Topo

O verão vem aí! Conheça destinos de praia perfeitos para curtir no Brasil

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

15/11/2018 04h00

As férias de fim de ano estão chegando e, com elas, o calor do verão. E, para aproveitar esta cálida época de descanso, nada melhor do que viajar para algum dos muitos destinos de praia paradisíacos que existem dentro do Brasil. 

No litoral do país há balneários para todos os gostos, de ilhas que oferecem um ambiente selvagem a cidades litorâneas onde o turista pode juntar contato com a natureza com o agito de um ambiente urbano.

Abaixo, conheça dez destinos praianos ideais para viagens esta época do ano. 

Conde (PB)

Praia do Coqueirinho, na Paraíba - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Para muitas pessoas que não vivem no Nordeste, a Paraíba é um lugar menos conhecido do que Estados vizinhos como Rio Grande do Norte e Pernambuco. Mas engana-se quem pensa que não existem orlas incríveis por lá.

Algumas das mais lindas praias paraibanas ficam no município do Conde, a cerca de 40 quilômetros de João Pessoa: são faixas de areia protegidas por gigantescas falésias, cujo topo é acessível aos turistas e que, destes mirantes, proporcionam visões incríveis para todo o litoral da área. 

Reserve uma boa parte do dia para curtir a areia e o mar da praia de Coqueirinho (na foto), um dos cartões-postais do Conde e que exibe uma linda paisagem cercada por coqueiros. E, logo ali ao lado, fica a praia de Tambaba, um dos recantos naturistas mais lindos do Brasil

Boipeba (BA)

Ilha de Boipeba, na Bahia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A ilha de Boipeba é um dos destinos mais lindos da Bahia -- e um lugar perfeito para quem quiser passar as férias no meio de muita natureza. Localizado relativamente perto de Morro de São Paulo, ao sul de Salvador, este recanto litorâneo tem como um de seus destaques a paradisíaca praia de Moreré, com pousadinhas românticas e um mar cristalino. 

Não entram carros na ilha, que é um lugar ideal para ser explorado a pé, em caminhadas que atravessam trechos à beira-mar e fazendas de coqueiros. Além de Moreré, Boipeba oferece praias fantásticas como Tassimirim (que, na maré baixa, oferece piscinas naturais para os turistas) e praia da Cueira (com um horizonte forrado de coqueiros). Para curtir uma orla com mais infraestrutura (como quiosques para tomar uma cerveja e curtir petiscos de frutos do mar) vá até a praia da Boca da Barra. 

Ilha Grande (RJ)

Praia do Aventureiro, em Ilha Grande, no Rio de Janeiro - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ilha Grande, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, abriga alguns dos recantos litorâneos mais lindos do Brasil. 

No meio de seu ambiente selvagem, ideal para quem busca passar as férias no meio de terrenos forrados por mata Atlântica, destacam-se praias como Lopes Mendes, Praia do Aventureiro (na foto) e Praia Preta (todas com paisagens tomadas por farta natureza). 

Trilhas na mata e visitas a cachoeiras também encantam os turistas em Ilha Grande. E, para quem quiser um pouquinho de agito, vale passear pela Vila do Abraão, com restaurantes, lojinhas e bares.  

Cabo de Santo Agostinho (PE)

Praia de Calhetas: A praia Calhetas é uma baía de quase 200m que chama a atenção por suas águas azuladas, coqueiros e pelo colorido dos barcos, em Cabo de Santo Agostinho. O local é bastante procurado por praticantes de mergulho e pesca submarina - Miguel Igreja/Empetur/Divulgação - Miguel Igreja/Empetur/Divulgação
Imagem: Miguel Igreja/Empetur/Divulgação

O litoral relativamente pequeno de Pernambuco tem uma abundância impressionante de balneários paradisíacos, como Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros. Na região, vale a pena também visitar Cabo de Santo Agostinho, que mistura lindas praias com interessantes monumentos históricos. 

Um dos destaques de Cabo de Santo Agostinho é a praia de Calhetas (na foto), que, vista de cima, a partir de um mirante que existe na área, exibe um formato que lembra um coração. Sua faixa de areia é pequena e a água que a banha é calma, quase sempre pontuada por pitorescos barquinhos. 

O local também oferece quiosque e uma tirolesa, que permite que o turista "voe" sobre a bela paisagem de Calhetas. Em Cabo de Santo Agostinho, tampouco deixe de visitar a vila histórica de Nazaré, com ruas de areia e a igreja de Nossa Senhora de Nazaré, construída pelos portugueses no século 16 e que fica ao lado das ruínas de um convento carmelita.

