Topo

Conheça lugares "mal-assombrados" que viraram atração turística pelo mundo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

13/09/2018 04h00

Histórias de fantasmas não fazem parte apenas do universo dos filmes de terror. Em diversos países do mundo, há lugares reais que têm fama de mal-assombrados, o que os ajudou a virar famosas atrações turísticas.

São, em sua grande parte, locais históricos que foram palco de acontecimentos macabros ou que estão relacionados a lendas de dar frio na espinha. Abaixo, conheça interessantes lugares do mundo onde, segundo algumas pessoas acreditam, o turista pode entrar em contato com eventos sobrenaturais.

Port Arthur, Austrália

Port Arthur, na Austrália - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Localizado na região australiana da Tasmânia, o sítio histórico de Port Arthur é um dos lugares que mais têm fama de mal-assombrados na Oceania. No local funcionou, no século 19, um complexo penitenciário que aprisionou criminosos de alta periculosidade, que eram submetidos a um brutal sistema carcerário. 

Veja também

Hoje, a prisão está desativada, mas seus edifícios em ruínas se encontram abertos para visitas turísticas (e, reza a lenda, são cenários para aparições de fantasmas de pessoas que foram detidas e sofreram as durezas de Port Arthur). Logo ali ao lado fica outro lugar sinistro: a Ilha dos Mortos, que abriga túmulos de prisioneiros que morreram neste cárcere. 

É possível contratar tours fantasmagóricos para Port Arthur através do site portarthur.org.au/tour/ghost-tour/

Castelo de Wolfsegg, Alemanha

Castelo de Wolfsegg, na Alemanha - Traveler100/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.sr - Traveler100/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.sr
Imagem: Traveler100/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.sr

O Castelo de Wolfsegg, localizado na região da Bavária, na Alemanha, tem uma história que remonta ao século 13 e deve muito de sua fama a uma história fantasmagórica: reza a lenda que essa construção medieval é habitada por um espírito conhecido como a Dama Branca, uma mulher que teria sido morta por seu marido dentro do castelo após, supostamente, traí-lo. 

Segundo o site oficial desta atração turística, a Dama Branca "pode às vezes ser vista levitando nas habitações" que existem dentro da edificação. 

O castelo de Wolfsegg é aberto a visitas de viajantes. Mais informações: www.burg-wolfsegg.de

Lizzie Borden House Bed & Breakfast, Estados Unidos

Pousada Lizzie Borden House, nos Estados Unidos - Kenneth C. Zirkel/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en - Kenneth C. Zirkel/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en
Imagem: Kenneth C. Zirkel/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en

Por fora, a pousada Lizzie Borden Bed & Breakfast parece uma edificação qualquer dos Estados Unidos. Mas esse estabelecimento turístico localizado na cidade de Fall River, no Estado de Massachusetts, está relacionado a uma história macabra. 

Em 1892, uma mulher chamada Lizzie Borden foi acusada de assassinar, a machadadas, o seu pai (Andrew Borden) e sua madrasta (Abby Borden) dentro desta casa. Lizzie foi posteriormente absolvida, mas o crime permanece notório (e sem culpados) até os dias de hoje. 

Atualmente, turistas podem dormir na habitação onde Abby Borden foi morta. E há histórias de que a pousada é mal-assombrada por causa do assassinato. Mais informações: www.lizzie-borden.com

Torre de Londres, Inglaterra

Torre de Londres, na Inglaterra - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Situada ao lado do rio Tâmisa, a Torre de Londres é uma famosa atração turística da capital inglesa. Com uma história que remonta ao século 11, o local é um complexo que foi usado, entre outras funções, como palácio real, fortaleza e prisão. 

Muitas pessoas morreram na área da Torre de Londres ao longo dos anos, o que lhe rendeu a fama de ser, atualmente, um lugar mal-assombrado. Dizem, por exemplo, que o fantasma de Ana Bolena (que foi esposa do rei Henrique 8º) pode ser visto por lá.

É possível fazer um passeio noturno pela Torre de Londres, durante o qual os turistas aprendem sobre as muitas histórias assustadoras envolvendo este cartão-postal britânico. Mais informações: www.hrp.org.uk/tower-of-london

The Stanley Hotel, Estados Unidos

The Stanley Hotel, nos Estados Unidos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Com mais de 100 anos, o Stanley Hotel está localizado em Estes Park, no estado norte-americano do Colorado, e serviu de inspiração para "O Iluminado", livro escrito por Stephen King e que virou um clássico filme de terror dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson. 

