Topo

Época do Bom Velhinho: estes lugares turísticos têm tudo a ver com o Natal

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

20/12/2018 04h00

Há diversos destinos ao redor do mundo que têm tudo a ver com o Natal, sejam eles relacionados ao nascimento de Jesus ou à figura do Papai Noel. 

Trata-se de lugares com paisagens e histórias com potencial para fascinar os turistas, mesmo aqueles que são céticos e não costumam dialogar muito com o Bom Velhinho.

Neste ou nos próximos anos, você gostaria de fazer uma viagem de perfil natalino?   

Abaixo, veja lugares ideais para este tipo de jornada. 

Nazaré, Israel

Basílica da Anunciação, em Nazaré, Israel - Cezary Wojtkowski/Getty Images/iStockphoto - Cezary Wojtkowski/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Cezary Wojtkowski/Getty Images/iStockphoto

A cidade de Nazaré é um dos principais destinos turísticos cristãos localizados dentro de Israel. Um de seus principais monumentos, e que têm tudo a ver com o Natal, é a Basílica da Anunciação, construída no local onde Maria teria recebido a visita do arcanjo Gabriel e sido informada de que ela seria a mãe do filho de Deus. 

O templo abriga as ruínas do que seria a casa da mãe de Jesus quando ela recebeu o anúncio sagrado. Reza a história que Jesus passou a primeira parte de sua vida em Nazaré, hoje um centro urbano habitado por uma população majoritariamente árabe.

Lá também fica a Igreja de São José (erguida no local onde teria existido a carpintaria de José) e a Igreja de São Gabriel: segundo cristãos ortodoxos, foi na área deste templo que o arcanjo Gabriel anunciou à Maria que ela estava esperando o filho de Deus. 

Belém, Cisjordânia

Turistas visitam a Basílica da Natividade, que marca o suposto local do nascimento de Jesus - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Situada na conturbada região da Cisjordânia, nos Territórios Palestinos, a cidade de Belém abriga a Basílica da Natividade, que, segundo a fé cristã, marca o local do nascimento de Jesus. 

Mesmo para o turista cético, é difícil não ser tocado pela atmosfera de devoção que existe dentro do edifício, marcado por ambientes cavernosos (o que agrega todo um mistério à basílica) e frequentado por fiéis do mundo inteiro. É também interessante ver o sol projetando densos raios de luz através das janelas o templo e dando uma aura mágica a todo o local. 

Uma estrela de prata no chão indica o que seria o local do exato do nascimento de Jesus. 

Jerusalém, Israel

Papai Noel sobre camelo em Jerusalém, Israel - Divulgação/Ministério do Turismo de Israel - Divulgação/Ministério do Turismo de Israel
Imagem: Divulgação/Ministério do Turismo de Israel

Jerusalém é um local muito mais relacionado a capítulos da vida adulta de Jesus do que a seu nascimento. Mas, desde 2017, a Cidade Santa tem abrigado, para a época natalina, a Casa do Papai Noel. 

Trata-se de um espaço montado em uma casa do centro histórico de Jerusalém, com um interior com arcos, paredes de pedra e teto abobadado, tudo decorado com objetos natalinos feitos à mão. 

Lá dentro, crianças e adultos poderão ter encontros com um Papai Noel que é famoso por fazer aparições sobre um camelo por Jerusalém (e ainda terão a chance de curtir ambientes como uma oficina de brinquedos e estação de correspondências do Bom Velhinho). 

Em 2018, a Casa do Papai Noel estará aberta ao público até o dia 31 de dezembro, funcionando das 17h às 20h. Estes horários, entretanto, podem sofrer alterações. Para mais informações, verifique a agenda desta atração turística no Facebook.

Lapônia, Finlândia

Viajantes fazem passeios com renas na região da Lapônia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A região finlandesa da Lapônia se considera como o lar oficial do Papai Noel.

Além de exibir imagens que remetem imediatamente ao Bom Velhinho, como remotos cenários nevados e paisagens marcadas pela presença de renas, esta área do norte do globo abriga a Santa Claus Village, um parque de entretenimento localizado na cidade de Rovaniemi (que fica a mais de 800 quilômetros da capital, Helsinki) e que oferece atrativos como restaurantes, bares e acomodações hoteleiras para quem quiser passar mais de um dia por lá. 

Os visitantes, logicamente, irão se encontrar com a figura do Papai Noel enquanto estiverem no local e terão a chance de fazer passeios com trenós puxados por renas. 

Mais informações: www.santaclausvillage.info

Museu Neue Pinakothek, Alemanha

Quadro "Te tamari no atua", do pintor Paul Gauguin - Reprodução/Paul Gauguin - Reprodução/Paul Gauguin
Imagem: Reprodução/Paul Gauguin

O Museu Neue Pinakothek, na cidade alemã de Munique, abriga uma das mais célebres interpretações artísticas do nascimento de Jesus. 

Trata-se do quadro batizado de "Te tamari no atua", feito no século 19 pelo pintor francês Paul Gauguin. 

Na obra, uma mulher de traços polinésios (que seria uma referência a Maria) aparece estirada sobre uma cama, em posição de descanso, logo após dar à luz uma criança, que surge em segundo plano no quadro, nos braços de outra mulher, com uma auréola envolvendo sua cabeça. 

Esta pintura foi realizada na época em Gauguin viveu na Polinésia, no oceano Pacífico, cuja população inspirou diversos de seus quadros. 

Outras obras sobre a natividade

Quadro "Adoração dos Reis Magos", de Peter Paul Rubens - Reprodução/Peter Paul Rubens - Reprodução/Peter Paul Rubens
Imagem: Reprodução/Peter Paul Rubens

Há outras obras relacionadas ao tema do nascimento de Jesus em exibição em importantes museus do mundo.  

A Galleria degli Uffizi, em Florença, por exemplo, tem em seu acervo o quadro "A Adoração dos Magos", feito pela italiano Sandro Botticelli no século 15 e que mostra Jesus recém-nascido nos braços de Maria e cercado por uma pequena multidão. 

Já o genial pintor Peter Paul Rubens também tem quadros batizados de "A Adoração dos Magos", que captam, de maneira dramática, a comoção popular em volta de Jesus logo após seu nascimento. Um destas obras, realizada no século 17, faz parte do acervo do Museo del Prado, em Madri, na Espanha. 

Santa Claus, Estados Unidos

Cidade de Santa Claus, em Indiana, nos Estados Unidos - Tengrrl/www.flickr.com/photos/tengrrl/7638789854 - Tengrrl/www.flickr.com/photos/tengrrl/7638789854
Imagem: Tengrrl/www.flickr.com/photos/tengrrl/7638789854

E que tal visitar uma cidade que se chama Santa Claus (Papai Noel, em inglês)?

Este lugar existe, fica no Estado norte-americano de Indiana e tem cerca de 2.500 habitantes. 

Na entrada deste centro urbano, os visitantes são recebidos com uma placa de boas-vindas e por uma grande estátua do Papai Noel. 

Santa Claus recebe cartas de milhares de crianças norte-americanas todos os anos. Há um grupo de moradores locais responsáveis por responder as mensagens. E a cidade também abriga eventos como o Land of Lights, uma exibição de luzes natalinas que se estende por mais de um quilômetro.