Topo

Conheça lugares que servem de cenário para filmes indicados ao Oscar

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

21/02/2019 04h00

A premiação do Oscar será realizada neste domingo, 24 de fevereiro. 

Entre os concorrentes para levar as estatuetas, há diversos filmes que usaram, como pano de fundo, cidades e sítios históricos que têm potencial para despertar (e muito) os interesses dos turistas.

Na história de "Roma", por exemplo, a casa que serve de principal cenário para o filme fica em uma das mais elegantes regiões da Cidade do México. "Bohemian Rhapsody", por sua vez, mostra um dos mais importantes templos do esporte britânico. E parte da trama de "Vice" se desenrola na capital do país mais poderoso do mundo. 

Abaixo, conheça locais que servem de cenário para alguns dos principais filmes do Oscar. 

Hatfield House - "A Favorita"

Montagem A Favorita - IMDB/Divulgação - Divulgação/VisitBritain - IMDB/Divulgação - Divulgação/VisitBritain
Imagem: IMDB/Divulgação - Divulgação/VisitBritain

Um dos principais concorrentes aos Oscar deste ano, com dez indicações a estatuetas, o filme "A Favorita" teve diversas de suas cenas filmadas na Hatfield House, localizada a aproximadamente 40 quilômetros de Londres. 

Trata-se de uma luxuosa propriedade construída no começo do século 17 a mando do conde Robert Cecil, que se encontra cercada por extensas áreas verdes e, em determinadas épocas do ano, fica aberta a turistas (em 2019, há tours sendo realizados a partir do dia 6 de abril). 

Em seu interior, a Hatfield House abriga cômodos como o The Marble Hall (exibindo um lindo chão de mármore e quadros do pintor italiano Giulio Taldini), o The King James Drawing Room (recheado de obras de arte, como uma estátua do rei James 1º, que dá nome ao espaço) e o The Winter Dining Room, onde se destaca uma linda lareira cercada por uma gigantesca estrutura de mármore.

Muitos destes lugares serviram de cenário para o filme "A Favorita", cuja história se passa na Inglaterra do começo do século 18 e tem como protagonista a premiada atriz Emma Stone. 

Colonia Roma - "Roma"

Montagem Roma - Divulgação/Netflix - Getty Images - Divulgação/Netflix - Getty Images
Imagem: Divulgação/Netflix - Getty Images

O nome do filme "Roma" (que concorre a dez estatuetas no Oscar deste ano) tem origem na região de Colonia Roma, onde fica localizada a casa que serve de cenário para boa parte da história.

De alta carga dramática, a produção dirigida por Alfonso Cuarón não necessariamente inspira o espectador a fazer turismo. Porém, é importante saber que, atualmente, Colonia Roma é uma das mais charmosas áreas da Cidade do México. 

Lá, os viajantes encontram ótimos restaurantes, animados bares, fotogênicos edifícios históricos e galerias de arte estilosas.

Dois dos cartões-postais do lugar são a Plaza Rio de Janeiro, um lindo espaço verde para uma caminhada, e a Fuente de Cibeles (na foto acima). Já para quem está a fim de um pouco de boêmia, Colonia Roma oferece a animada pista de dança do Mamba Rumba (que atrai os amantes da salsa). A Galería OMR, por sua vez, é um bom lugar para quem gosta de arte contemporânea. 

E para uma experiência gastronômica, vá até o Mercado Medellín, onde é possível encontrar temperos, frutas e receitas de diversos países da América Latina. 

Londres - "Bohemian Rhapsody"

Montagem Bohemian Rhapsody - Reuters/Andrew Couldridge - Divulgação - Reuters/Andrew Couldridge - Divulgação
Imagem: Reuters/Andrew Couldridge - Divulgação

Produção que conta a história da banda Queen, o filme "Bohemian Rhapsody" exibe imagens, durante a encenação do famoso show da banda no festival Live Aid de 1985, de um dos mais importantes templos esportivos da história do Reino Unido: o estádio de Wembley, em Londres. 

