Topo

Terra da rainha: veja novidades turísticas do Reino Unido para 2019

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

30/01/2019 04h00

O Reino Unido é um dos destinos mais queridos por turistas brasileiros na Europa. E, em 2019, a terra da rainha Elizabeth 2ª está cheia de novidades para os viajantes. 

Neste ano, o território britânico será palco para o retorno de uma das mais famosas bandas de pop do século 20, para a revitalização de um espaço significativo para a história dos Beatles, para celebrações dos 200 anos do nascimento de uma de suas mais importantes monarcas e muito mais. 

Abaixo, veja novidades e cartões-postais em alta que o turista irá encontrar no Reino Unido em 2019. 

Spice Girls e Beatles

Abbey Road, em Londres - VisitBritain / Jack Barnes - VisitBritain / Jack Barnes
Imagem: VisitBritain / Jack Barnes

O Reino Unido é origem de alguns dos conjuntos mais famosos da história da música (e 2019 será um ano movimentado para este cenário artístico). 

No próximo mês de junho, por exemplo, será realizado, no território britânico, a turnê de reencontro das Spice Girls no Reino Unido, com shows em cidades como Londres e Manchester. 

Já em setembro, o célebre álbum "Abbey Road", dos Beatles, completa 50 anos. Será um momento ideal para participar do tour "London Rock Tour - Ticket to Ride", que leva turistas a importantes locais da história da banda, como locais onde o conjunto tocou e a famosa faixa de pedestres que aparece na capa de "Abbey Road", na capital inglesa. 

Sussex: culpa do príncipe Harry e Meghan Markle

Brighton, na Inglaterra - dneelanjan/Getty Images/iStockphoto - dneelanjan/Getty Images/iStockphoto
Imagem: dneelanjan/Getty Images/iStockphoto

Novo casal da família real britânica, o príncipe Harry e Meghan Markle são, atualmente, o Duque e a Duquesa de Sussex. 

"Sussex, o condado homenageado em seus títulos de nobreza, está ganhando um interesse turístico especial", informa o VisitBritain, órgão que promove o turismo no Reino Unido, que recomenda diversos cartões-postais da região que merecem uma visita em 2019. 

"Além de suas áreas urbanas à beira-mar, descubra as históricas ruínas do Bodiam Castle, a espetacular formação rochosa costeira Seven Sisters e vinhedos premiados", indica o órgão. "E, com o novo serviço a ser oferecido pela Norwegian entre o Brasil e o aeroporto de Gatwick em 2019, Sussex será ainda mais fácil de visitar. Ao chegar, bastará pegar o trem Gatwick Express para uma viagem expressa de 20 minutos diretamente para Brighton [na foto, um dos principais centros urbanos de Sussex]".

Tour pelo mundo do futebol britânico

Estádio de futebol de Anfield, onde joga o time Liverpool - PhotoLondonUK/Getty Images - PhotoLondonUK/Getty Images
Imagem: PhotoLondonUK/Getty Images

Em 2019, o VisitBritain está lançando novos pacotes turísticos da campanha "Football is Great", que busca fazer o turista imergir no famoso mundo do futebol britânico.

Os pacotes promoverão tours pelos estádios de alguns dos principais times do Reino Unido, como Stamford Bridge (casa do Chelsea) e o Anfield Stadium (onde joga o Liverpool). Junto com isso, os viajantes poderão adquirir bilhetes para assistir a jogos da Premier Legue, a principal liga de futebol do território britânico.

Mais informações: www.visitbritain.com/br/pt-br/campaigns/premier-league 

200 anos da rainha Victoria

Palácio de Kensington, na Inglaterra - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O ano de 2019 marca os 200 anos do nascimento da rainha Victoria, uma das monarcas mais importantes da história britânica. 

Local que serviu de morada para a regente, o Palácio de Kensington (na foto acima, situado em Londres) irá sediar, até janeiro de 2020, a exposição Victoria Revealed, mostrando objetos pessoais da rainha (como cartas e diários) e histórias de sua vida ao lado do Príncipe Albert. 

E, para saber mais sobre a rica trajetória da monarca, vale a pena visitar o palácio de Windsor, que exibe diversas obras de arte coletadas durante seu reinado.  

A Abadia de Westminster, por sua vez, foi o palco da coroação da rainha, em 1838.

