menu
Topo

Viagem

Roteiros em família

Se joga na piscina! Veja alguns dos parques aquáticos mais legais do mundo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

09/11/2018 04h00

Toboáguas gigantescos, piscinas com ondas, lagos artificiais repletos de arraias. Não faltam, ao redor do mundo, parques aquáticos repletos de atrativos fascinantes, com potencial para agradar todos os tipos de turistas: da família em busca de um dia refrescante a jovens loucos por adrenalina.

Quer passar alguns dias das suas férias curtindo no meio de muita água? Conheça alguns dos mais legais parques aquáticos do planeta. 

Yas Waterworld (Abu Dhabi)

Divulgação/Yas Waterworld
Imagem: Divulgação/Yas Waterworld

Abu Dhabi fica no meio de uma região desértica, mas, ao visitar este moderno destino turístico do Oriente Médio, o viajante tem a chance de passar um dia inteiro se divertindo com muita água. 

Lá fica o parque aquático Yas Waterworld, que oferece mais de 40 atrações para os visitantes, distribuídas em uma área de 15 hectares. 

Entre os destaques do local estão o Falcon's Falaj (um toboágua radical que é percorrido em boias que levam seis pessoas), a Bandit Bomber (uma montanha-russa que coloca o público a 60 km/h e o faz atravessar diversos trechos molhados) e a Bubble's Barrel, que cria ondas de até três metros de altura, possibilitando a prática do surfe em plena Abu Dhabi.  

O Yas Waterworld também abriga o Cinesplash, cinema que promete uma experiência 5D para os visitantes -- em determinado momento das exibições, a sala do cinema é parcialmente inundada.  

Aquaventure Waterpark (Dubai)

Divulgação/Aquaventure Waterpark, em Dubai
Imagem: Divulgação/Aquaventure Waterpark, em Dubai

Vizinha de Abu Dhabi, Dubai também abriga um famoso parque aquático. Trata-se do Aquaventure Waterpark, que faz parte do complexo do resort Atlantis, The Palm. 

O local oferece atrativos para todos os perfis de turista, com mais de 10 toboáguas e um sistema de rios artificiais com 2,3 quilômetros de extensão (que pode ser atravessado sobre boias, em um percurso que dura mais de 45 minutos). Há também uma ampla área com brinquedos infantis. 

O Aquaventure Waterpark também abriga uma praia privativa de areia branca com 700 metros de extensão (ideal para quem quiser pegar um bronze sob o sol do Oriente Médio) e atrações com animais aquáticos: em um dos setores do parque é possível entrar na água com arraias. 

Aquatica (Orlando)

Divulgação/SeaWorld
Imagem: Divulgação/SeaWorld

Localizado em Orlando, na Flórida, o Aquatica é um dos mais famosos parques aquáticos dos Estados Unidos. 

Neste destino turístico, os viajantes encontram uma enorme variedade de toboáguas, como o Ray Rush (na foto, com quase 20 metros de altura e no qual os visitantes atravessam, sobre boias, um percurso radical que inclui a passagem por uma esfera translúcida) e o Dolphin Plunge, onde os aventureiros encaram uma queda de 76 metros dentro de um tubo transparente, que cruza uma área submersa repleta de golfinhos. 

Já no Big Surf Shores & Cutback Cove, os turistas podem surfar em duas piscinas de ondas. O Aquatica abriga ainda uma área com mais de 7.800 m² de praias de areia branca.

Siam Park (Tenerife)

Alberto Varela/www.flickr.com/photos/artberri/6226379006
Imagem: Alberto Varela/www.flickr.com/photos/artberri/6226379006

O Siam Park está localizado em Tenerife, nas ilhas Canárias, e é um ótimo lugar para ganhar um refresco do calor típico deste arquipélago espanhol. 

Para quem quiser relaxar, o parque tem uma praia artificial de águas rasas e tranquilas (e coberta com areia branca), além de um rio de correnteza que carrega os visitantes sobre boias. 

Já para os turistas em busca de adrenalina, o Siam Park oferece toboáguas como o Tower of Power, com quase 30 metros de altura (lá de cima se tem uma linda vista da costa de Tenerife), que faz o público chegar a 80 km/h e que atravessa um aquário com tubarões e arraias. 

Muitas das paisagens do parque são inspiradas no Sudeste Asiático, com construções que remetem à arquitetura, por exemplo, dos templos tailandeses. 

Discovery Cove (Orlando)

Troy House/SeaWorld
Imagem: Troy House/SeaWorld

O Discovery Cove é outro parque aquático de Orlando muito popular entre turistas. 

