Topo

Ano-Novo relax! Destinos para fugir do agito e da balada no Réveillon

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

21/12/2018 04h00

Os dias que antecedem e sucedem ao Réveillon geram um clima de agitação e de festas intermináveis em diversos destinos turísticos do Brasil. 

Mas, dentro do país, há também lugares onde o turista pode encontrar uma atmosfera mais propícia ao descanso do que à badalação. 

São cidades e regiões onde é possível relaxar no meio da natureza, contemplar imagens bucólicas e fugir (mesmo que parcialmente) da bagunça festeira gerada pela alta temporada de viagens de fim do ano. 

Abaixo, conheça alguns destes locais.

Bento Gonçalves e arredores (RS)

Vinhedos da cidade de Bento Gonçalves (RS). Região abriga vinícolas como a Miolo, Casa Valduga e Salton, que recebem visitas de turistas - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

A cidade gaúcha de Bento Gonçalves e seus arredores são um enorme polo produtor de vinhos do sul do Brasil: lá, no meio de lindas colinas cobertas por vinhedos, turistas têm a chance visitar sedes de empresas vinícolas para ver como seus vinhos e espumantes são produzidos. 

Nestes tours, há explicações que mostram, de maneira didática, como as bebidas são feitas, sessões de degustação de taças de merlot, cabernet sauvignon e afins, e, em alguns casos, até restaurantes onde é possível harmonizar o vinho com pratos saborosos.

E o melhor: há pousadas na área que oferecem piscina, spa e belíssimas vistas para os vinhedos, o que, com quase certeza, envolverá o viajante em um clima de tranquilidade. 

Para hospedagem, uma das melhores opções é o estabelecimento hoteleiro que fica dentro da vinícola Casa Valduga, que propicia muito conforto e paisagens de cair de queixo.  

Vila de Picinguaba (SP)

Praia de Picinguaba, em Ubatuba - juliekoba/Getty Images/iStockphoto - juliekoba/Getty Images/iStockphoto
Imagem: juliekoba/Getty Images/iStockphoto

Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, costuma ficar bem agitada na época do Réveillon. Mas, neste município do litoral norte de São Paulo, ainda há alguns lugares onde o turista tem grandes de encontrar sossego aliado a muito contato com a natureza. 

Trata-se da vila de Picinguaba, onde vive uma comunidade de pescadores e que está cercada por lindas praias.

É um local que tem casas para aluguel e que não costuma ser dominado por um clima de balada nos dias que antecedem e sucedem à chegada do Ano Novo.

Se estiver por lá, faça um passeio de barco até a Ilha das Couves (que pode ficar lotada, mas tem muitas belezas) e prove as vieiras frescas vendidas dentro da vila, que são simplesmente deliciosas.  

Lajedo de Pai Mateus (PB)

Lajedo de Pai Mateus  - Marcel Vincenti - Marcel Vincenti
Imagem: Marcel Vincenti

E que tal, na época do Réveillon, visitar uma paisagem mágica e remota no interior do Nordeste que foi cenário da série de TV "Onde Nascem os Fortes"?

Na Paraíba, a cerca de 220 quilômetros da cidade João Pessoa, fica o chamado Lajedo de Pai Mateus, uma elevação de granito, no meio de uma paisagem árida, que sustenta formações rochosas arredondadas com mais de quatro metros de altura, em uma visão que lembra outro planeta. 

Caminhar pelo Lajedo tem tudo para dar uma agradável sensação de isolamento para o turista, além de lhe render fotos maravilhosas: o pôr do sol visto deste local é um dos mais bonitos do Brasil. 

Para se hospedar, uma opção interessante é a cidadezinha de Cabaceiras, que, de tão, fotogênica, serviu de cenário para filmes brasileiros como o "Auto da Compadecida".

Bananal (SP)

Cidade de Bananal, no interior de São Paulo - Celli07/Getty Images - Celli07/Getty Images
Imagem: Celli07/Getty Images

Não é todo mundo que já ouviu falar da bela cidade histórica de Bananal, no Vale do Paraíba (e localizada a cerca de 340 quilômetros da cidade de São Paulo).

