Topo

De árvores surreais a golfinhos: o que há nas melhores praias do mundo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

15/03/2019 04h00

Um dos principais sites de viagens da internet, o TripAdvisor divulgou recentemente os nomes das melhores praias do mundo segundo a opinião de seus usuários, em uma premiação batizada de Travelers' Choice.

O ranking foi feito com base em avaliações dadas, no período de um ano, pelos internautas para 352 praias do mundo, e teve como líderes faixas de areia realmente paradisíacas, incluindo destinos brasileiros. A seguir, conheça curiosidades de algumas das mais fantásticas praias do planeta de acordo com a Travelers' Choice.

Baía do Sancho (Brasil)

Baía do Sancho, em Fernando de Noronha - diegograndi/Getty Images/iStockphoto - diegograndi/Getty Images/iStockphoto
Imagem: diegograndi/Getty Images/iStockphoto

Há muito tempo os brasileiros sabem que Fernando de Noronha tem algumas das praias mais lindas do Brasil. E esta percepção ganhou respaldo internacional com o prêmio Travelers' Choice, no qual a Baía do Sancho apareceu como a melhor praia do mundo.

Sobre esta faixa de areia existem mirantes de onde o turista pode fazer uma das melhores fotos de sua viagem a Noronha, com o mar cristalino, a areia e as falésias do local compondo uma paisagem única. A água, por sua vez, é um ótimo lugar para fazer snorkel.

E nem todos sabem, mas, perto da Baía do Sancho, fica o Mirante dos Golfinhos, de onde é possível ver, lá no meio do oceano e com a ajuda de binóculo, golfinhos dando piruetas sobre a superfície da água. As primeiras horas da manhã são o melhor momento para admirar o espetáculo.

Varadero (Cuba)

Varadero, em Cuba - Stanislav Simonov/Getty Images/iStockphoto - Stanislav Simonov/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Stanislav Simonov/Getty Images/iStockphoto

O balneário de Varadero, que ficou em segundo lugar no ranking das melhores praias do mundo do Travelers' Choice, tem uma característica extremamente curiosa: aqui, os turistas podem até esquecer que estão em Cuba.

A paisagem de Varadero não tem nada a ver com os cenários que o visitante encontra em locais como Havana e Santa Clara, cidades que, em grande medida, parecem paradas no tempo.

A orla de Varadero é marcada por enormes e modernos resorts, muitos funcionando em esquema all inclusive (que oferecem refeições e bebidas inclusas em suas diárias) e tomados por viajantes vindos do mundo inteiro.

E, ao olhar para o oceano, o turista irá admirar um mar de azul intenso, banhando uma linda praia de grande extensão.

Eagle Beach (Aruba)

Praia de Eagle Beach, em Aruba - Steve Keith/Aruba Tourism Authority - Steve Keith/Aruba Tourism Authority
Imagem: Steve Keith/Aruba Tourism Authority

Localizada em Aruba, uma dos destinos mais lindas do Caribe, Eagle Beach ficou em terceiro lugar no ranking das melhores praias do mundo do TripAdvisor.

Além de ser banhada por um mar de constante coloração azul-turquesa, o local tem uma característica que chama muito a atenção dos turistas: no meio de sua areia fofa e clarinha aparecem as exóticas árvores retorcidas conhecidas como "fofoti" ou "divi-divi", que têm este formato por causa da ação do vento.

Além disso, "Eagle Beach é a maior praia de Aruba. Conta com wi-fi gratuito para todos os visitantes e está rodeada de hotéis e prédios habitacionais", informa a Autoridade de Turismo de Aruba.

Playa de la Concha (Espanha)

Playa de la Concha, San Sebastián, Espanha - Euskampus Fundazioa/www.flickr.com/photos/euskampus/14537416298 - Euskampus Fundazioa/www.flickr.com/photos/euskampus/14537416298
Imagem: Euskampus Fundazioa/www.flickr.com/photos/euskampus/14537416298

A Playa de la Concha faz parte da cidade espanhola de San Sebastián e ocupa o quarto lugar do ranking do Travelers' Choice.