E o estabelecimento turístico tem suas próprias lendas assustadoras: acredita-se, por exemplo, que o quarto 217 do hotel seja o local de aparição de um fantasma. 

O The Stanley promove, inclusive, passeios noturnos por suas dependências, durante os quais os participantes entram em contato com histórias horripilantes. Mais informações: www.stanleyhotel.com

Fairmont Banff Springs Hotel, Canadá

Fairmont Banff Springs Hotel, no Canadá  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Cercado por montanhas e florestas, o hotel Fairmont Banff Springs é um imponente e elegante empreendimento turístico da cidade de Banff, no Canadá, com uma história que remonta ao século 19.

Há, no entanto, relatos que afirmam que o local é palco de acontecimentos sobrenaturais, que envolvem a aparição da chamada "Noiva Fantasma", o espírito de uma mulher que teria morrido no hotel usando um vestido de noiva.

Isso não impede, entretanto, que o Fairmont Banff Springs seja um concorrido meio de hospedagem nesta região do Canadá. Mais informações: www.fairmont.com/banff-springs/    

The Myrtles Plantation, Estados Unidos

Sítio histórico conhecido como Myrtles Plantation, nos Estados Unidos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Na cidade de St. Francisville, no Estado norte-americano da Louisiana, fica um lugar histórico chamado The Myrtles Plantation. 

Trata-se de uma antiga residência rural que, segundo muito gente, é um dos locais mais mal-assombrados dos Estados Unidos: a propriedade já teria sido visitada, por exemplo, pelo fantasma de uma escrava que foi forçada a trabalhar na área.

É possível conhecer a Myrtles Plantation em tours guiados e, se houver coragem, até dormir por lá. Mais informações: www.myrtlesplantation.com

Teatro Amazonas, Brasil

Teatro Amazonas, em Manaus (AM). Construção histórica datada de 1896 foi levantada no auge do Ciclo da Borracha como símbolo de riqueza da capital amazonense e faz parte do roteiro clássico turístico da cidade - Lula Sampaio/UOL - Lula Sampaio/UOL
Imagem: Lula Sampaio/UOL

O lindo Teatro Amazonas foi construído em Manaus (AM) no final do século 19, no auge do chamado Ciclo da Borracha. E há histórias envolvendo este cartão-postal amazonense a atividades sobrenaturais. Há relatos que afirmam que funcionários já teriam visto fantasmas dentro deste centro de espetáculos. 

O Teatro Amazonas, entretanto, é muito mais conhecido pela sua arquitetura e importância cultural do que por histórias de assombrações.

Hospital psiquiátrico de Aradale, Austrália

Hospital psiquiátrico desativado de Aradale, na Austrália - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Hoje desativado e com aspecto sinistro, o hospital psiquiátrico de Aradale virou atração turística na região de Victoria, na Austrália. O local funcionou como manicômio por mais de 120 anos e, logicamente, foi cenário de muito sofrimento e mortes. 

Tours são realizados periodicamente pelo complexo bem assustador do antigo hospital psiquiátrico, e há pessoas que acreditam que o local seja comum se deparar com aparições de assombrações. Mais informações: www.aradale.com.au

Ilha de Poveglia, Itália

Ilha de Poveglia, na Itália - Chris 73/creative commons cc-by-sa 3.0 - Chris 73/creative commons cc-by-sa 3.0
Imagem: Chris 73/creative commons cc-by-sa 3.0

Parte da região metropolitana de Veneza, na Itália, a ilha de Poveglia foi usada, entre os séculos 18 e 20, como um local de internação para pessoas com doenças infecciosas. Posteriormente, o local serviu como um manicômio.

Calcula-se que milhares de homens e mulheres tenham morrido em Poveglia, que, por causa disso, ganhou fama lugar mal-assombrado. De acordo com uma das lendas envolvendo esse pedaço de terra, um dos médicos do manicômio se matou na ilha após começar a ser perseguido pelos fantasmas de pacientes falecidos no instituto psiquiátrico.

Hoje, a ilha exibe, entre outras construções, as edificações que abrigaram o hospital e um campanário. É possível observar as paisagens sinistras de Poveglia a partir de embarcações que realizam passeios pelos arredores de Veneza.