Topo

Paraísos particulares: veja as praias privativas das empresas de cruzeiro

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

07/10/2018 04h00

Cruzeiros costumam visitar famosos destinos litorâneos do mundo inteiro, como as ilhas Canárias, a Flórida e o Rio de Janeiro. Mas diversas empresas do mercado de viagens marítimas também têm ilhas e praias privativas paradisíacas, acessíveis apenas para seus passageiros.

São locais com faixas de areia banhadas por água cristalina e que abrigam diversas opções de entretenimento, como toboáguas, tirolesas e quadras esportivas (tudo feito para o turista se divertir em um ambiente exclusivo). Abaixo, conheça sete balneários que pertencem a companhias de cruzeiros e que prometem alegres dias de sol para os viajantes. 

Veja também

Castaway Cay (Disney Cruise Line)

Vista do navio The Disney Dream atracado em Castaway Cay,ilha exclusiva para os passageiros dos cruzeiros da Disney - David Roark/Divulgação - David Roark/Divulgação
Imagem: David Roark/Divulgação

Companhia de cruzeiros da marca Disney, a Disney Cruise Line tem uma ilha privada no arquipélago das Bahamas (ao sul do Estado norte-americano da Flórida) chamada Castaway Cay. E trata-se de um verdadeiro parque de diversões cercado por águas calmas e de tonalidade azul-turquesa.

No local, os turistas podem passar o dia tomando sol em lindas praias (que só são acessíveis aos passageiros da empresa), praticar stand-up paddle, atravessar o mar de caiaque e até caçar uma estátua do Mickey submersa no oceano com a ajuda de equipamentos de snorkel. Também é possível fazer tours de barco com fundo transparente (através do qual se vê corais e peixes coloridos) e até cruzar o céu em um passeio de parasailing. 

A ilha ainda abriga brinquedos que agradam adultos e crianças: um deles é o Pelican Plunge, uma plataforma flutuante composta por dois tobogãs (um fechado e um aberto) que desembocam direto no mar. E na areia, logicamente, os viajantes se encontram e interagem com personagens da Disney vestidos com trajes de praia.

A Castaway Cay é visitada durante cruzeiros da Disney Cruise Line realizados entre os Estados Unidos e o Caribe.    

Princess Cays (Princess Cruises)

Ilha Princess Cays, da companhia de cruzeiros Princess Cruises - Divulgação/Princess Cruises - Divulgação/Princess Cruises
Imagem: Divulgação/Princess Cruises

Assim como a Disney Cruise Line, a companhia de cruzeiros Princess Cruises tem um pedaço de terra privativo nas Bahamas, mais precisamente na ilha de Eleuthera.

É um lugar com paisagens que ainda preservam aspecto selvagem (com mais de um quilômetro de praias) e que, ao mesmo tempo, oferece enorme infraestrutura para os passageiros da empresa, como cabanas onde os turistas podem relaxar, mercado de artesanato, pedalinhos, muitos guarda-sóis ao longo da orla e triciclos flutuantes, ótimos para um tour sobre o mar.  

Os turistas também têm a chance de jogar vôlei sobre a areia e fazer snorkel nas águas cristalinas que banham Princess Cays. A ilha é visitada durante cruzeiros da Princess Cruises pela região do Caribe e arredores.

Half Moon Cay (Holland America Line)

Ilha Half Moon Cay, da companhia de cruzeiros Holland America Line - Divulgação/Holland America Line - Divulgação/Holland America Line
Imagem: Divulgação/Holland America Line

A companhia de cruzeiros Holland America Line tem uma ilha privativa nas Bahamas chamada Half Moon Cay, banhada por mar cristalino e de tonalidade azul-turquesa. Apenas 4% deste pedaço de terra possui infraestrutura turística: o resto ainda é dominado por paisagens naturais (e considerado uma reserva para pássaros migratórios). 

No local, os passageiros da Holland fazem passeio a cavalo na meio da água do oceano, almoçam em um restaurante especializado em pratos de lagosta e alugam cabanas equipadas com hidromassagem. Viajantes apaixonados também podem se casar (ou renovar votos) em uma capela que existe na Half Moon Cay. Passeios de caiaque e prática de snorkel são outras atividades disponíveis por lá. A ilha também conta com uma série de brinquedos aquáticos para as crianças. 

