Topo

No exterior, você pode ser preso ou multado por razões que você nem imagina

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

07/09/2018 04h00

Há certas atitudes que, no Brasil, são consideradas normais e corriqueiras, mas, no exterior, são classificadas como pequenas infrações e até graves crimes. Lá fora, é possível ser multado ou preso por motivos que, a olhos brasileiros, podem ser inesperados. Não quer se dar mal em uma viagem internacional? Veja o que não fazer em países turísticos onde as leis são rígidas e as punições para quem as infringe, duríssimas.

Veja também

Cingapura

Cingapura, no Sudeste Asiático - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Cingapura impressiona os visitantes estrangeiros com seu aspecto moderno e organizado. E, nesta cidade-Estado do Sudeste Asiático, você não vai querer quebrar nenhuma lei: lá, há tolerância zero com qualquer tipo de infração. 

Em 2015, por exemplo, dois turistas alemães foram pegos pichando um trem local e, como punição, foram condenados a receber açoites de vara (além de nove meses de prisão). Traficantes de drogas, por sua vez, têm grandes chances de receber pena de morte. 

Porém, há atitudes que, para muitos brasileiros, podem soar menos transgressoras, mas que, mesmo assim, rendem problemas em Cingapura: no país, por exemplo, é passível de ganhar uma multa pesada quem alimenta pombos em lugares públicas.

Cruzar uma rua fora da faixa de pedestres também é uma ofensa passível de multa de dezenas ou centenas de dólares por lá. Pessoas reincidentes nesta infração podem, inclusive, acabar na prisão. 

Irã

Praça Naqsh-e Jahan Imam Square, em Isfahan, Irã - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Você é daqueles turistas que, em uma viagem a um país estrangeiro, adora xavecar as mulheres nativas e, eventualmente, transar com elas? Caso a resposta seja sim, é bom tomar cuidado ao fazer isso no Irã. 

No país persa, é proibido que homens estrangeiros não muçulmanos tenham relações sexuais com iranianas adeptas do islamismo (e a esmagadora maioria das mulheres iranianas é muçulmana). 

Nos anos 1990, um turista alemão foi condenado à morte no Irã por, segundo a polícia, ter transado com uma mulher local. Por sorte, ele teve sua pena anulada após passar dois anos na prisão, mas o caso ganhou repercussão mundial (e virou uma aviso para turistas estrangeiros em busca de sexo em território iraniano). Há também casos de homossexuais condenados à morte no território iraniano. 

E esta nação do Oriente Médio ainda reserva regras mais brandas e inusitadas para o turista: lá, é proibido fotografar diversos prédios governamentais. O turista pode enfrentar um extenso interrogatório, sob suspeita de ser um espião, se for pego pela polícia, por exemplo, retratando um edifício público na capital, Teerã. 

Egito

Pirâmides e Esfinge (Egito) - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

O Egito é outra turística nação muçulmana onde o viajante deve tomar cuidado ao se engajar em relações afetivas. No país, ao contrário do Brasil, um simples beijo na boca entre um homem e uma mulher na rua tem potencial para colocar o casal em problemas com a lei: a polícia pode acusar os dois de indecência pública e até levá-los para prestar esclarecimentos na delegacia. 

Homens estrangeiros que sejam vistos conversando com mulheres egípcias em público também estão sujeitos a outros constrangimentos: não é incomum que homens desconhecidos se aproximem dos dois para indagar por que a mulher (que, na visão de muitos egípcios, deveria estar dentro de casa) está falando com um gringo. 

E, infelizmente, gays e lésbicas também podem ser presos em território egípcio, caso realizem demonstrações de afeto com seus parceiros na rua. 

Coreia do Norte

Em Pyongyang, soldados reverenciam estátua gigantesca de Kim Il-sung - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Apesar de ser um dos países mais fechados do globo, a Coreia do Norte tem recebido a visita de um número considerável de turistas do mundo inteiro nos últimos anos. Mesmo assim, é preciso se lembrar de algo: o país asiático ainda é um dos lugares mais repressores da Terra (e estrangeiros não estão livres de serem punidos por lá). 

Aqui no Brasil, por exemplo, é algo comum criticar figuras do alto escalão político. Em território norte-coreano, porém, é crime gravíssimo ofender qualquer coisa relacionada à dinastia Kim, que tem comandado o país nas últimas décadas.

Em 2016, um viajante norte-americano foi detido após supostamente roubar um pôster de propaganda do governo da Coreia do Norte em um hotel de Pyongyang. Ele ficou preso por 17 meses, entrou em coma por conta de prováveis maus-tratos, foi libertado em estado vegetativo e morreu logo depois de voltar aos Estados Unidos.

Emirados Árabes Unidos

Skyline de Dubai com destaque para o hotel Burj Al Arab. Em formato de vela de embarcação, é um dos símbolos do destino - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Durante viagens ao exterior, muitos brasileiros adoram passear na rua com uma latinha de cerveja aberta na mão, curtindo goles da bebida a cada passo dado.

Pois saiba que fazer isso é proibido em Dubai, um lugar que, apesar de suas paisagens para lá de modernas, é regido por leis bem conservadoras: ser pego ingerindo bebidas alcoólicas em vias públicas pode resultar em prisão para o viajante. 

Arábia Saudita

Cidade de Riyadh, na Arábia Saudita - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Cidade de Riyadh, na Arábia Saudita: toque de recolher a partir das 15 horas
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A Arábia Saudita é um país extremamente fechado, que está longe de figurar entre os principais destinos turísticos do mundo. Mesmo assim, turistas que conseguem visitar este território do Oriente Médio se surpreendem com regras que existem por lá.

No território saudita, por exemplo, turistas são proibidos de realizar demonstrações públicas de qualquer outra religião que não seja o islamismo. Exibir um crucifixo na rua, por exemplo, é proibido, e pode colocar o estrangeiro em problemas com os "mutaween", como são chamados os policiais encargados de garantir que nenhuma lei islâmica seja violada pela população.  

O consumo de álcool é, via de regra, proibido na Arábia Saudita: infringir esta lei costuma resultar em prisão. Açoites também podem fazer parte da punição por lá. 

Malásia

Arranha-céus em Kuala Lumpur, como as torres gêmeas Petronas, iluminados a noite (25/06/2013) - Bazuki Muhammad/Reuters - Bazuki Muhammad/Reuters
Imagem: Bazuki Muhammad/Reuters

Diversos países do mundo têm punições duríssimas para turistas que se envolvam com drogas em seus territórios: um deles é a Malásia, nação dona de praias paradisíacas localizada no Sudeste Asiático. 

O governo malaio tem poderes para submeter o viajante a um procedimento inusitado no seu momento de chegada ao país: ao desembarcar no aeroporto que serve a capital da Malásia, por exemplo, o turista pode ser obrigado a realizar um exame de urina, caso o oficial de imigração desconfie que ele seja usuário de drogas. Se o teste der positivo, a pessoa será provavelmente deportada.