Topo

Salto sobre bebês e festa da porrada: veja os eventos mais loucos do mundo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

26/09/2018 04h00

Você é daquelas pessoas que, em uma jornada de férias, gosta de viver fortes emoções e participar de festas inusitadas? Em diversos países do mundo há eventos capazes de surpreender (e, às vezes, chocar) o mais viajado dos turistas. 

Na Bolívia, existe um festival no qual homens e mulheres saem na porrada para derramar seu sangue para a "Mãe Terra". Já a Espanha sedia uma celebração em que os participantes também ficam tingidos de vermelho, mas por causa de uma gigantesca guerra de tomates. Quer saber mais? Veja abaixo, mês a mês, alguns dos festejos mais insanos que existem ao redor do planeta. 

Veja também

Janeiro - Arremesso de atum

Tunarama (Austrália): Se seu talento é arremessar atuns muito, mas muito longe, está na hora de tentar a sorte na cidade de Port Lincoln. Criado em 1962 para promover a indústria da pesca de atum, é o mais antigo festival gratuito do sul da Austrália. Entre desfiles, exposições e fogos de artifício, o ponto alto do festival está no campeonato mundial de arremesso de atum, em que os pobres peixinhos são jogados a mais de 30 metros de distância - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em janeiro, a cidade de Port Lincoln, no litoral da Austrália, sedia um exótico e divertido festival conhecido como Tunarama. A principal atração da festa é o momento em que homens e mulheres entram em uma competição para ver quem consegue arremessar mais longe enormes atuns de 10 quilos. 

O evento foi criado para celebrar a indústria da pesca de atum que move a economia de Port Lincoln e acabou se tornando uma celebração muito frequentada por nativos e turistas. No Tunarama, também há apresentações musicais e outras competições, como um desafio infantil para ver quem consegue comer uma melancia mas rápido.

Fevereiro - Festa dos homens seminus

Festival Hadaka Matsuri, no Japão - Jere Samuli Perttula/www.flickr.com/photos/samuri-kun/9231685239 - Jere Samuli Perttula/www.flickr.com/photos/samuri-kun/9231685239
Imagem: Jere Samuli Perttula/www.flickr.com/photos/samuri-kun/9231685239

Na cidade japonesa de Okayama, no mês de fevereiro, é realizado o festival conhecido como Hadaka Matsuri, no qual milhares de homens seminus saem correndo e gritando pelas ruas vestindo uma tanga chamada "fundoshi", em uma celebração extremamente animada e barulhenta. 

Os "homens pelados" (como são chamados no Japão) também se molham com água gelada, para se purificar, e se digladiam para agarrar objetos sagrados atirados por um sacerdote xintoísta desde o balcão de um templo. 

Março - Balada colorida

holi festival - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Quer fazer parte de uma das festas mais coloridas do planeta? Então programa-se para participar do Holi, festival que tem origem na Índia e no qual milhares de pessoas jogam pó colorido umas nas outras. 

A celebração marca o início da primavera em território indiano, e sua estética é tão bonita e chamativa que o Holi conquistou outros povos e, hoje, é realizado em diversos países do mundo. Nos próximos anos, a festa ocorrerá na Índia no mês de março.    

April - Guerra de água

Festival Sogkran, na Tailândia - Jack Kurtz/Zumapress/Xinhua - Jack Kurtz/Zumapress/Xinhua
Imagem: Jack Kurtz/Zumapress/Xinhua

Realizado na Tailândia no mês de abril, o Songkran é um dos mais intensos e divertidos eventos do mundo. Durante a celebração, que marca a chegada do ano novo no calendário tailandês, milhares de pessoas participam de uma enorme guerra de água, jogando o líquido uns nos outros com baldes e arminhas (até elefantes entram na festa, espirrando água com suas trombas).

Muitos tailandeses acreditam que, ao se molhar, eles estão se purificando para o novo ano. O Songkran é celebrado em diversas cidades do país asiático, como Bangcoc e Chiang  Mai.

Maio - UFC dos Andes

Policiais observam a porradaria comendo solta na Festa do Tinku - Rodrigo Machado/Folhapress - Rodrigo Machado/Folhapress
Imagem: Rodrigo Machado/Folhapress

No começo de maio, o vilarejo boliviano de Macha, localizado a cerca de 480 quilômetros de La Paz, é palco para a violentíssima Festa do Tinku, uma espécie de UFC dos Andes.

Durante o evento, os participantes (quase sempre embriagados) saem na porrada no meio da rua, com o objetivo de derramar seu sangue para a Pachamama (ou "Mãe Terra"). Eles acreditam que a oferenda irá gerar melhores colheitas nas plantações. 

Há brigas tanto entre homens como entre mulheres: a polícia observa tudo de perto, mas só costuma intervir quando algum dos oponentes vai a nocaute. Há casos de pessoas que morreram durante estes confrontos corporais (que, ao contrário do UFC, não contam com nenhum tipo de proteção). 