Sudoeste da Inglaterra

Cidade de Plymouth, na Inglaterra - Ianwool/Getty Images/iStockphoto - Ianwool/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Ianwool/Getty Images/iStockphoto

Em março de 2019, a companhia aérea Norwegian começa a operar voos diretos entre o aeroporto de Gatwick, que atende a cidade de Londres, e o Rio de Janeiro.  

O VisitBritain recomenda que os turistas brasileiros usem este novo voo para explorar a região sudoeste da Inglaterra. 

"Com quase 500 quilômetros de litoral, vilas inglesas autênticas, quatro locais tombados como Patrimônio Mundial da Unesco e dois parques nacionais, a costa sudoeste da Inglaterra tem atrações de sobra para os brasileiros que viajam ao país", informa o VisitBritain.

"Aqui fica o centro gastronômico da Cornualha, famoso por iguarias locais como a Cornish Pie e os frutos do mar frescos, e a destilaria do famoso Plymouth Gin, na cidade de Plymouth [na foto]. Visite também o suposto local de nascimento do Rei Arthur, o Castelo Tintangel. Para quem aprecia caminhadas, a Southwest Coastal Path tem mais de 1.000 quilômetros de costa para explorar. A região é oficialmente a mais ensolarada da Inglaterra". 

Revitalização do Strawberry Field

Projeção a área conhecida como Strawberry Field, em Liverpool - Divulgação/Strawberry Field - Divulgação/Strawberry Field
Imagem: Divulgação/Strawberry Field

Local da cidade de Liverpool que era frequentado por John Lennon durante sua infância (e que, posteriormente, inspirou a famosa canção "Strawberry Fields Forever", dos Beatles), a área chamada Strawberry Field passou por uma revitalização e, em meados de 2019, será aberta ao público com uma serie de atrativos, como um café, novos jardins e uma exposição dedicada a Lennon (acima, uma projeção do lugar). 

 No local, o Exército da Salvação também oferece treinamento e suporte para adultos com dificuldades de aprendizado.

Novos hotéis

Novo Hard Rock Hotel em Londres - Divulgação/VisitBritain - Divulgação/VisitBritain
Imagem: Divulgação/VisitBritain

Haverá a inauguração de diversos hotéis descolados no Reino Unido em 2019. 

Entre eles está um estabelecimento hoteleiro da marca Hard Rock, que será aberto em Londres, durante a primavera do Hemisfério Norte, na esquina da Oxford Street com a Park Lane. O local abrigará cerca de 1.000 acomodações, juntamente com dois bares e um Hard Rock Cafe.

Já a cidade de Manchester deve ganhar, também na primavera do Hemisfério Norte deste ano, o hotel de luxo Dakota Deluxe, com 137 quartos.

E a famosa rede Yotel abrirá o seu primeiro hotel na Escócia no primeiro trimestre de 2019. O estabelecimento irá operar na Queen Street, na cidade de Edimburgo, e terá 280 quartos. 

The Great West Way

Sítio arqueológico de Stonehenge, na Inglaterra - Ahrys Art/Getty Images/iStockphoto - Ahrys Art/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Ahrys Art/Getty Images/iStockphoto

Em 2019, o VisitBritain está divulgando a rota turística conhecida como The Great West Way, que se estende por cerca de 200 quilômetros, entre Londres e Bristol. 

"Baseada em uma das primeiras grandes estradas comissionadas pelos reis da Inglaterra, esta rota conecta muitas das vistas icônicas da Inglaterra e atrações extraordinárias, oferecendo uma variedade imensa de experiências genuinamente inglesas", informa o órgão de promoção turística. 

"Destaques do itinerário incluem o sítio arqueológico de Stonehenge (na foto), a catedral de Salisbury e a cidade histórica de Bath [conhecida por suas construções da época do Império Romano]".  

Downton Abbey

Castelo de Highclere, no Reino Unido - Divulgação/Highclere Castle - Divulgação/Highclere Castle
Imagem: Divulgação/Highclere Castle

A célebre série televisiva britânica "Downton Abbey" irá ganhar, neste ano, uma versão para os cinemas (o que deve inspirar muita gente a visitar o Reino Unido). 

"Será uma produção de cinema que segue a história da família Crawley e os funcionários de sua mansão, e cujo lançamento está previsto para setembro de 2019", informa o VisitBritain. 

"Os encantos do campo inglês e a icônica casa da família serão atrações mais que do especiais para o público. E é bom lembrar que muitas das locações da série, tais como o Highclere Castle [na foto], podem ser visitadas pelos turistas".