Topo

Do Rio à Bahia, conheça destinos da temporada brasileira de cruzeiros

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

21/11/2018 04h00

A temporada brasileira de cruzeiros começa oficialmente neste mês de novembro. Além das piscinas, cassino, baladas e todo o entretenimento oferecido pelos transatlânticos, a diversão para os viajantes acontece também em terra firme, a cada parada dos navios.

Nas lindas cidades e balneários onde aportam, seja no Brasil ou países vizinhos, os turistas terão a chance de conhecer praias paradisíacas, cenários urbanos divertidos e muito mais. 

Abaixo, veja passeios que merecem ser feitos em alguns dos mais interessantes destinos dos transatlânticos da temporada de cruzeiros. Muitos destes locais podem ser conhecidos com tours guiados oferecidos pelas próprias companhias que operam os navios.  

Ilhabela (São Paulo)

Ilhabela é um dos destinos mais procurados do litoral norte paulista - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Considerado um dos destinos litorâneos mais lindos do Sudeste, Ilhabela (SP) está na rota da temporada brasileira de cruzeiros. Ao desembarcar por lá, não faltarão praias incríveis para o turista visitar, como Castelhanos (cercada por mata Atlântica e que, vista de cima, de um mirante que existe na área, exibe o formato de um coração) e Jabaquara (ótima para deitar na areia e curtir um dia de sol). 

Durante suas paradas em Ilhabela, a companhia de cruzeiros MSC oferece uma excursão que levará os passageiros para o centrinho do balneário (onde há lojinhas e uma igreja do começo do século 20) e para a Praia do Curral, onde os participantes poderão nadar e pegar um bronze. 

Ilhéus (Bahia)

Ilhéus, na Bahia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A cidade baiana de Ilhéus será visitada durante a temporada brasileira de cruzeiros (e tem muito a mostrar aos turistas). A Praia dos Milionários, por exemplo, é um dos grandes atrativos locais e um ótimo lugar para curtir umas horinhas de sol e mar. Já no centro histórico de Ilhéus, vale a pena parar para admirar a catedral de São Sebastião (uma imponente construção em estilo neoclássico) e o Palácio Paranaguá. 

Na região também está o Bataclan, um centro cultural e gastronômico que funciona em um casarão inaugurado em 1923 e que remete à obra "Gabriela - Cravo e Canela", de Jorge Amado. 

A MSC, que visitará Ilhéus na temporada, oferece uma excursão entre o porto da cidade e o balneário de Itacaré, que abriga praias paradisíacas.

Salvador (Bahia)

Imagem aérea mostra o Farol da Barra, em Salvador - Jeilson Barreto Andrade/Getty Images  - Jeilson Barreto Andrade/Getty Images
Imagem: Jeilson Barreto Andrade/Getty Images

Salvador é outro destino baiano que será visitado por cruzeiros nos próximos meses. Aqui, vale a pena se programar para explorar os inúmeros cartões-postais que existem dentro da cidade. 

Vá até o o Farol da Barra para comer um delicioso acarajé admirando uma das paisagens litorâneas mais famosas do Brasil. 

Já na região do Pelourinho, é possível conhecer joias arquitetônicas como a Igreja e Convento de São Francisco. De lá, caminhe até o Elevador Lacerda, através do qual turistas acessam o Mercado Modelo, famoso lugar para comprar produtos típicos e se deliciar com mais comida baiana.

Em suas paradas em Salvador, a Costa Cruzeiros oferece excursões até a praia do Forte e ao projeto Tamar.    

Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Rio de Janeiro - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O Rio de Janeiro será um dos principais pontos de partida das viagens da temporada brasileira de cruzeiros, além de ser visitado por alguns navios que navegarão pelo litoral brasileiro.

Do porto carioca, é possível realizar passeios até alguns dos principais cartões-postais da cidade, como o Pão de Açúcar, o Aterro do Flamengo e as praias de Copacabana e Ipanema. 

Relativamente acessíveis também são as tradicionais áreas da Lapa e Santa Teresa, além do Museu do Amanhã. A companhias MSC, Costa e Pullmantur usarão o porto do Rio durante a temporada de cruzeiros. 

Búzios (Rio de Janeiro)

Búzios - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Búzios é um dos mais lindos balneários do Estado do Rio de Janeiro, e será um dos pontos de parada da temporada brasileira de cruzeiros. 

Ao desembarcar por lá, o passageiro pode ir até a famosa Rua das Pedras, ótimo local para fazer comprinhas e para sentar em uma mesa para tomar uma cerveja. Em relação às paisagens marítimas, vale muito a pena visitar as belíssimas praias da Armação, Ossos, Azeda e Azedinha.