O local passou por uma reconstrução nos anos 2000 e, atualmente, está bem diferente do que era na época do concerto do Queen. 

Hoje, turistas podem visitar o estádio e conhecer locais como os vestiários dos jogadores e salas de coletivas de imprensa. E ainda é possível curtir grandes espetáculos por lá, de importantes jogos de futebol a shows de astros da música (Bon Jovi e Spice Girls irão tocar no estádio neste ano). 

Empire Polo Club e casas de espetáculos de Los Angeles - "Nasce uma Estrela"

Montagem de Nasce Uma Estrela - Divulgação - Getty Images - Divulgação - Getty Images
Imagem: Divulgação - Getty Images

Estrelado por Bradley Cooper e Lady Gaga, o filme "Nasce uma Estrela" teve belos lugares da Califórnia como cenários para muitas de suas cenas.

Um destes locais é o Empire Polo Club, situada no cidade de Indio (a aproximadamente 210 quilômetros de Los Angeles) e onde é realizado, anualmente, o célebre festival musical Coachella.

No filme, Cooper também contracena com Gaga em lugares como o Greek Theatre (um dos mais célebres espaços de shows de Los Angeles).

Washington DC - "Vice"

Montagem de Vice - Divulgação - J. David Ake/AP - Divulgação - J. David Ake/AP
Imagem: Divulgação - J. David Ake/AP

Filme que tem como foco Dick Cheney, controverso ex-vice-presidente dos Estados Unidos, "Vice", assim como "Roma", não irá, necessariamente, motivar o espectador a fazer turismo. 

Mas parte da história, que concorre ao Oscar de melhor filme neste ano, ocorre em Washingtion DC. Podemos, então, usar esta oportunidade para indicar passeios pela capital dos Estados Unidos. 

Além das tramas políticas, esta cidade norte-americana é feita de belas paisagens, que encantam viajantes do mundo inteiro. 

A área conhecida como National Mall, por exemplo, é um lugar perfeito para uma caminhada, durante a qual o turista admira monumentos como o obelisco de quase 170 metros de altura batizado de Washington Monument e o Lincoln Memorial (com sua enorme estátua sentada de Abraham Lincoln). 

O John F. Kennedy Center for the Performing Arts, por sua vez, é um dos melhores lugares para ver espetáculos artísticos nos Estados Unidos, com apresentações de altíssima qualidade de balé, ópera, música clássica e teatro. 

E não faltam lindas áreas verdes em Washington DC, como o Rock Creek Park e o Meridian Hill Park. 

Londres - "O Retorno de Mary Poppins"

Montagem de Mary Poppins - Divulgação - iStock - Divulgação - iStock
Imagem: Divulgação - iStock

Apesar de não estar indicado ao principal prêmio da noite, "O Retorno de Mary Poppins" é um dos filmes concorrentes ao Oscar que usou interessantes locações em sua produção. 

A cidade de Londres, na Inglaterra, serviu de pano de fundo para algumas cenas da história.

Entre os mais simbólicos destes lugares está a Saint Paul's Cathedral, catedral anglicana cuja estrutura atual tem uma história que remonta ao século 17 (que pode ser vista em destaque, ao fundo da foto acima). 

Um dos melhores lugares de onde admirar o edifício é a Millennium Bridge, moderna ponte de 325 metros de comprimento que cruza o rio Tâmisa (e que também aparece na imagem acima). 

Busan - "Pantera Negra"

Montagem Pantera Negra - Marvel Studios/Divulgação - iStock - Marvel Studios/Divulgação - iStock
Imagem: Marvel Studios/Divulgação - iStock

"Pantera Negra", que também concorre na categoria de Melhor Filme no Oscar, teve uma de suas partes mais eletrizantes gravadas na cidade de Busan, na Coreia do Sul. 

Trata-se de uma perseguição de carros que usou como pano de fundo as paisagens iluminadas desta metrópole sul-coreana.

A ponte Gwangandaegyo (na foto) e as paisagens modernas do distrito de de Haeundae District (importantes lugares de Busan) estão entre os cenários que aparecem em "Pantera Negra".