tona, automaticamente, o nome de Tarsila do Amaral, artista paulista com a qual ela interagiu no modernismo brasileiro.

Nem todos sabem, mas é de Tarsila o quadro brasileiro mais valioso na atualidade: "Abaporu", que faz parte do acervo do Museu de Arte Latino-Americana, em Buenos Aires, e que já recebeu uma proposta de compra de cerca de R$ 120 milhões, segundo informação publicada na coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

Da Marquesa de Santos a Hebe Camargo

Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, é conhecida por muita gente por causa de seu relacionamento amoroso com Dom Pedro 1º.

Mas, em vida, ela fez muito mais do que isso.

Uma das paradas do passeio é o Solar da Marquesa, linda edificação do centro que, no século 19, pertenceu a Domitila. O local foi palco de inúmeros eventos culturais promovidos pela marquesa, que contaram com a participação de parte da intelectualidade brasileira na época. E ela também se destacou na ajuda a pessoas necessitadas mais para o final de sua vida.

Hebe Camargo é tema de uma exposição realizada no Farol Santander - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Hebe Camargo é tema de uma exposição realizada no Farol Santander
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Yolanda Penteado também é relembrada quando o tour passa perto de um edifício que leva o nome Matarazzo, família à qual ela pertenceu.

Mais do que isso, Yolanda foi uma das pessoas responsáveis pela organização da primeira Bienal Internacional de Arte de São Paulo, em 1951.

E já que o assunto é arte, a guia Ana Kátia faz questão de apontar o Farol Santander para contar que, neste momento, o local sedia uma exposição sobre Hebe Camargo, "uma das paulistas mais famosas da história do Brasil".

E, não muito longe dali, na rua Quintino Bocaiúva, o destaque vai para o Palacete Tereza Toledo Lara, antiga sede da Rádio Record e onde mostraram seu talento artistas como Inezita Barroso e Nair Bello, ambas muito ligadas à cidade de São Paulo.

Carioca radicada na capital paulista, Gisele Lopes gostou do tour: "é um passeio importante, que revela detalhes da vida de mulheres que antes eram obscuros. A história das mulheres nem sempre foi contada como deveria, mas é legal ver que isto está mudando".

SERVIÇO

Este passeio será novamente realizado no centro de São Paulo nos próximos dias 23 e 30 de março, com início às 11h (é recomendável chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência).

O ponto de partida é a Praça da Colmeia, no Pátio Metrô São Bento.

Mais informações: patiosaobento.com.br