Florianópolis (SC)

Praia Lagoinha do Leste, em Florianópolis - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Além de ser a capital de um importante Estado brasileiro e ser formada por um enorme cenário urbano, Florianópolis abriga algumas das praias mais lindas do Sul do Brasil. Aqui, há orlas para todos os gostos, o que faz da cidade um destino muito recomendado para a época do verão. 

Quer tomar um sol envolto por um ambiente de glamour? Vá até Jurerê Internacional, frequentada por um pessoal endinheirado e cercada por barzinhos descolados. Se a intenção for curtir um ambiente onde a natureza predomina, Lagoinha do Leste (na foto, formada por muita Mata Atlântica) e a Ilha do Campeche (com águas cristalinas perfeitas para sessões de snorkel) devem ser a escolha. 

A Praia da Joaquina, por sua vez, com fortes ondas, é indicada para o público surfista. 

Trancoso (BA)

Encontro do rio com o mar em Trancoso, na Bahia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Outro balneário baiano que costuma encantar os turistas é Trancoso, no litoral sul do Estado (e acessível a partir do aeroporto de Porto Seguro).

Não faltam belíssimas orlas por lá, como Ponta de Itaquena (com um oceano de coloração esverdeada e cercada por uma densa área de mata) e a Praia do Rio da Barra, como uma areia fofinha e com sua paisagem formada por falésias, em um dos cenários mais lindos de toda a Bahia. Para curtir piscinas naturais, vale a pena ir até Itapororoca, onde o mar constantemente fica raso e cristalino, ideal para se refrescar do calor nordestino. 

Ubatuba (SP)

Em um dia nublado, surfista tem a praia da Fazenda, em Ubatuba, só para si. Local faz parte do Núcleo Picinguaba, em Ubatuba - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

O município de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, possui uma faixa litorânea imensa, onde o turista pode encontrar diversas praias paradisíacas. Algumas das mais bonitas delas estão no Núcleo Picinguaba, que abriga áreas de proteção ambiental e cartões-postais de aspecto selvagem como a Praia Brava da Almada e a Praia da Fazenda.

Aqui, espere ter muito contato com a mata Atlântica, em praias perfeitas para o turista passar o dia inteiro esticado na areia tomando sol. E, se a ideia for fazer um pouco de exercício físico, saiba que há lindas trilhas no Núcleo Picinguaba, que proporcionam belas caminhadas no meio da natureza. 

Icaraí de Amontada (CE)

Icaraizinho, como a praia de Icaraí de Amontada é chamada pelos cearenses, é um destino para quem quer fugir do movimento e se desligar do mundo por alguns dias - Jarbas Oliveira/UOL - Jarbas Oliveira/UOL
Imagem: Jarbas Oliveira/UOL

Quer conhecer o litoral cearense além dos famosíssimos balneários de Canoa Quebrada e Jericoacoara? Pois saiba que o Estado do escritor José de Alencar abriga a linda Icaraí de Amontada, que fica a cerca de 200km de Fortaleza.

Trata-se de um destino litorâneo com um orla cheia de coqueiros e com um mar que, com frequência, durante a maré baixa, ganha trechos que são verdadeiras piscinas naturais. E, junto com um certo clima de vila de pescadores, Icaraí de Amontada oferece confortáveis pousadas para o turista.   

Fernando de Noronha (PE)

Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, é a melhor praia do mundo, segundo TripAdvisor - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O arquipélago de Fernando de Noronha abriga o que, para muita gente, são as praias mais lindas do Brasil.

Depois de aterrissar por lá, o turista tem a chance de ingressar em verdadeiros paraísos, como a Praia do Leão (tradicional ponto de desova de tartarugas-marinhas), a Baía do Sancho (na foto, famosa por seu mar verde-esmeralda e areia que fica à sombra de uma falésia) e a Baía dos Porcos (que poderia muito bem ser cenário para um filme que se passa em uma ilha deserta, tamanhos a sua beleza e seu aspecto isolado).

Além disso, Fernando de Noronha é um dos melhores destinos de mergulho do Brasil. 

Praia do Gunga (AL)

Praia do Gunga, na Barra de São Miguel, a 33 km ao sul de Maceió - Luiz Eduardo Vaz/Divulgação - Luiz Eduardo Vaz/Divulgação
Imagem: Luiz Eduardo Vaz/Divulgação

Mar de coloração verde-esmeralda, areia branquinha e uma paisagem onde se destaca um fotogênico coqueiral.

Esta é a Praia do Gunga, localizada a cerca de 40 quilômetros de Maceió e um dos balneários mais lindos de todo o Estado de Alagoas. É um cartão-postal com um interessante formato de cotovelo, que se projeta para dentro da água, formando uma paisagem incrível para os visitantes.

E, em um dos lados da praia, o oceano se encontra com as águas da Lagoa do Roteiro.