Topo

Veja palácios britânicos onde membros da família real passaram a infância

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

07/12/2018 04h00

O recente anúncio de que o príncipe Harry e sua esposa, a duquesa de Sussex, Meghan Markle, estão esperando um filho trouxe, novamente, os holofotes da imprensa mundial para a família real britânica. 

Enquanto o bebê não chega (e não gera uma enxurrada de notícias por todo o planeta), você já imaginou visitar lugares onde outros membros ilustres da monarquia britânica nasceram e/ou passaram a infância?

Muitos destes locais são abertos a turistas, fazendo a alegria de quem gosta da rainha Elizabeth 2ª e companhia.  

Abaixo, conheça palácios e castelos do Reino Unido nos quais membros da realeza atravessaram seus primeiros momentos de vida. 

Palácio de Buckingham (Londres, Inglaterra)

Palácio de Buckingham, na Inglaterra - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O Palácio de Buckingham é um dos mais famosos cartões-postais do Reino Unido, e foi lá que nasceram o príncipe Charles e seu irmão, o príncipe Andrew. 

E há um fato curioso envolvendo este cartão-postal: "avisos de nascimentos e mortes reais ainda são colados nas grades do palácio para que os súditos leiam, mesmo que hoje você saiba tudo pelo Facebook ou Twitter primeiro", informa o Visit Britain, órgão responsável por promover o Reino Unido turisticamente. 

O palácio fica aberto ao público durante o verão europeu, além de ser acessível a passeios limitados em dezembro, janeiro e na Páscoa.

Palácio de Kensington (Londres, Inglaterra)

Palácio de Kensington, na Inglaterra - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Localizado na capital inglesa, o Pálacio de Kensington foi lar da falecida princesa Diana durante muito tempo de sua vida adulta. Foi lá que cresceram seus filhos, os príncipes William e Harry.

Atualmente vivem no local os netos de Lady Di: o Príncipe George, a Princesa Charlotte e o caçula, Príncipe Louis, todos frutos da união entre William e Kate Middleton, duquesa de Cambridge. 

Um dos principais atrativos de visitar o palácio é passear por seus lindos jardins, onde é possível atravessar túneis de árvores e admirar uma lagoa ornamental com fontes que costumam encantar as crianças. 

Sandringham Estate (Norfolk, Inglaterra)

Sandrigham Estate, no Reino Unido - Divulgação/Visit Britain - Divulgação/Visit Britain
Imagem: Divulgação/Visit Britain

Dentro da propriedade chamada Sandringham Estate (situada em Norfolk, a cerca de 180 quilômetros de Londres) nasceu, em 1961, Diana Frances Spencer, que viria a se tornar a princesa Diana (o nascimento não ocorreu dentro da imponente construção vista na foto, mas em uma casa que fica no mesmo terreno). 

O local abriga lindos jardins (ótimos para românticas caminhadas) e um museu que conta a história de Sandringham. Na hora de descansar as pernas, muitos turistas curtem uma xícara de chá com bolo no estabelecimento conhecido como Stables Tearoom, que fica dentro da propriedade e oferece linda vista para os jardins ao redor. Sandringham Estate se encontra aberto ao público de abril a novembro.

Castelo de Glamis (Angus, Escócia)

Castelo de Glamis, na Escócia - PAUL TOMKINS/VisitScotland - PAUL TOMKINS/VisitScotland
Imagem: PAUL TOMKINS/VisitScotland

Situado a aproximadamente 120 quilômetros de Edimburgo, na Escócia, o Castelo de Glamis tem uma história que remonta ao século 11 e é um importante marco para a monarquia britânica.

A falecida mãe da rainha Elizabeth 2ª passou parte da infância por lá (e o castelo foi o local de nascimento da irmã da atual monarca britânica, a princesa Margaret, que morreu em 2002). 

O Castelo de Glamis é aberto para visitas guiadas. 

Castelo de Pembroke (Pembrokeshire, País de Gales)

Castelo de Pembroke, no País de Gales - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Localizado no País de Gales, a aproximadamente 390 quilômetros de Londres, o Castelo de Pembroke é o local de nascimento, no século 15, de Henrique 7º, o primeiro monarca da dinastia Tudor.

"A Wogan's Cavern, no subsolo do castelo, vale muito a visita", recomenda o órgão Visit Britain. "Ela é o lar de residentes muito especiais e diferentes: os morcegos-anões!". 

Castelo de Edimburgo (Edimburgo, Escócia)

Castelo de Edimburgo, na Escócia - VisitBritain/Andrew Pickett - VisitBritain/Andrew Pickett
Imagem: VisitBritain/Andrew Pickett

O Castelo de Edimburgo é o grande símbolo da capital escocesa. Trata-se de um monumento que fica em um ponto elevado da cidade (oferecendo vistas panorâmicas incríveis para Edimburgo) e com uma história bem interessante: lá nasceu, no século 16, o rei James 6º, filho de Mary, a Rainha dos Escoceses.

Dentro do castelo é possível ver de perto as joias usadas por Mary quando ela foi coroada, além de objetos que pertenceram ao rei James 6º.

Castelo de Windsor (Windsor, Inglaterra)

Castelo de Windsor, na Inglaterra - VisitEngland/© Doug Harding - VisitEngland/© Doug Harding
Imagem: VisitEngland/© Doug Harding

O Castelo de Windsor, localizado a cerca de 40 quilômetros de Londres, é outro marco importantíssimo para a história da monarquia britânica. 

A rainha Victoria passou muito tempo de sua vida dentro desta propriedade. Já durante a Segunda Guerra Mundial, a hoje rainha Elizabeth 2ª (naquela época, ainda uma adolescente) usou abrigos antibomba dentro do Castelo de Windsor durante ataques aéreos nazistas contra a Inglaterra.   

E, já foi anunciado que, no ano que vem, o príncipe Harry e a duquesa de Sussex irão se mudar para uma residência no mesmo terreno do famoso Castelo de Windsor (onde Meghan irá passar os estágios mais avançados da gravidez).