A companhia de cruzeiros MSC, que visitará Búzios na temporada, oferece uma excursão de escuna que levará passageiros para admirar todas estas praias mencionadas. Passageiros do navio Soberano, da Pullmantur (e cujas passagens são comercializadas pela CVC), também terão a chance de fazer excursão pela rua das Pedras e passeios de escuna pelo mar que banha Búzios. 

Balneário Camboriú (Santa Catarina)

Balneário Camboriú, em Santa Catarina - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Destino desta temporada de cruzeiros, Balneário Camboriú oferece muitos atrativos para os passageiros. Lá, é possível tomar sol em uma enorme orla forrada de arranha-céus e que fica próxima de bons restaurantes e bares. 

Para quem quiser fazer passeios mais longos, vale a pena visitar o Parque Unipraias, com bondinhos que levam o turista até o topo do Morro da Aguada e, depois, desce até a Praia de Laranjeiras. 

O navio Soberano, da marca Pulllmantur (e cujas passagens são comercializadas no Brasil pela CVC), visitará Balneário Camboriú nos próximo meses. Passageiros da embarcação podem contratar um tour para ir até o Beto Carrero World, localizado a cerca de 40 quilômetros do balneário. A companhia Costa Cruzeiros também oferece este tour até o Beto Carrero.  

Santos (São Paulo)

Vista aérea de Santos, em São Paulo - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Santos será o principal porto de embarque da temporada brasileira de cruzeiros (e também o local onde a maioria das viagens marítimas irá terminar). Seja antes ou depois da jornada, a cidade paulista abriga interessantes atrativos para o turista que quiser passear um pouco em terra.   

Lá estão, por exemplo, o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube (com diversas relíquias relacionadas com a vencedora história do time de futebol santista e de seu maior ídolo, Pelé) e o Museu do Café, instalado no edifício em que funcionou, durante boa parte do século 20, a Bolsa Oficial de Café de Santos. 

Se a ideia for chegar mais perto do mar, faça uma caminhada pelo jardim da orla de Santos, um lindo e extenso espaço verde, cheio de paisagismo, que existe no trecho litorâneo da cidade. 

Cabo Frio (Rio de Janeiro)

Cabo Frio - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Destino da temporada brasileira de cruzeiros, Cabo Frio oferece boas praias para o passageiro que quiser desembarcar do navio e se bronzear sobre a areia. Entre elas se destacam a Praia das Conchas (que, vista de cima, lembra realmente uma concha, em uma imagem que rende grandes fotos) e a Praia do Forte (com ondas que atraem surfistas). 

A companhia de cruzeiros MSC irá visitar Cabo Frio na temporada e, durante estas paradas, oferecerá excursões de escuna que irão até a bela Ilha dos Papagaios, uma dos cartões-postais mais bonitos da região e ao redor da qual será possível nadar. 

Buenos Aires (Argentina)

Caminito, em Buenos Aires, Argentina - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Buenos Aires será um dos destinos internacionais visitados durante esta temporada de cruzeiros. Uma das companhias que levará viajantes brasileiros até lá, a partir de portos brasileiros, será a MSC. 

Muitas das paradas na capital argentina oferecerão tempo para que o passageiro saia do navio e explore alguns dos atrativos locais. Vale muito a pena usar esta oportunidade para conhecer o famosíssimo Caminito (na foto, recheado de construções coloridas e onde há apresentações de tango ao ar livre), a Plaza de Mayo (em cuja a região fica a Casa Rosada, sede da presidência argentina) e a Calle Florida, via que é um dos principais centros comerciais da metrópole portenha (e um bom lugar para fazer comprinhas).

A MSC, por sua vez, oferece um tour que leva os passageiros até uma apresentação de tango durante suas paradas em Buenos Aires.    

Montevidéu e Punta del Este (Uruguai)

Balneário mais badalado do Uruguai, Punta del Este atrai grande número de turistas brasileiros durante todo o ano. Mistura de Miami e Ibiza, e com um certo clima de Côte d'Azur, a península uruguaia está localizada entre o Rio da Prata e o Atlântico e exibe atrativos como o monumento "Los Dedos", o Hotel Conrad e lindas praias  - Melissa Pio/UOL - Melissa Pio/UOL
Imagem: Melissa Pio/UOL

Os destinos uruguaios de Montevidéu e Punta del Este estão entre os destinos internacionais da temporada de cruzeiros (navios da Costa e da MSC, por exemplo, irão parar nos dois locais).

Na capital uruguaia, faça um passeio pelo centro histórico (que abriga lindos espaços públicos como a Plaza Independencia) e vá até o Mercado Central (um dos mais tradicionais lugares para provar a suculenta carne do Uruguai). Punta, por sua vez, exibe praias frequentadas por ricaços da América do Sul (principalmente do Brasil e da Argentina): lá, não deixe de visitar a enigmática escultura Los Dedos, dedos gigantescos que se projetam para fora das areias da Praia Brava.