Topo

Descubra 10 praias desconhecidas que são verdadeiros paraísos pelo mundo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

16/10/2018 04h00

Cancún, Ibiza, ilhas gregas: há diversos destinos de praia internacionais que são altamente conhecidos pelos viajantes brasileiros.

Mas, além destes cartões-postais famosos, existem faixas de areia ao redor do planeta que constituem verdadeiros paraísos na Terra e ainda não foram descobertos pelo grande público do território verde e amarelo.

Abaixo, conheça dez praias relativamente secretas que merecem estar no seu próximo roteiro de férias.

Whitehaven Beach, Austrália

Whitehaven Beach, na Austrália - Divulgação/Tourism Australia - Divulgação/Tourism Australia
Imagem: Divulgação/Tourism Australia

A Austrália tem muitas praias frequentadas por um grande número de brasileiros, como Bondi Beach, em Sydney. Mas o país da Oceania também abriga destinos litorâneos paradisíacos que são mais remotos e desconhecidos: um deles é Whitehaven Beach, que faz parte do arquipélago das Whitsunday Islands, no nordeste australiano.

Cercada por muita natureza, a praia encanta os visitantes com sua areia branca, que contrasta com o azul intenso do mar que a banha. De acordo com o Tourism Australia, entidade que promove o turismo em território australiano, 98% da areia do local é composta de sílica, não retém o calor e tem uma consistência fina como pó, o que gera um ambiente agradável para longas caminhadas.

Playa del Amor, México

Playa del Amor, no México - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Localizada perto do balneário mexicano de Puerto Vallarta, a Playa del Amor (também conhecida como Playa Escondida) é muito visitada por turistas estrangeiros, mas nem todos os brasileiros a conhecem.

Trata-se de um dos cartões-postais mais lindos do México: a praia fica sob um buraco que existe na superfície de uma ilha do Parque Nacional Islas Marietas. Para acessá-la, os viajantes devem atravessar uma fenda nas pedras, em um esforço que vale a pena: a Playa del Amor é banhada por um mar calmo, forrada por areia fofa e se encontra parcialmente coberta por formações rochosas, em uma imagem incrível.

Ilhas Perhentian, Malásia

Perhentian Island Beach, na Malásia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A Tailândia tem algumas das praias mais lindas da Ásia, cada vez mais frequentadas por brasileiros. Logo ali ao lado, entretanto, mais precisamente na Malásia, há um destino litorâneo menos conhecido que merece estar no roteiro de quem viaja pela região.

Trata-se das ilhas Perhentian, um arquipélago forrado por florestas e banhados por um mar de tonalidade azul-turquesa. Aqui, a graça é se hospedar em rústicos bangalôs e passar o dia se bronzeando sobre uma areia fofa, em um ambiente pra lá de relaxante. Outras atividades populares nas Perhentian são o snorkel e o mergulho: nas águas da área é possível nadar entre peixes coloridos e tartarugas-marinhas.

Calamosche, Itália

Praia de Calamosche, na Itália - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A Sicília não é apenas cenário para histórias da Máfia. A região italiana também abriga praias belíssimas, onde o turista pode entender completamente o significado do termo "dolce vita".

Uma das mais interessantes dessas orlas é a praia de Calamosche, localizada nos arredores da cidade turística de Siracusa: o local fica dentro de uma reserva natural, só pode ser acessado a pé e é banhado por um mar calmo e cristalino, perfeito para longas sessões de nado. Uma verdadeira visão do paraíso no sul da Itália.

Zlatni Rat, Croácia

Ilha de Brac, na Croácia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A Croácia é um destino cada vez mais popular na Europa. E isso se deve, principalmente, às praias espetaculares que o país dos Balcãs abriga.

Entre elas, se destaca a praia de Zlatni Rat, que faz parte da ilha de Brac. Trata-se de um local que encanta os turistas com sua forma inusitada, com uma faixa de areia formando uma espécie de língua que se projeta para o meio do oceano (e que fica entre um terreno coberto por árvores e um lindo mar de tonalidade azul-turquesa).