Trata-se de uma praia urbana extremamente querida pela população nativa (e é fácil entender a razão disso): nesta orla está um dos calçadões de praia mais charmosos da Europa, conhecido como Paseo de la Concha, construído no começo do século 20 e que constitui um lugar perfeito para uma longa caminhada contemplativa.

O Paseo de la Concha exibe um lindo conjunto de parapeitos brancos coroados por imponentes postes de luz (e sua inauguração, em 1916, contou com a presença do rei espanhol Alfonso 13º).

E esta obra artística também é usada como cenário para apresentações de balé que chegam a contar com mais de 1.000 pessoas.

Grace Bay Beach (Turks e Caicos)

Grace Bay Beach, em Turks e Caicos - shalamov/Getty Images/iStockphoto - shalamov/Getty Images/iStockphoto
Imagem: shalamov/Getty Images/iStockphoto

Eleita a quinta melhor praia do mundo pelos usuários do TripAdvisor, Grace Bay Beach, em Turks e Caicos, está na região de uma área de proteção ambiental batizada de Princess Alexandra National Park.

Nesta área existe uma atração bem interessante, chamada Little Water Cay, que é um santuário de iguanas.

Trata-se de um ilha que abriga uma espécie de iguana chamada Cyclura carinata, típica de Turks e Caicos. Muitas gente vai de barco até lá para ver os bichinhos.

Clearwater Beach (EUA)

Clearwater Beach, Flórida, Estados Unidos - sreenath_k/Getty Images/iStockphoto - sreenath_k/Getty Images/iStockphoto
Imagem: sreenath_k/Getty Images/iStockphoto

Localizada no Estado norte-americano da Flórida, a aproximadamente 180 km de Orlando, Clearwater Beach ocupa o sexto lugar no ranking das melhores praias do mundo do TripAdvisor.

Além de possuir uma areia branquinha e ser banhada por um mar convidativo para um mergulho, este balneário está em uma região que abriga o Clearwater Marine Aquarium, lar da golfinho fêmea Winter, que quase morreu ao se acidentar com um instrumento de pesca no meio do mar e encalhar perto de Cabo Canaveral, também na Flórida, e cuja história de sobrevivência inspirou "Winter, o Golfinho", filme de 2011 que conta com a atuação de Morgan Freeman.

É possível visitar o aquário para ver este carismático animal de perto.

Spiaggia dei Conigli (Itália)

Praia Spiaggia dei Conigli, na Itália - gandolfocannatella/Getty Images/iStockphoto - gandolfocannatella/Getty Images/iStockphoto
Imagem: gandolfocannatella/Getty Images/iStockphoto

A Spiaggia di Conigli está localizada em uma ilha italiana no meio do mar Mediterrâneo e, não raro, é classificada como a "praia mais linda do mundo".

O local ficou em sétimo lugar na lista das melhores praias do planeta do TripAdvisor: sua faixa de areia, cercada por fotogênicas formações rochosas e banhada por um mar que é uma verdadeira piscina natural, tem potencial para encantar (e muito) os visitantes.

A curiosidade aqui é que, ao visitar a Spiaggia dei Conigli, você estará mais perto da África do que da Europa continental: a praia se encontra mais próxima da Tunísia do que da bota italiana (mas é possível chegar a um aeroporto próximo desta faixa de areia, na ilha de Lampedusa, com um voo de uma hora desde a cidade italiana de Palermo, na Sicília).

Seven Mile Beach (Ilhas Cayman)

Seven Mile Beach, ilha de Grand Cayman - Flavio Vallenari/Getty Images - Flavio Vallenari/Getty Images
Imagem: Flavio Vallenari/Getty Images

Seven Mile Beach é um dos grandes cartões-postais das Ilhas Cayman, no Caribe, e, segundo a opinião dos usuários do TripAdvisor, é a oitava melhor praia do mundo.

O local é banhado por um mar azul-turquesa e oferece uma areia perfeita para passar o dia inteiro deitado de barriga para cima, pegando um bronze.

É uma praia que atrai muitos viajantes endinheirados: em sua orla, há resorts extremamente luxuosos e, por consequência, caríssimos.

Um deles, o The Westin Grand Cayman Seven Mile Beach Resort & Spa, tem diárias que ultrapassam R$ 4.800.