Junho - Salto sobre bebês

Festival "El Colacho", na Espanha - Celestebombin/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ - Celestebombin/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
Imagem: Celestebombin/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/

A localidade espanhola de Castrillo de Murcia, a aproximadamente 280 quilômetros de Madri, é palco para um festival conhecido como "El Colacho", realizado desde o século 17. 

No evento, homens saem correndo pela rua e pulando sobre bebês colocados no chão, em uma imagem deixar de cabelo em pé qualquer mãe e pai que não conheçam esta celebração. A cerimônia, que é acompanhada por membros da igreja local, faz parte do processo de batismo destas crianças.

O "El Colacho" é realizado no primeiro domingo após Corpus Christi (dia que, nos próximos anos, cairá no mês de junho). 

Julho - Festival da lama

Festival Boryeong Mud Festival, na Coreia do Sul - Jirka Matousek/www.flickr.com/photos/jirka_matousek/8377751220 - Jirka Matousek/www.flickr.com/photos/jirka_matousek/8377751220
Imagem: Jirka Matousek/www.flickr.com/photos/jirka_matousek/8377751220

Se você é fã da estética do festival Woodstock, provavelmente irá gostar do evento conhecido internacionalmente como Boryeong Mud Festival. Realizada no mês de julho na cidade de Boryeong, na Coreia do Sul, trata-se de uma festa onde o público se refestela na lama. No local, há uma piscina de lama, uma espécie de tobogã de lama e até uma pista de esqui na lama.

E, além de divertido, tal atividade pode ser saudável: dizem que a lama usada no Boryeong Mud Festival (que foi criado por uma empresa de cosméticos sul-coreana) faz bem para a pele.

Agosto - Guerra de tomates

Festival da Tomatina, na Espanha - Alberto Saiz/ AP - Alberto Saiz/ AP
Imagem: Alberto Saiz/ AP

Na última quarta-feira do mês de agosto, a cidade de Buñol, a cerca de 330 quilômetros de Madri, sedia a Tomatina, um festival no qual os participantes entram em uma insana guerra de tomates.

A batalha chega a reunir mais de 20 mil pessoas, dominando diversas ruas de Buñol (que, durante o evento, ficam cobertas pelo espesso líquido vermelho dos tomates destruídos, com gente ensandecida se jogando e rolando neste suco). Calcula-se que sejam usadas cerca de 150 toneladas da fruta na festa. 

Setembro - Maratona cervejeira

Oktoberfest de Munique, na Alemanha - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Apesar de ter a palavra outubro no nome, a Oktoberfest da cidade Munique, na Alemanha, costuma começar no mês de setembro. E, mesmo sendo um evento famoso no mundo inteiro, é impossível não se surpreender com a intensidade e o tamanho desta celebração de amor à cerveja.

Calcula-se que, em 2018, a Oktoberfest de Munique será visitada por mais de seis milhões de pessoas, que devem consumir mais de sete milhões de litros de cerva. Entrar no meio desta multidão e se embriagar ao som de muita música germânica é uma experiência inesquecível para qualquer viajante.

Outubro - Desfile de Halloween 

Desfile de Halloween no West Village, em Nova York - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A região do Village, em Nova York, abriga uma das melhores e mais intensas celebrações de Halloween do mundo. No dia 31 de outubro, as ruas da área são tomadas por um desfile de pessoas vestidas com fantasias assustadoras e muito bem produzidas, como estas noivas zumbis vistas na foto acima. 

Tudo é embalado por música ao vivo, em um clima animadíssimo que costuma encantar os turistas. Um programa imperdível para fazer na Big Apple no mês de outubro. 

Novembro - Banquete para macacos

Monkey Buffet Festival, na Tailândia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

No último domingo do mês de novembro, nativos e turistas se reúnem na província de Lopburi, na Tailândia, para oferecer um verdadeiro banquete para os milhares de macacos que vivem na região. 

O evento é conhecido internacionalmente como Monkey Buffet Festival e proporciona aos animais enormes quantidades de frutas, verduras e até bebidas como Coca-Cola. 

Muitas pessoas de Lopburi acreditam que dá boa sorte alimentar os macacos (e o evento também se tornou um atrativo para trazer turistas estrangeiros até a área). 

Dezembro - Réveillon insano

Procissão de tochas na festa Hogmanay, na Escócia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A cidade de Edimburgo, na Escócia, é palco para o que talvez seja a celebração da chegada de um ano novo mais legal do mundo.

Trata-se de um evento batizado de Hogmanay, que começa já no dia 30 de dezembro e oferece uma procissão de tochas realizada por milhares de pessoas pelas ruas da cidade, festas regadas a muito uísque e shows de bandas mundialmente famosas (neste ano, haverá um concerto do conjunto Franz Ferdinand). 

E a queima de fogos acontece sobre o Castelo de Edimburgo, em uma paisagem simplesmente inesquecível.