Anse Source d'Argent, Seychelles

Praia Anse Source d'Argent, em Seychelles - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Localizado no oceano Índico, Seychelles é um arquipélago formado por mais de 100 ilhas, onde o turista encontra uma infinidade de orlas de cair o queixo.

E, no meio de tantas paisagens bonitas, se destaca uma praia chamada Anse Source d'Argent (que poderia estar tranquilamente em qualquer lista das praias mais lindas do mundo). O mar que banha este lugar é calmo e cristalino, formando uma verdadeira piscina natural para os visitantes. E, sobre sua areia, surgem enormes formações rochosas, em uma paisagem surreal que parece pertencer a outro planeta.

Salema, Portugal

Praia de Salema, em Portugal - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Portugal é um país cada mais visitado e escolhido como lar por brasileiros. Mesmo assim, o território lusitano ainda guarda lindos segredos em seu litoral: um deles é a praia de Salema, localizada no sul português e que oferece uma ambiente pacífico e delicioso para um dia de sol.

A praia pode ser acessada através de uma escadinha, fica entre fotogênicas colinas e é banhada por um mar relativamente calmo, ideal para quem gosta de nadar. Na área ainda há restaurantes onde é possível comer suculentos pratos feitos com peixes e frutos do mar, além de aconchegantes pousadas para quem quiser esticar o passeio.

Bathsheba Beach, Barbados

Praia de Bathsheba, em Barbados - Postdlf/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en - Postdlf/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: Postdlf/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Barbados ficou mundialmente conhecida por ser a terra natal da cantora Rihanna. Junto com isso, esta ilha localizada na região do Caribe tem praias incríveis para oferecer ao turista.

Bathsheba Beach é, para muita gente, uma das mais lindas destas orlas: no local, o turista se depara com enormes formações rochosas no meio da água do mar, em um ambiente que, apesar de marcado por casas e outras construções, ainda mantém um aspecto selvagem. Colinas que existem na região proporcionam um mirante incrível para Bathsheba Beach (e o mar da área é muito procurado por surfistas). 

Oludeniz, Turquia

Turista faz paragliding sobre a praia de Oludeniz, na Turquia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Está viajando pelas ilhas gregas, mas gostaria de conhecer outras praias da região? Pois saiba que vale muito a pena dar um pulo na vizinha Turquia para conhecer o balneário de Oludeniz, que costuma encantar viajantes do mundo inteiro.

O local é banhado por um mar que exibe uma coloração azul-turquesa intensa e que, ao se encontrar com a areia, fica raso e cristalino. É um destino que combina ampla infraestrutura hoteleira com belezas naturais: o oceano e as montanhas verdejantes da região podem ser admirados em voos de paraglider (na foto), uma das atividades mais populares de Oludeniz.

Point Reyes National Seashore, Estados Unidos

Alamere Falls, nos Estados Unidos - Akos Kokai/Flickr/www.flickr.com/photos/51212909@N02/8483493648 - Akos Kokai/Flickr/www.flickr.com/photos/51212909@N02/8483493648
Imagem: Akos Kokai/Flickr/www.flickr.com/photos/51212909@N02/8483493648

Está na Califórnia e quer escapar de praias clichê como Malibu e Santa Mônica? Se a resposta for sim, vale a pena ir até um parque ecológico conhecido como Point Reyes National Seashore, localizado a cerca de 50 quilômetros de San Francisco.

O local abriga uma praia lindíssima onde o turista admira, em um mesmo campo de visão, uma faixa de areia banhada pelo oceano Pacífico e uma cachoeira chamada Alamere Falls, que tem mais de 10 metros de altura e que cai sobre a orla. É possível admirar todo este cenário desde o topo do paredão onde começa a cachoeira e depois descer para perto do oceano (e ver tudo de um ângulo novo). As fotos do local ficam incríveis.