A Half Moon Cay é visitada em cruzeiros da Holland America Line que passam pelo Caribe e pelo canal do Panamá. 

Ilha Catalina (Costa Cruzeiros)

Ilha Catalina, da empresa Costa Cruzeiros - Divulgação/Costa - Divulgação/Costa
Imagem: Divulgação/Costa

Companhia de cruzeiros muito conhecida pelos brasileiros, a Costa tem uma praia privativa na ilha Catalina, na República Dominicana. Trata-se de um lugar forrado por areia fofa, cercado por coqueiros e banhada por um mar calmo de cor azul intensa, muito bom para quem gosta de nadar.  

"É uma praia exclusiva, que oferece cadeiras de praia, bar, locais para alimentação e lojas de artesanato", informa a empresa. "Este pequeno paraíso natural é quase desabitado, além de oferecer um incrível recife de corais e uma riquíssima vida submarina [que pode ser admirada em sessões de snorkel]".

A ilha Catalina é visitada por cruzeiros da Costa que conectam a Europa ao Caribe (e também em viagens marítimas menores, que ficam apenas pela região caribenha).  

Perfect Day at CocoCay (Royal Caribbean)

Projeção da ilha privativa CocoCay, da Royal Caribbean - Divulgação/Royal Caribbean - Divulgação/Royal Caribbean
Imagem: Divulgação/Royal Caribbean

A companhia de cruzeiros Royal Caribbean anunciou recentemente que irá inaugurar, em 2019, uma ilha privada nas Bahamas chamada Perfect Day at CocoCay (na imagem acima, é possível ver como ficará o local depois de pronto).

Trata-se de um empreendimento gigantesco que oferecerá, para os passageiros da empresa, 13 toboáguas (um deles terá mais de 40 metros de altura), uma tirolesa com 487 metros de comprimento, passeios de balão (que flutuará 135 metros acima do solo) e duas praias banhadas por um mar cristalino. Segundo a companhia, a ilha também abrigará a maior piscina de água doce do Caribe e arredores.

A Perfect Day at CocoCay será destino de cruzeiros da Royal Caribbean partindo da Flórida, Nova York e Maryland, nos Estados Unidos. 

Labadee (Royal Caribbean)

Praia de Labadee, da Royal Caribbean - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O Haiti é um país frequentemente associado à pobreza, mas, neste território caribenho, existe um lindo balneário privativo chamado Labadee, que pertence à empresa de cruzeiros Royal Caribbean. 

O local oferece diversos atrativos para os passageiros da empresa, como uma tirolesa com vista incrível para o oceano (e chega a ficar 152 metros acima do solo), bangalôs à beira-mar, restaurantes, trilhas no meio da floresta, um complexo para crianças e, logicamente, lindas praias 

Labadee é destino de diversos cruzeiros que a Royal Caribbean realiza pela região do Caribe.  

Great Stirrup Cay (Norwegian Cruise Line)

Ilha Great Stirrup Cay, da Norwegian Cruise Line - Benjamin Thompson/www.flickr.com/photos/beija/4679482357 - Benjamin Thompson/www.flickr.com/photos/beija/4679482357
Imagem: Benjamin Thompson/www.flickr.com/photos/beija/4679482357

As Bahamas também abrigam uma ilha privativa da companhia de cruzeiros Norwegian Cruise Line, batizada de Great Stirrup Cay. É um pedaço de terra banhado por uma água rasa e cristalina, ideal para o turista passar o dia inteiro se refrescando e pegando um bronze.  

Fazer snorkel entre tartarugas-marinhas e peixes coloridos, tomar sol sobre praias de areia branca e passear de caiaque no oceano estão entre as atividades que podem ser realizadas por lá. A ilha também abriga bares, restaurantes e lojas de suvenires. 

Great Stirrup Cay é visitada por cruzeiros da Norwegian que passam pela região do Caribe e arredores.