Topo

Veja os melhores locais do mundo para curtir fogos de artifício no Ano Novo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

19/12/2018 04h00

Festas de Réveillon são sinônimo de fogos de artifício. E, em diversos cantos do mundo, há cidades especialistas em exibir celebrações de virada de ano que são verdadeiros espetáculos artísticos. 

Quer começar o ano embalado por um céu lindamente iluminado e cercado por um empolgante clima festivo? Abaixo, conheça destinos turísticos que são cenários para algumas das melhores exibições de fogos de artifício do mundo. 

Rio de Janeiro (Brasil)

Réveillon na praia de Copacabana, Rio de Janeiro - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Não é à toa que a festa de Réveillon realizada anualmente na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, é uma das mais famosas do mundo.

A celebração, que chega a reunir mais de 2 milhões de pessoas neste trecho da orla carioca, consumiu, em 2017, cerca de 25 toneladas de fogos de artifício, que iluminaram o céu da capital fluminense durante mais de 15 minutos. 

Em 2018 o espetáculo deve ser parecido: é só ter fôlego para encarar as multidões e curtir uma intenso festejo ao lado do mar. 

Sydney (Austrália)

Fogos de artifício em Sydney, na Austrália - ampueroleonardo/Getty Images - ampueroleonardo/Getty Images
Imagem: ampueroleonardo/Getty Images

A Austrália é uma das primeiras nações do mundo a dar boas-vindas ao Ano Novo (e o país da Oceania faz isso com muito estilo).

Sua principal cidade, Sydney, realiza, anualmente, uma festa de fogos de artifício sobre um cenário encantador: a região conhecida como Sydney Harbour, marcada por joias arquitetônicas como a Sydney Opera House (na foto, centro de espetáculos que é uma das obras-primas do célebre arquiteto dinamarquês Jorn Utzon) e a ponte Sydney Harbour Bridge. 

Trata-se de um evento que atrai turistas do mundo inteiro (e quase todos voltam para casa com grandes fotos). 

Hong Kong (Região Administrativa Especial da China)

Fogos de Ano Novo em Hong Kong - JavenLin/Getty Images/iStockphoto - JavenLin/Getty Images/iStockphoto
Imagem: JavenLin/Getty Images/iStockphoto

O conjunto de prédios imponentes e moderníssimos de Hong Kong formam um cenário perfeito para o espetáculo de fogos de artifício da virada do ano. 

Na noite do dia 31 de dezembro, multidões de nativos e turistas se reúnem nos calçadões que existem ao redor das águas da área conhecida como Victoria Harbour (na foto) para ver o céu iluminado com os arranha-céus ao fundo. 

É também possível admirar o espetáculo, de ângulo privilegiado, a partir de barcos que navegam pela zona.

Dubai (Emirados Árabes Unidos)

Fogos de Ano Novo em Dubai - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, possui uma das paisagens urbanas mais megalomaníacas e impressionantes do mundo: lá estão, por exemplo, o mais alto edifício do planeta (o Burj Khalifa, com quase 830 metros de altura) e o Burj Al Arab, que chama a atenção com sua forma que lembra um veleiro no meio do mar.

E todo este cenário, logicamente, serve de pano de fundo para uma fantástica queima de fogos na virada do ano. 

Um dos melhores lugares para curtir o espetáculo é nas proximidades do Burj Khalifa, onde, neste ano, irá se concentrar boa parte dos fogos.

Nova York (EUA)

Fogos de Ano Novo em Nova York - Lady-Photo/Getty Images/iStockphoto - Lady-Photo/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Lady-Photo/Getty Images/iStockphoto

Há pessoas que reclamam da festa de Réveillon realizada todos os anos na Times Square, em Nova York, dizendo que é um evento superlotado e onde as pessoas sofrem com o frio do inverno norte-americano.

Mas não há como negar que se trata de uma das celebrações de Ano Novo mais célebres do globo, com os fogos de artifício realçando a intensa luminosidade da Times Square e com os participantes sendo cobertos por uma imensa chuva de papel picado. 

Há, porém, a possibilidade de curtir a virada de outros lugares, como a região do Brooklyn, de onde é possível ver os fogos estourando sobre os arranha-céus de Manhattan.  

Londres (Inglaterra)

Fogos de Ano Novo em Londres - ZinCat/Getty Images/iStockphoto - ZinCat/Getty Images/iStockphoto
Imagem: ZinCat/Getty Images/iStockphoto

A cidade de Londres abriga uma empolgante festa de Ano Novo. 

Isso porque a capital inglesa exibe construções icônicas que fazem um belo pano de fundo para a queima dos fogos de artifício.

Tente conseguir um bom ponto de observação nos arredores do rio Tâmisa para ver a noite se iluminando sobre cartões-postais como a roda-gigante London Eye (na foto) ou a ponte Tower Bridge. 

Bangcoc (Tailândia)

Fogos de Ano Novo em Bangcoc - LeoPatrizi/Getty Images/iStockphoto - LeoPatrizi/Getty Images/iStockphoto
Imagem: LeoPatrizi/Getty Images/iStockphoto

Bangcoc é um cidade festeira por natureza (e esta característica se mantém na virada do ano).

No Réveillon, o céu da capital tailandesa é tomado por um intenso espetáculo de fogos de artifício, seguido por multidões de nativos e turistas.

Um dos mais populares lugares para acompanhar as celebrações é o centro comercial conhecido como CentralWorld Plaza.  

Edimburgo, Escócia

Festa de Réveillon em Edimburgo, na Escócia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A queima de fogos do Réveillon da cidade de Edimburgo, na Escócia, coroa um animado evento conhecido como Hogmanay, que começa já no dia 30 de dezembro e reúne shows de bandas famosas, festas em parques e até uma procissão de tochas pelas ruas locais. 

Uma das melhores estratégias é achar um local que ofereça uma boa vista para o Castelo de Edimburgo (no fundo da foto acima): este monumento histórico fica lindo com os fogos estourando no céu, sobre sua imponente estrutura. 

Auckland, Nova Zelândia

Fogos de Ano Novo em Auckland - denizunlusu/Getty Images - denizunlusu/Getty Images
Imagem: denizunlusu/Getty Images

Principal cidade da Nova Zelândia, Auckland é dona de um lindo cenário urbano, que ganha ainda mais beleza durante as celebrações de virada de ano. 

O céu desta metrópole se ilumina com fogos de artifício, que estouram sobre cartões postais como a Sky Tower (no centro da foto), torre com quase 330 metros de altura que é um dos principais símbolos locais. 

Pars ver o show de ângulo privilegiado, tente achar um espaço na área conhecida como Viaduct Harbour, que fica ao lado das águas que banham a cidade. 

Cingapura

Fogos de Ano Novo em Cingapura - filipe_lopes/Getty Images - filipe_lopes/Getty Images
Imagem: filipe_lopes/Getty Images

A cidade-Estado de Cingapura tem uma das mais interessantes festas de Réveillon da Ásia. 

Na noite da virada do ano, fogos de artifício explodem sobre os modernos marcos arquitetônicos do destino, como o arrojado edifício conhecido como Marina Bay Sands (à esquerda na foto).

Um dos melhores locais para curtir o espetáculo é nos arredores da área conhecida como Marina Bay.