Topo

Em ilha do Caribe, mulheres são incentivadas a pedir parceiros em casamento

Aruba quer inverter os papéis na hora do pedido de matrimônio - Divulgação/Autoridade de Turismo de Aruba
Aruba quer inverter os papéis na hora do pedido de matrimônio Imagem: Divulgação/Autoridade de Turismo de Aruba

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

27/08/2018 04h00

É um clássico de romance homens que pedem suas parceiras em casamento durante viagens para lugares românticos do mundo.

Há um famoso destino turístico, porém, que quer inverter os papéis: em uma ação lançada recentemente, o governo de Aruba está incentivando as mulheres a propor matrimônio para namorados, usando as paisagens paradisíacas da ilha caribenha como pano de fundo.

Veja também

Para isso, a administração do território arubano (um local muito frequentado por casais de viajantes apaixonados) se juntou com companhias aéreas, resorts e outros estabelecimentos turísticos para oferecer promoções para que mulheres levem seus amados até Aruba e, lá, no meio de lindas praias, realizem o mais importante pedido de suas vidas.

Flamingos em praia de Aruba, no Caribe - Getty Images - Getty Images
Não faltam cenários românticos em Aruba para um pedido de matrimônio
Imagem: Getty Images

Um dos objetivos da iniciativa é quebrar a regra que dita que os homens são a parte obrigada a fazer a proposta de casamento.   

"Acreditamos que expressar o amor não deva ser algo imposto por gênero nem regras", afirma a diretora de Aruba para a América Latina, Miriam Dabian. "Queremos que as mulheres se inspirem nas praias do Caribe, no clima perfeito e em nosso lindo entardecer e, em seguida, surpreendam seus parceiros. E que todos eles digam 'sim, eu aceito'". 

Site para uma viagem romântica

Para possibilitar a viagem, o governo de Aruba criou o site HeSaidYesAruba.Com (traduzindo: "EleDisseSimAruba.Com"), no qual é possível encontrar diversos pacotes turísticos, hospedagens, passeios e passagens aéreas com preços rebaixados ou outros tipos de vantagens, quase tudo desenhado para uma viagem em casal.   

Aruba é um tradicional destino turístico para casais apaixonados - Divulgação/Autoridade de Turismo de Aruba - Divulgação/Autoridade de Turismo de Aruba
Aruba é um tradicional destino turístico para casais apaixonados
Imagem: Divulgação/Autoridade de Turismo de Aruba

Lá, por exemplo, os viajantes têm a chance de conseguir hospedagem no Amsterdam Manor Beach Resort, localizado a poucos metros do mar, com 20% de desconto. 

Antes ou depois de o homem dizer o esperado "eu aceito", pode-se encontrar, dentro do HeSaidYesAruba.Com, descontos de até 25% para compras de mais de US$ 1.000 feitas na luxuosa loja Rue Royale Maison, localizada no shopping Beach Plaza Mall de Aruba e que comercializa alianças e outras joias. 

No site, anéis de noivado da loja Diamons Internacional (outro importante estabelecimento comercial de Aruba) também estão 20% mais baratos.     

Muitas das ofertas, aliás, são feitas para colocar o casal dentro de cenários românticos, ideais para o momento do pedido de matrimônio feito pela mulher: uma delas oferece hospedagem no hotel Renaissance Marina com cortesia de champanhe e morangos, além de acesso a uma praia na qual existem flamingos (e onde o casal poderá ser retratado no meio das aves por um fotógrafo profissional). 

Antes ou depois do pedido de casamento, os viajantes podem se hospedar com desconto em Aruba - Divulgação/Autoridade de Turismo de Aruba - Divulgação/Autoridade de Turismo de Aruba
Antes ou depois do pedido de casamento, os viajantes podem se hospedar com desconto em Aruba
Imagem: Divulgação/Autoridade de Turismo de Aruba

Há também a oportunidade de reservar, através do site, um jantar romântico na praia Eagle Beach, uma das mais bonitas de Aruba (e com a mesa colocada sobre a areia). 

E ainda há promoções com as quais o casal pode economizar quantias aparentemente irrisórias, mas que, na verdade, podem ser interessantes nesta época de Real desvalorizado. Uma delas dá um desconto de US$ 5 para cada viajante em tours pela ilha de Aruba. 

Os preços e a disponibilidade das promoções citadas nesta matéria estão sujeitos a alterações. 

Mais informações: www.hesaidyesaruba.com

Vista panorâmica da orla de Aruba, no Caribe - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Vista panorâmica da orla de Aruba, no Caribe
Imagem: Getty Images/iStockphoto