Topo

Para curtir o verão: conheça lindas praias do litoral de São Paulo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

09/02/2019 04h00

Com as temperaturas elevadas que tomam conta de boa parte do país nesta época do ano, muitos brasileiros só pensam em uma coisa: fazer uma viagem para a praia. E não é apenas no Rio de Janeiro ou na região Nordeste que é possível encontrar lindas faixas de areia.

O litoral do Estado de São Paulo também abriga orlas de grande beleza, que oferecem contato com a natureza e, em alguns casos, uma vida baladeira bem animada.

Abaixo, conheça algumas das praias mais legais do território paulista (Ilhabela não foi incluída na matéria por causa da atual condição imprópria para banho oferecida por grande parte de suas praias). 

Maresias (São Sebastião)

Vista da praia de Maresias, litoral de SP - Bruno Poletti/Folhapress - Bruno Poletti/Folhapress
Imagem: Bruno Poletti/Folhapress

Ondas amadas pelos surfistas e um clima de muita badalação. 

É assim o balneário de Maresias, que fica no município de São Sebastião e é muito frequentado pela juventude da cidade de São Paulo. 

Maresias é um destino com um centro urbano um tanto desenvolvido, mas há também espaço para paisagens forradas por mata em sua orla. 

Para os baladeiros de plantão, uma ida à famosa casa noturna Sirena é uma atividade quase obrigatória neste destino do litoral norte paulista.  

Santiago (São Sebastião)

Praia de Santiago, em São Sebastião, São Paulo - diegograndi/Getty Images/iStockphoto - diegograndi/Getty Images/iStockphoto
Imagem: diegograndi/Getty Images/iStockphoto

Localizada em São Sebastião, relativamente perto de Maresias, Santiago é uma praia de tombo de areia fina e que, principalmente fora das épocas de férias e feriados, costuma oferecer bastante sossego para os turistas. 

No local existe área para camping e belas casas disponíveis para aluguel no Airbnb. 

Não costuma haver muita estrutura na orla: é recomendável levar comidas e bebidas ao visitar Santiago. 

Praia Dura (Ubatuba)

Praia Dura, Ubatuba - Alexandro Muterle/Getty Images/iStockphoto - Alexandro Muterle/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Alexandro Muterle/Getty Images/iStockphoto

A Praia Dura, em Ubatuba, exibe uma extensa faixa de areia batida que forma paisagem com cenários montanhosos e muito verde.

É um dos lugares mais fotogênicos deste município do litoral norte de São Paulo. Apesar de Ubatuba oferecer uma ampla variedade de quiosques e pousadas, a Praia Dura não tem comércio local. 

O local tem água tranquila e poucas ondas, atraindo famílias com crianças e idosos que queiram dar um mergulho. 

E esta orla fica perto da Praias Brava do Sul e Vermelha do Sul.  

Riviera de São Lourenço (Bertioga)

Riviera de São Lourenço, em Bertioga - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Parte do município de Bertioga, Riviera de São Lourenço é um balneário extremamente bem planejado, que proporciona muito conforto para quem o visita. 

A orla local é formada por uma extensa faixa de areia que se encontra com jardins coroados por coqueiros, atrás dos quais surgem prédios de alto padrão (com apartamentos disponíveis para aluguel em plataformas como Airbnb). 

Trata-se de um lugar que oferece tranquilidade para curtir férias ou um feriado ao lado da família, além de ter um ambiente sofisticado: na praia, há diversas barracas vendendo bebidas importadas, como espumantes europeus. 

E, para quem quiser um pouco de agito, Riviera abriga a balada Pucci. 

Paúba (São Sebastião)

Frescobol no fim de tarde na Paúba - Guilherme Andrade/UOL - Guilherme Andrade/UOL
Imagem: Guilherme Andrade/UOL

Localizado no município de São Sebastião, Paúba é um das praias mais acolhedoras do litoral de São Paulo. 

Lá, o turista encontra uma orla relativamente pequena, forrada por uma areia muito fofa e cercada por muita mata Atlântica.

