Topo

Veja destinos turísticos que bombaram entre brasileiros em 2018

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

28/12/2018 04h00

Todos os anos, há destinos que, por motivos variados, crescem em popularidade entre turistas brasileiros. Em 2018, nesta lista de locais que chamaram (e muito) a atenção dos viajantes, há balneários do Nordeste, metrópoles europeias e cidades históricas. 

Abaixo, veja lugares que, nos últimos 12 meses, foram campeões de buscas e reservas em algumas das principais empresas de viagem que operam no Brasil (e que, por conta de suas belezas, merecem ser visitados em 2019). 

Destinos nacionais que mais cresceram em buscas

Jericoacoara, no Ceará - tunart/Getty Images/iStockphoto - tunart/Getty Images/iStockphoto
Imagem: tunart/Getty Images/iStockphoto

Um dos principais sites de busca de passagens aéreas, hotéis e pacotes turísticos do mundo, o Kayak divulgou um levantamento que mostra os destinos que mais foram procurados em 2018 em sua plataforma. 

Segundo o estudo, o balneário de Jericoacoara, no Ceará (na foto acima), foi o destino que, entre os usuários brasileiros, mais cresceu em buscas em comparação com 2017 (o crescimento total foi de 1.567%).

"O grande crescimento de Jericoacoara aparece principalmente em função da inauguração recente do aeroporto local", afirma Eduardo Fleury, líder de operações do Kayak no Brasil. "Isso está inserido em um contexto de crescimento de buscas por destinos nacionais e pelo Ceará, que tem investido cada vez mais no turismo. O Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, se tornou uma peça-chave na descentralização da malha aérea brasileira e um ponto focal de voos para o mundo inteiro, o que também estimula a promoção de viagens para Jericoacoara".

540 - Getty Images - Getty Images
As buscas por viagens para Porto Seguro (BA) aumentaram 267% no site Kayak
Imagem: Getty Images

Caldas Novas, em Goiás, que é um enorme polo de parques aquáticos, ficou em segundo lugar no ranking do Kayak que mostra os lugares nacionais que mais cresceram em pesquisas em 2018, em relação a 2017 (um total 278%). Em terceiro lugar aparece Porto Seguro, na Bahia (na foto acima), com um incremento de buscas de 267%. 

João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Aracaju (SE) também figuram nesta lista. 

Destinos nacionais que mais cresceram em reservas de passagens

Recife, em Pernambuco - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Outro importante site de viagens da internet, o Skyscanner divulgou um levantamento que traz os destinos brasileiros para os quais mais houve crescimento de reservas de passagens aéreas em 2018.

Neste ranking aparece, em destaque, a cidade de Recife (na foto): através do Skyscanner, houve um crescimento de 68% nas reservas de bilhetes aéreos para a capital pernambucana. Depois, vem Fortaleza (com aumento de 48,8% nas reservas de passagens) e Campinas, que tem um aeroporto muito usado por quem viaja para a cidade São Paulo e para a qual houve, em 2018, um incremento de reservas de bilhetes de 47,2%.

Destinos internacionais que mais cresceram em buscas

Moscou, na Rússia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Na lista dos destinos internacionais que mais cresceram em buscas no Kayak (considerando voos saindo do Brasil), Moscou ocupa a liderança. A procura por viagens para a capital russa aumentou 318% entre 2017 e 2018. 

"Moscou lidera o ranking internacional em função do aumento de buscas provocado pela Copa do Mundo de futebol", afirma Fleury. Entretanto, mesmo com o final do torneio, a cidade merece continuar do radar dos viajantes, visto que é dona de inúmeros atrativos turísticos, como monumentos históricos como o Kremlin, museus de primeira grandeza e lindas áreas públicas, como o parque Gorky.

Porto, Portugal - Getty Images - Getty Images
Em 2018, a cidade do Porto foi um dos destinos internacionais mais procurados no site Kayak
Imagem: Getty Images

Porto, em Portugal (na foto acima), e Istambul, na Turquia, também cresceram em popularidade neste ano que está prestes a terminar: no Kayak, a procura por viagens saindo do Brasil com direção à cidade lusitana cresceu 178% (e para a metrópole turca, 206%). "Porto aparece como uma entrada alternativa para Portugal, destino que atrai cada vez mais brasileiros, tanto por ter preços mais atraentes em relação a outros destinos da Europa como pela facilidade da língua", avalia Fleury. "Istambul também se destaca como uma opção alternativa aos destinos tradicionais na Europa". 

Destinos mais buscados em números totais

Praça do Pôr do Sol, em São Paulo - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

No Kayak, a cidade brasileira mais buscada em números totais, em 2018, foi São Paulo (a foto acima mostra a Praça Pôr do Sol, um atrativo turístico paulistano). "A capital paulista lidera o ranking pelo segundo ano consecutivo, principalmente por ser um polo econômico e atrair muitos viajantes a trabalho", informa Eduardo Fleury. 

No ranking de destinos internacionais, Lisboa, em Portugal, é dona da liderança (considerando voos saindo do Brasil), à frente de locais como Miami, Orlando e Nova York. "No ranking internacional, Lisboa supera todos os destinos dos Estados Unidos, conquistando o primeiro lugar", diz o líder de operações do Kayak no Brasil. Nos últimos anos, a capital lusitana se tornou um destino extremamente popular. Muitos brasileiros têm viajado e até se mudado definitivamente para lá. 

Lisboa é uma das cidades mais interessantes e fotogênicas da Europa - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Em 2018, Lisboa foi um destino muito buscado no Kayak
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina, fazem também parte dos destinos estrangeiros que mais foram procurados, em números totais, pelos internautas no Kayak. De acordo com Fleury, as duas cidades configuram opções internacionais mais econômicas, tornando-se lugares convenientes em época de dólar alto. 

Destinos que entraram no radar dos brasileiros

Transamerica Resort Comandatuba, na Bahia - Divulgação/Transamerica Resort Comandatuba - Divulgação/Transamerica Resort Comandatuba
Imagem: Divulgação/Transamerica Resort Comandatuba

Sem revelar números de vendas, a agência de viagens CVC afirma que vários balneários do Nordeste têm ganhado destaque entre seus clientes. 

"Há diversos destinos que estão entrando no radar dos brasileiros", informa a CVC. "Entre eles está Touros, no Rio Grande do Norte, que ganhou um novo resort à beira-mar [da marca Vila Galé] no último mês de setembro, e Comandatuba, na Bahia [na foto acima, aparece o Transamerica Resort Comandatuba], um destino privativo com grande infraestrutura hoteleira e com diárias all-inclusive". Jericoacoara também tem sido muito buscada pelos clientes da CVC. 

Vista do horizonte na Cidade do Panamá - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Paisagem da Cidade do Panamá, destino popular entre os clientes da CVC
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De acordo com a agência, o Panamá está muito popular entre os destinos internacionais. "Muitos brasileiros aproveitam as tarifas aéreas atrativas e a isenção de visto para visitar o país".

A CVC também informa que o aeroporto da Cidade do Panamá (na foto acima) é um importante ponto de conexão para viagens entre o Brasil e o Caribe. Muitos turistas têm aproveitado isso para passar alguns dias na capital panamenha, um bom lugar para fazer compras e que dá acesso a lindas praias.