Aqui, o grande atrativo são as atividades imersivas: no local, é possível nadar ao lado de golfinhos e interagir com arraias dentro d'água. Há também uma área de mergulho na qual o público se depara com lindos peixes coloridos e um rio de correnteza que leva o visitante por quase todo o parque, passando por praias, muita vegetação e lagoas com formações rochosas.

O Discovery Cove também abriga um aviário com mais de 250 espécies de pássaros exóticos.  

Tropical Islands (Krausnick)

Thomas Kohler/www.flickr.com/photos/mecklenburg/4218496488
Imagem: Thomas Kohler/www.flickr.com/photos/mecklenburg/4218496488

O parque aquático Tropical Islands está localizado em Krausnick, a cerca de 60 quilômetros de Berlim, na Alemanha. 

Trata-se de um destino turístico que abriga diversas atrações aquáticas indoor, como uma gigantesca piscina com aproximadamente 200 metros de comprimento (e que fica perto de uma área verde com mais de 50 mil plantas). 

Nesta parte coberta também existem toboáguas, espreguiçadeiras e brinquedos infantis. É também possível fazer um passeio de balão na área indoor. 

O parque ainda oferece piscinas externas, ideais para a época do verão europeu.

WaterWorld Waterpark (Ayia Napa)

Maxim Ulitin/creativecommons.org/licenses/by/3.0/deed.en
Imagem: Maxim Ulitin/creativecommons.org/licenses/by/3.0/deed.en

Situada no mar Mediterrâneo, a ilha de Chipre abriga lindas praias, mas também oferece um interessante parque aquático para quem quiser curtir o calor dentro de uma piscina. 

O local se chama WaterWorld Waterpark, tem cenários que remetem à Grécia e fica no lindo balneário de Ayia Napa, oferecendo atrativos como o toboágua Apollo's Plunge (com 124 metros de extensão), uma enorme piscina com ondas (batizada de Poseidon's Wave Pool) e um rio de correnteza para quem quiser relaxar sobre a água. 

Há ainda diversos outros toboáguas dentro do parque, como o radical Thunderbolt, com quase 20 metros de altura. 

Disney's Typhoon Lagoon (Lake Buena Vista)

Kent Phillips/Walt Disney World
Imagem: Kent Phillips/Walt Disney World

O Typhoon Lagoon é um parque aquático que faz parte do Walt Disney World Resort, em Lake Buena Vista, na Flórida. E, seguindo as tradições dos parques da marca do Mickey, oferece uma enorme infraestrutura de entretenimento para o público. 

Lá dentro o turista pode se divertir em atrativos como a Typhoon Lagoon Surf Pool (segundo a Disney, a maior piscina de ondas da América do Norte), o Ketchakiddee Creek (uma área com dez atividades aquáticas infantis) e o toboágua Crush 'n' Gusher, que tem cerca de 120 metros de extensão.  

E há mais toboáguas divertidos no Typhoon Lagoon, como o Miss Adventure Falls, que é atravessado por boias que levam até quatro pessoas, em um percurso relativamente suave que agrada tanto adultos quanto crianças.

Wild Wadi Waterpark (Dubai)

Sarah Lou/www.flickr.com/photos/sackerman519/7576511076
Imagem: Sarah Lou/www.flickr.com/photos/sackerman519/7576511076

Mais um grande parque aquático de Dubai, o Wild Wadi Waterpark faz parte do complexo hoteleiro Jumeirah e abriga uma infraestrutura de entretenimento que inclui os toboáguas Tantrum Alley (que é percorrido com boias que levam até quatro pessoas e é ideal para ser curtido ao lado de amigos ou familiares), Burj Surj (com um percurso em espiral que gera muita emoção no público) e o Master Blasters (com uma estrutura que coloca os turistas 15 metros acima do solo).

A paisagem vista no entorno do Wild Wadi também é extremamente interessante: o parque fica bem ao lado do Burj Al Arab Jumeirah, um dos edifícios mais icônicos de Dubai. 

World Waterpark (Edmonton)

GoToVan/www.flickr.com/photos/47022937@N03/21483935814
Imagem: GoToVan/www.flickr.com/photos/47022937@N03/21483935814

Situado em Edmonton, na província canadense de Alberta, o World Waterpark abriga uma variedade enorme de brinquedos indoor, que vão de simulador de surfe a uma tirolesa que passa sobre as piscinas. 

Os toboáguas do parque também oferecem muita diversão para o público: no Cyclone, por exemplo, o turista chega a atingir quase 65 km/h. Já o Sky Screamer tem mais de 25 metros de altura e proporciona muita adrenalina durante sua descida. E o World Waterpark ainda conta com piscina de ondas e uma área infantil conhecida como Caribbean Cove.  

Mais Roteiros em família