Trata-se de um centro urbano recheado de lindas construções do século 19 e cujos arredores abrigam antigas fazendas cafeeiras (com paisagens encantadoras e casarões imponentes) que podem ser visitadas pelos turistas. 

Um dos destaques é a Fazenda Resgate, que foi cenário para a novela global "Saramandaia", de 2013. 

Se o intuito for se isolar ainda mais, saiba que, de Bananal, é possível organizar tours para a Serra da Bocaina.  

Chapada Diamantina (BA)

Um dos melhores mirantes da Chapada Diamantina é o Morrão, mas para se chegar ao seu topo é preciso muita disposição - Mônica A. de Souza/UOL - Mônica A. de Souza/UOL
Imagem: Mônica A. de Souza/UOL

A Chapada Diamantina, no interior da Bahia, é um destino com algumas das mais lindas paisagens naturais do Brasil (e pode ser ideal para quem quiser fugir do agito de grandes cidades ou de praias populares na época do Réveillon). 

Na região, vale a pena primeiramente se hospedar no pitoresco Vale do Capão (onde há pousadas para receber os viajantes) e, de lá, organizar tours que, através de longas caminhadas no meio da natureza, chegam a cartões-postais como a Cachoeira da Fumaça (com aproximadamente 340 metros de altura) e a mirantes que oferecem vista para o Morro do Pai Inácio, um dos cartões-postais da Chapada. 

Grutas, piscinas naturais e mais cachoeiras também podem fazer parte dos passeios. 

Jalapão (TO)

Cachoeira da região do Jalapão, em Tocantins - Luciano_Queiroz/Getty Images/iStockphoto - Luciano_Queiroz/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Luciano_Queiroz/Getty Images/iStockphoto

Cachoeiras, dunas alaranjadas e muitas paisagens do cerrado brasileiro: é isto, e muito mais, o que a região do Jalapão, no Tocantins, oferece para seus visitantes. 

É um lugar onde ainda há a possibilidade de o turista ter uma sensação de relativo isolamento no meio de muita natureza, e que também inclui atrativos como rios, nascentes de água cristalina e uma fauna riquíssima, que inclui animais como emas, lobos-guará e araras voando ao ar livre.

Um dos melhores lugares onde contratar um guia para explorar a área é a cidade de Ponte Alta. A Cachoeira da Fumaça, na foto acima, é um dos locais que merecem ser visitados.  

Parque Nacional Aparados da Serra (RS)

Parque Nacional Aparados da Serra (SC) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Além de Bento Gonçalves, o Rio Grande do Sul tem um ótimo destino turístico para quem quiser fugir de intensos climas de balada na época do Réveillon. 

Na divisa do Estado gaúcho com Santa Catarina, fica a região do Parque Nacional de Aparados da Serra, onde o turista pode dedicar boa parte de seu tempo à contemplação de cânions forrados por mata, marcados por cachoeiras e que chegam a ter paredões com centenas de metros de altura (e que são separados por lindos cursos de água).

É possível fazer longas caminhadas na área: um dos destaques do local é o cânion do Itaimbezinho. A cidade de Cambará do Sul (a cerca de 200 quilômetros de Porto Alegre) oferece agradáveis pousadas para quem pretende explorar o Parque Nacional de Aparados da Serra. 

Petrópolis (RJ)

Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, no Rio de Janeiro - dabldy/Getty Images - dabldy/Getty Images
Imagem: dabldy/Getty Images

Enquanto a cidade do Rio de Janeiro ferve (tanto no quesito temperatura como no agito das festas) na época do Réveillon, o município de Petrópolis (a cerca de 70 quilômetros de distância) oferece, no final do ano, um clima mais ameno e um ambiente menos agitado do que o da capital fluminense.

Aqui, o turista pode tanto se entreter visitando monumentos históricos lindíssimos (como a Catedral São Pedro de Alcântara, na foto, onde estão os restos mortais de D. Pedro 2º e família) como organizar tours de imersão na natureza (como os passeios que levam os viajantes até o Parque Nacional da Serra dos Órgãos). Também vale a pena curtir a excelente gastronomia oferecida pelos restaurantes de Petrópolis.