Topo

Figuras demoníacas e muito batuque: como é o Carnaval em outros países

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

20/02/2019 04h00

Com seus sambódromos, blocos de rua e desfiles extremamente coloridos, o Brasil é, ao redor do mundo, sinônimo de Carnaval. 

Mas a folia não está restrita apenas ao território verde e amarelo: há outros países que também sabem fazer festas de respeito no período carnavalesco, com muita música, dança e, em alguns casos, tradições folclóricas fascinantes.

A seguir, veja lugares fora do país onde curtir este tipo de farra.

Oruro, Bolívia

Diablada, festa que acontece no carnaval de Oruro, na Bolívia - iStock - iStock
Imagem: iStock

A cidade boliviana de Oruro, localizada a cerca de 400 quilômetros de La Paz, é palco para festejos carnavalescos recheados de cor e música.

Durante o evento (que mistura tradições indígenas com elementos da cultura hispânica), muitas ruas locais são tomadas por desfiles de danças folclóricas, como a diablada, em que os participantes se vestem com trajes que remetem a figuras demoníacas e realizam danças embalados por altíssimos instrumentos de sopro. 

Igualmente alta é a empolgação dos milhares de espectadores que acompanham o espetáculo: muitos deles curtem a festa turbinados por copos e mais copos de chicha, bebida alcoólica fermentada feita à base de milho. No Carnaval de Oruro, espere fazer grandes fotos de fantasias extremamente bem elaboradas e coloridas. 

Neste ano, o evento tem seus principais festejos entre os dias 2 e 3 de março. 

Nova Orleans, Estados Unidos

Desfiles de rua colorem Nova Orleans na época do Mardi Gras - REUTERS/Sean Gardner - REUTERS/Sean Gardner
Imagem: REUTERS/Sean Gardner

Com um cenário musical fascinante, Nova Orleans é um dos lugares mais festeiros dos Estados Unidos.

E, na época do Carnaval, este centro urbano da Louisiana vira palco para o famoso Mardi Gras, uma festa que reúne milhares de pessoas no centro histórico da cidade. 

A principal celebração é realizada no dia anterior à Quarta-feira de Cinzas (mas há também baladas em dias que precedem esta data principal) e conta com multidões vestidas com trajes coloridos que dominam algumas das mais famosas vias da Nova Orleans, como a Bourbon Street.

Há algumas cores que têm forte significado no Mardi Gras, como o roxo (que representa a justiça) e o amarelo de tonalidade dourada (poder). 

Neste ano, o Mardi Gras acontece no dia 5 de março. 

Port of Spain, Trinidad e Tobago

Carnaval de Trinidad e Tobago  - John de la Bastide/Getty Images - John de la Bastide/Getty Images
Imagem: John de la Bastide/Getty Images

Trinidad e Tobago é um país caribenho que realiza animadíssimos festejos carnavalescos. Lá, um dos melhores lugares para curtir a farra é a cidade de Port of Spain.

Nas festas, há mulheres vestindo roupas que lembram as vestimentas das passistas dos sambódromos brasileiros, mas existe também espaço para o sabor local: boa parte deste Carnaval é embalado pela música caribenha calipso, ótima para dançar. 

Neste ano, os principais dias de festejos em Port of Spain serão 4 e 5 de março.

Veneza, Itália

Fantasia do Carnaval de Veneza, na Itália - federicoriz/Getty Images/iStockphoto - federicoriz/Getty Images/iStockphoto
Imagem: federicoriz/Getty Images/iStockphoto

Quer curtir o Carnaval em trajes estilosíssimos? Caso a resposta seja sim, vá para a cidade italiana de Veneza, que, na época do Carnaval, tem suas românticas paisagens e fotogênicos canais tomados por pessoas usando enigmáticas máscaras e lindas vestimentas coloridas. 

Na Piazza San Marco, por exemplo, há concursos para saber qual máscara é a mais bonita e, pela cidade, são realizadas diversas festas à fantasia onde é possível celebrar com bastante glamour. 

Neste ano, já haverá eventos carnavalescos em Veneza a partir do dia 17 de fevereiro.

Barranquilla, Colômbia

Carnaval de Barranquilla, na Colômbia - OSTILL/Getty Images - OSTILL/Getty Images
Imagem: OSTILL/Getty Images

Localizado no litoral da Colômbia, a cidade de Barranquilla tem um dos mais animados festejos carnavalescos da América do Sul.  

A celebração reúne desfiles de foliões com fantasias muito coloridas, além de festas embaladas por música caribenha (e tudo turbinado pela efusiva alegria que caracteriza boa parte do povo colombiano).

Um dos momentos mais aguardados do evento, realizado no sábado, é a chamada Batalla de Flores, quando ocorre um desfile de criativos carros alegóricos (um deles carregando a rainha do Carnaval).  

Neste ano, os principais festejos carnavalescos de Barranquilla ocorrem entre os dias 2 e 5 de março. 

Santa Cruz de Tenerife, Espanha

Carnaval de Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias - argalis/Getty Images - argalis/Getty Images
Imagem: argalis/Getty Images

O Carnaval da Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha, é um dos mais bonitos de toda a Europa. 

Nesta época, ruas da cidade são invadidas por desfiles de trajes coloridos e extremamente bem elaborados, tendo como paisagem as águas do oceano Atlântico.

Ao som dos batuques, os participantes dançam e cantam efusivamente, em um ambiente pra lá de divertido. Neste ano, o evento terá como principal tema o fundo do mar (espere encontrar pessoas fantasiadas de Poseidon por lá).

Em Santa Cruz de Tenerife, já há atividades carnavalescas programas para as primeiras semanas de fevereiro. 

Nice, França

Carnaval de Nice, na França - AnnaBreit/Getty Images - AnnaBreit/Getty Images
Imagem: AnnaBreit/Getty Images

Já imaginou curtir festejos carnavalescos ao lado do mar Mediterrâneo, na Riviera Francesa?

A cidade de Nice, localizada na região, é palco para uma interessante folia (que, neste ano, será realizada entre os dias 16 de fevereiro e 2 de março). 

O evento é palco para coloridos desfiles de rua (que contam com esculturas gigantes) e, em 2019, terá o cinema como tema, prometendo juntar mais de 1.000 dançarinos e músicos do mundo inteiro.