Topo

Ama cerveja? Veja onde curtir Oktoberfests insanas pelo mundo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

14/09/2018 04h00

Entre os próximos dias 22 de setembro e 7 de outubro, será realizada na cidade Munique, na Alemanha, a maior Oktoberfest do mundo, que deve receber a visita de mais de 6 milhões de pessoas. 

Eventos cervejeiros com o mesmo perfil, entretanto, também são realizados em outros lugares do planeta — e, apesar de menores e menos famosos, prometem muita diversão, embriaguez e cultura germânica para seus participantes. Abaixo, saiba onde ocorrem algumas das melhores Oktoberfests ao redor do globo. 

Veja também

Blumenau, Santa Catarina

Turistas participam da Oktoberfest, tradicional festa alemã, em Blumenau (SC) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Você sabia que o Brasil é dono de uma das maiores Oktoberfests do mundo? O evento cervejeiro realizado na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, costuma ser visitado por mais de 500 mil pessoas. 

A celebração ocorre no Parque Vila Germânica, recheado de construções de estilo alemão e com uma atmosfera que combina perfeitamente com o espírito da festa. 

Em sua programação, oferece espetáculos com músicas e danças tradicionais da Bavária, desfiles de trajes típicos germânicos  — e tudo embalado, logicamente, por muito álcool. Neste ano, estarão disponíveis cervejas da marca Eisenbahn e cervejas artesanais Bierland, Blumenau, Das Bier, Hemmer e Wunder Bier. Também haverá shows de bandas como o conjunto alemão Trachtenkapelle Hesslar. 

E, lógico, não faltarão suculentas comidinhas feitas sob influência da culinária alemã no evento: uma das receitas disponíveis neste ano será hambúrguer de costela de porco.   

Em 2018, a Oktoberfest de Blumenau chega à sua 35ª edição e será realizada entre os dias 3 e 21 de outubro.  

Kitchener-Waterloo, Canadá

17/11/2016: Primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau inaugurada a Oktoberfest de Kitchener-Waterloo  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A área metropolitana que abrange as cidades de Kitchener e Waterloo, no Canadá (localizada a cerca de 120 quilômetros de Toronto), sedia uma das mais famosas Oktoberfests da América do Norte (na foto acima, a edição de 2016 do evento é inaugurada pelo primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau). 

A festa costuma ser visitada por cerca de 700 mil pessoas e dura nove dias, durantes os quais, além de muita cerveja, o público curte apresentações de música alemã, comidas germânicas e um enorme movimento de pessoas vestidas com trajes típicos.

Um dos momentos mais importantes desta Oktoberfest é o desfile de rua feito no dia de Ação de Graças canadense, na segunda segunda-feira de outubro, com diversos grupos musicais e carros alegóricos. Dezenas de milhares de pessoas se reúnem ao redor do desfile.   

Em 2018, a Oktoberfest de Kitchener-Waterloo será realizada entre os dias 5 e 13 de outubro. 

Cincinnati, Estados Unidos

Oktoberfest de Cincinatti, nos Estados Unidos - Ctomasetti/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en - Ctomasetti/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en
Imagem: Ctomasetti/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en

Na América do Norte, os Estados Unidos são outro país que oferece animadíssimas Oktoberfests.

O centro da cidade de Cincinnati, no Estado de Ohio, abriga um dos melhores destes eventos: a festa tem curta duração (em 2018, será realizada entre os dias 21 e 23 de setembro), mas costuma ser visitada por cerca de 500 mil pessoas. 

Um dos momentos mais divertidos da celebração é a corrida de cãezinhos Dachshund (os famosos "cachorros salsicha") fantasiados de hot dog. Além disso, o festejo conta com a apresentação de mais de uma dezena de bandas de música alemã e com uma enorme variedade de marcas de cerveja. 