Se você visitar o local fora de época de feriado ou férias, espere encontrar, em Paúba, tranquilidade e um ambiente ideal para esticar a canga no solo e passar o dia inteiro sob o sol. 

Muitos turistas fazem viagens de bate e volta até Paúba desde balneários mais populares de São Sebastião, como Maresias. 

Praia de Itamambuca (Ubatuba)

Praia de Itamambuca, em Ubatuba - dririchetto/Getty Images/iStockphoto - dririchetto/Getty Images/iStockphoto
Imagem: dririchetto/Getty Images/iStockphoto

A Praia de Itamambuca oferece uma extensa faixa de areia fofa e branca, com vegetação por toda a orla.  

No seu lado direito, fica a barra do rio Itamambuca e, na parte esquerda, começa uma árdua trilha que leva até a Praia Brava de Itamambuca. 

Itamambuca é palco para importantes campeonatos de surfe. Lá o turista também encontra quiosques (do meio para a direita da praia), pousadas e área de camping, tudo no meio de lindas paisagens naturais. 

Camburi e Camburizinho (São Sebastião)

Sepadaras apenas por um ilhote, as praias de Camburi e Camburizinho são freqüentadas por surfistas desde os anos 70 - Guilherme Andrade/UOL - Guilherme Andrade/UOL
Imagem: Guilherme Andrade/UOL

As praias vizinhas de Camburi e Camburizinho, no município de São Sebastião, estão entre os destinos mais conhecidos do litoral norte de São Paulo. 

São lugares para quem gosta de praias que ainda preservam muitas áreas verdes, mas que também oferecem ótima infraestrutura hoteleira e ambiente para badalação. 

Na área, é possível praticar surfe, curtir ótimos restaurantes de frutos do mar e se jogar em uma vida noturna agitada, cheia de barzinhos estilosos. E, de Camburi, vale a pena fazer trilhas na mata Atlântica que levam até lindas cachoeiras.  

Praia do Prumirim (Ubatuba)

Praia de Prumirim, em Ubatuba - dririchetto/Getty Images/iStockphoto - dririchetto/Getty Images/iStockphoto
Imagem: dririchetto/Getty Images/iStockphoto

Prumirim é outra das mais lindas praias de Ubatuba. 

Sua faixa de areia fofa tem aproximadamente 1,2 quilômetro de extensão e é bastante arborizada. 

No seu canto esquerdo existe uma lagoa e, desde esta região, é possível fazer passeios de barco até a linda ilha do Prumirim. Há também uma cachoeira nas redondezas da praia.

Praia do Cedro (Ubatuba)

Praia do Cedro ? Ubatuba (SP) - Guilherme Andrade/UOL - Guilherme Andrade/UOL
Imagem: Guilherme Andrade/UOL

A Praia do Cedro, em Ubatuba, tem um mar tranquilo que pode lembrar uma piscina natural. 

No local, o turista encontra uma pequena faixa de areia fofa pontuada por enormes formações rochosas. 

É um recanto de aspecto isolado, acessível através de uma trilha a partir do canto esquerdo da Praia Grande do Bonete (em uma caminhada que dura cerca de 40 minutos) ou desde o canto direito da Praia da Fortaleza. Não confunda com a Praia do Cedrinho, que fica próxima da Praia Vermelha do Centro.

O esforço para chegar à Praia do Cedro vale a pena. Traga suas próprias comidas e bebidas, pois não há quiosques por lá.

Prainha Branca (Guarujá)

Prainha Branca, no Guarujá, São Paulo - lefpic/Getty Images/iStockphoto - lefpic/Getty Images/iStockphoto
Imagem: lefpic/Getty Images/iStockphoto

O Guarujá não abriga apenas praias recheadas de prédios. 

O município paulista também tem orlas de aspecto mais selvagem, como a Prainha Branca, com paisagens de areia fofa e cercada por muito verde. 

Os visitantes caminham por uma trilha para chegar a este lindo recanto do Guarujá. E, quando a maré está baixa, é, via de regra, possível fazer uma travessia a pé até uma ilha que fica na frente da Prainha Branca. 

Há áreas de camping e pousada nas redondezas.