Topo

Fã do Queen? Conheça a Londres de Freddie Mercury e companhia

O cantor britânico Freddie Mercury, vocalista do Queen - Gill Allen/AP
O cantor britânico Freddie Mercury, vocalista do Queen Imagem: Gill Allen/AP

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

13/11/2018 09h33

O recém-lançado filme "Bohemian Rhapsody", que conta a história da banda Queen, virou um sucesso de bilheteria ao redor do mundo. 

A obra tem provocado uma verdadeira onda de nostalgia nos fãs do conjunto britânico e apresentado, para uma nova geração, o talento colossal de seu vocalista, Freddie Mercury. 

E você sabia que, em Londres, é possível visitar uma série de lugares que são relacionados à trajetória e ao sucesso do Queen? Abaixo, conheça alguns destes locais.

Wembley Stadium

Estádio de Wembley, na Inglaterra - Divulgação/Wembley Stadium - Divulgação/Wembley Stadium
Imagem: Divulgação/Wembley Stadium

A apresentação do Queen no festivel Live Aid, em 1985, é considerada, por muita gente, como o maior show de rock de todos os tempos. O concerto foi realizado dentro do estádio de Wembley e é uma parte importantíssima da história do filme "Bohemian Rhapsody". 

Wembley passou por uma reconstrução nos anos 2000 e, hoje, sua estrutura é bem diferente daquela vista em 1985. Mesmo assim, não dá para desassociar seu nome da trajetória do Queen. 

É possível visitar o estádio (que recebe importantes jogos de futebol) em tours que levam o visitante até os vestiários dos jogadores, salas de coletivas de imprensa e arredores do campo. Shows musicais, por sua vez, ainda são realizados por lá. Em 2019, por exemplo, irão se apresentar no local artistas como Bon Jovi, Pink e Eagles.

Hyde Park

Hyde Park, em Londres - Visit Britain / Eric Nathan - Visit Britain / Eric Nathan
Imagem: Visit Britain / Eric Nathan

O Hyde Park é um dos mais famosos parques de Londres e, em 1976, serviu como palco de um célebre show do Queen.

Foi um concerto gratuito que atraiu cerca de 150 mil espectadores ("um dos maiores públicos já vistos em um show na capital inglesa", segundo o Visit Britain, entidade que promove o turismo no Reino Unido).   

Hoje, o Hyde Park é um lugar perfeito para longas caminhadas em dias cálidos no ano e, de vez em quando, ainda é usado para grandes apresentações musicais. 

Imperial College 

Imperial College, em Londres - Spudgun67/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en - Spudgun67/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en
Imagem: Spudgun67/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en

Foi na universidade Imperial College (na foto) onde, em 18 de julho de 1970, o Queen realizou seu primeiro show em Londres. 

Em 2013, o grupo e a data desde concerto inaugural foram homenageados no local com uma placa, em um evento que contou com a presença do guitarrista Brian May e do baterista Roger Taylor.  

A placa, na qual está escrito "Queen: primeira performance pública em Londres aqui", pode hoje ser vista na via conhecida como Prince Consort Road, na área da Imperial College. 

Residências do Freddie

Antiga casa de Freddie Mercury em Londres - Maciek Kwiatkowski/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en - Maciek Kwiatkowski/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: Maciek Kwiatkowski/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Um dos imóveis nos quais Freddie Mercury morou em Londres fica na via 12 Stafford Terrace W8 (na foto), localizada perto da estação de metrô High Street Kensington. Posteriormente, membros do Queen dividiram um apartamento no endereço 36 Sinclair Road W14, próximo da estação Kensington (Olympia). 

Muitos fãs da banda que estão viajando por Londres vão até a frente destas duas residências para rememorar Freddie Mercury. 

Garden Lodge

Antiga fachada da casa onde viveu Freddie Mercury, em Londres - Adnergje/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en - Adnergje/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: Adnergje/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Este é um dos mais importantes pontos de qualquer passeio relacionado ao Queen na cidade de Londres. Trata-se do imóvel conhecido como Garden Lodge, onde Freddie Mercury passou seus últimos anos de vida. 

A casa é protegida por um enorme muro e inacessível a turistas, mas fãs do Queen costumam ir até a calçada que fica na frente do imóvel para prestar suas homenagens ao cantor.

Muitas pessoas costumavam colar cartas dedicadas a Mercury sobre o muro da propriedade (como pode ser visto na foto acima). Porém, em 2017, as dedicatórias foram removidas a mando de Mary Austin (a companheira de Freddie que aparece no filme "Bohemian Rhapsody" e que herdou a casa do cantor) e câmeras foram instaladas no local para desencorajar fãs de desfigurar a fachada do imóvel.  

O local fica na região de Kensington, no endereço 1 Logan Place. 

Hammersmith Odeon

Eventim Apollo, em Londres - Divulgação/Visit Britain - Divulgação/Visit Britain
Imagem: Divulgação/Visit Britain

Chamado atualmente Eventim Apollo, esta famosa casa de shows teve, no passado, o nome de Hammersmith Odeon, e foi palco para diversos shows do Queen ao longo dos anos.

Um dos mais famosos deles foi um concerto realizado, em dezembro de 1979, em prol das vítimas da guerra que, naquela época, destruía o território hoje conhecido como Camboja, no Sudeste Asiático.

O local ainda sedia apresentações de grandes artistas. Em 2019, grupos como Dave Matthews Band e Beirut irão tocar por lá. O Eventim Apollo fica perto da estação de metrô Hammersmith. 

Carnaby Street

Carnaby Street, em Londres - David Parry/PA Wire - David Parry/PA Wire
Imagem: David Parry/PA Wire

Todos os anos, Londres sedia o Carnaby Street Christmas Lights, um festival de luzes que atrai muitos turistas à Carnaby Street, uma via só para pedestres que fica perto das estações de metrô Oxford Circus e Piccadilly Circus.

Em 2018, por conta do lançamento do filme do Queen, o local ganhou uma decoração inspirada na música Bohemian Rhapsody, com trechos da letra da canção em neon sobre a rua. Lá, há também uma loja temporária vendendo produtos relacionados ao Queen e a seu vocalista, Freddie Mercury, além de exibir fotos e filmagens da banda.    

O festival de luzes estará na Carnaby Street até janeiro de 2019.