A Oktoberfest de Cincinnati também se orgulha de promover "a maior Chicken Dance do mundo", momento durante o qual milhares de pessoas dançam ao som da música que, no Brasil, é conhecida como "Baile dos Passarinhos" (aquela mesma que já foi cantada, em português, pelo apresentador Gugu Liberato).  

Leavenworth, Estados Unidos

Dança alemã na cidade de Leavenworth, nos Estados Unidos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Outra interessante Oktoberfest dos Estados Unidos ocorre em Leavenworth, uma cidade cheia de construções de estilo bávaro cercada por uma linda área montanhosa. 

Lá, a festa cervejeira é realizada durante seis dias de outubro (em 2018, será nos dias 5, 6, 12, 13, 19 e 20). Neste ano, o evento terá espaço para shows musicais com bandas dos Estados Unidos, Canadá e Alemanha, além de oferecer comida alemã em abundância para o público, com sanduíches de carne de porco e a salsicha alemã conhecida como bratwurst.  

E, enquanto os adultos saboreiam litros e mais litros de cerveja, a festança reserva uma área para crianças: a Kinderplatz, com shows de palhaços e brinquedos. 

Villa General Belgrano, Argentina

Oktoberfest em Villa General Belgrano, na Argentina - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A Argentina tem uma significativa população de ascendência alemã e, há décadas, sedia uma tradicional festa cervejeira que é realizada, nos meses de outubro, em Villa General Belgrano, a cerca de 90 quilômetros da cidade de Córdoba. 

O evento (que, neste ano, será realizado entre os dias 5 e 15 de outubro) apresenta uma enorme variedade de danças e músicas germânicas, e é visitado por uma grande quantidade de pessoas usando trajes típicos. Muita da cerveja que se toma na festa é produzida na própria região de Villa General Belgrano. 

No local, há também a eleição da "Reina Nacional de la Cerveza" (Rainha Nacional da Cerveja). 

Brisbane, Austrália

Cervejas em festa de Oktoberfest - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A Oceania também tem uma Oktoberfest de respeito, realizada na cidade australiana de Brisbane. 

A festa é famosa por oferecer ao público cervejas alemãs de altíssima qualidade, além de atividades como competições para saber qual homem tem a barba mais estilosa e quem consegue comer mais doces alemães. 

Neste ano, a Oktoberfest de Brisbane será realizada nos dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de outubro.  

Munique, Alemanha

No dia 20 de setembro começa uma das mais tradicionais festas da Alemanha: a Oktoberfest, em Munique - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A principal Oktoberfest do mundo, realizada na cidade alemã de Munique, não poderia ficar de fora desta lista.

Neste ano, o evento é realizado entre os dias 22 de setembro e 7 de outubro: calcula-se que a festa será visitada por mais de 6 milhões de pessoas, que devem consumir mais de 7 milhões de litros de cerveja. 

Além de bebedeira, a Oktoberfest oferece shows de altíssima qualidade de música alemã e muita comida típica. Grande parte da ação acontece dentro de 14 gigantescas edificações conhecidas como "tendas", que oferecem enormes mesas e assentos para milhares de pessoas. Um dos momentos mais especiais do evento é quando o prefeito de Munique abre o primeiro barril de cerveja a ser consumido. 

Yokohama, Japão

Oktoberfest de Yokohama, no Japão - Karl Baron/www.flickr.com/photos/kalleboo/6622761653 - Karl Baron/www.flickr.com/photos/kalleboo/6622761653
Imagem: Karl Baron/www.flickr.com/photos/kalleboo/6622761653

E até o Japão tem Oktoberfest: uma grande festa cervejeira é realizada na cidade de Yokohama, vizinha da capital, Tóquio. 

Em 2018, o evento ocorrerá entre os dias 28 de setembro e 14 de outubro e promete oferecer uma grande variedade de cervejas (muitas delas servidas na Oktoberfest de Munique), shows ao vivo com bandas germânicas e muita comida alemã.