Topo

Conheça oito dos destinos litorâneos mais legais da América do Sul

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

21/10/2018 04h00

Não há dúvida de que o Brasil tem as praias mais famosas da América do Sul. Porém, no subcontinente, há outros países com destinos litorâneos capazes de encantar os amantes de sol e mar. São lugares com paisagens diferentes das oferecidas por aqui. Abaixo, conheça oito destinos praianos sul-americanos que merecem estar no seu próximo roteiro de férias. 

Leia também

Reserva Nacional de Paracas, Peru

Praia da Reserva Nacional de Paracas, no Peru - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

No litoral do Peru, a cerca de 270 quilômetros da cidade de Lima, fica a Reserva Nacional de Paracas, um destino de ecoturismo que abriga algumas das praias mais fotogênicas do litoral peruano, como La Mina, Mendieta e Lagunillas (onde o mar se encontra com um lindo ambiente desértico). É possível acampar na região e realizar passeios para admirar a enorme diversidade de espécies de pássaros que vive dentro da reserva.

Em Paracas também existem sítios arqueológicos pré-incaicos e formações rochosas impressionantes que surgem no meio do mar, como a La Catedral, que foi danificada por um terremoto em 2007, mas ainda preserva sua imponência.

San Andrés, Colômbia

Ilhota localizada nos arredores de San Andrés, na Colômbia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O Caribe colombiano abriga diversos destinos litorâneos de cair o queixo. Mas, se for para escolher apenas um lugar para visitar na região, vá até a ilha de San Andrés. O local oferece ótima infraestrutura hoteleira para os turistas, além de praias com areia branca perfeitas para quem quiser pegar muito sol, como Rocky Cay e San Luis. 

Perto de San Andrés também ficam os famosos "cayos", ilhotas cercadas por água translúcida que propicia excelentes condições para a prática de mergulho e snorkel. Ao explorar a região, também vale a pena ir até a Providencia, uma ilha de aspecto selvagem que é um verdadeiro recanto para os amantes do ecoturismo, com praias de aspecto isolado e muita mata nativa. 

Los Frailes, Equador

Praia de Los Frailes, no Equador - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Localizada dentro do Parque Nacional Machalilla, a cerca de 280 quilômetros da cidade de Quito, a praia equatoriana de Los Frailes é para quem gosta de nadar e tomar sol no meio de ambientes selvagens. 

O horizonte desta linda faixa de areia é dominado por mata nativa e pelo oceano Pacífico, em um cenário perfeito para relaxar entre muita natureza. 

Em dias de sol, a água do mar ganha uma tonalidade azul incrível, fazendo de Los Frailes um dos lugares mais bonitos do litoral do Equador. E, logo ali ao lado, está o Mirador Las Fragatas, que oferece vista privilegiada para a área. 

Piriápolis, Uruguai

Balneário de Piriápolis, no Uruguai - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Punta del Este é o balneário mais famoso do Uruguai, mas, se você quiser curtir uma praia com muito charme e sem a ostentação de Punta, vá até a cidade vizinha de Piriápolis. 

Trata-se de um lugar com uma linda orla cortada por um calcadão perfeito para agradáveis caminhadas ao lado do oceano Atlântico. No horizonte, não aparecerão arranha-céus, mas pequenos e bonitos edifícios que ajudam a embelezar a paisagem local. 

Em Piriápolis e seus arredores, não faltam praias excelentes para passar o dia tomando sol: entre elas, se destacam as Playas Verde, Hermosa e a Playa Grande. Na área, também vale muito a pena subir o Cerro San Antonio, de onde é possível ter uma bela visão panorâmica desta parte do litoral uruguaio. 

O Parque Municipal de la Cascada, por sua vez, abriga lindas áreas verdes, ótimas para caminhadas no meio da natureza.

Viña del Mar, Chile

Balneário de Viña del Mar, no Chile - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Se a intenção for curtir uma praia agitada e com cara de metrópole na América do Sul, vale a pena considerar ir até Viña del Mar, no Chile. 

Trata-se de um balneário amado pelos habitantes da capital chilena (a cidade de Santiago fica a menos de 130 quilômetros de distância) e que oferece uma enorme infraestrutura hoteleira, gastronomia de primeira linha, uma vida noturna agitada e uma orla forrada por belos jardins (aliás, o apelido de Viña é "Cidade Jardim", por causa de seus diversos e bonitos espaços verdes).

Depois de tomar sol na praia, vale a pena visitar cartões-postais como o excelente Jardim Botânico Nacional (com mais de 3.000 espécies de plantas) e o Parque Quinta Vergara, perfeito para uma caminhada no final da tarde. 

Anakena, Ilha de Páscoa

Praia de Anakena, na Ilha de Páscoa, Chile - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

E que tal curtir uma linda praia ao lado dos famosos moais, as esculturas típicas da Ilha de Páscoa?

Isso é possível na faixa de areia conhecida como Anakena, um cartão-postal da Ilha de Páscoa (pedaço de terra no meio do oceano Pacífico que faz parte do Chile) coberto por areia branca, cercado por natureza e banhado por um lindo mar azul: no local há um conjunto de sete moais conhecido como Ahu Nau Nau, que fazem uma composição incrível com a praia. 

A Ilha de Páscoa ainda exibe outras paisagens litorâneas fantásticas, como a praia de Ovahe. 

Ilha Bartolomé, Galápagos

Ilha Bartolomé, em Galápagos, Equador - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Parte do Equador, o arquipélago de Galápagos é mundialmente famoso por causa de sua riquíssima fauna, que inclui espécies como lobos-marinhos e atobás da pata azul. 

Entre as mais de 50 ilhas que compõem Galápagos, é também possível encontrar praias que encantam os turistas com sua beleza natural: a ilha Bartolomé, por exemplo, é famosa por ter uma das mais lindas orlas da região, onde uma pequena faixa de areia compõe paisagem com a formação rochosa pontuada conhecida como Pinnacle Rock (na foto). 

Trata-se de um dos cartões-postais mais fotogênicos do arquipélago e que merece uma visita de quem está na área: pinguins e tartarugas-marinhas podem ser avistados nas águas que banham o local. 

Puerto Chino e Bachas são outras belas praias deste destino equatoriano. 

Claromecó, Argentina

Balneário de Claromecó, na Argentina - Dario Krapp/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en - Dario Krapp/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: Dario Krapp/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

A Argentina está longe de ser o país com os destinos litorâneos mais lindos da América do Sul (não à toa, muitos "hermanos" buscam o Brasil quando querem curtir sol e mar).

Mas, se você se encontrar na terra de Diego Maradona em uma época quente do ano e estiver muito a fim de pegar uma praia, pode ser uma experiência interessante visitar o balneário de Claromecó e seus arredores, a aproximadamente 630 quilômetros de Buenos Aires. 

É um lugar que oferece faixas de areia de aspecto quase intocado e dunas que podem ser percorridas com veículos 4x4. Entre os locais mais interessantes da região estão as praias de Orense e Reta, que propiciam para os visitantes um ambiente com clima de isolamento e livre de paisagens urbanas.

E há agradáveis casas que podem ser alugadas por turistas na região.