Topo

"Segundo Sol": locais para visitar em Salvador, onde a novela é gravada

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

17/08/2018 04h00

Um dos principais cenários de "Segundo Sol", a atual novela das nove da TV Globo, é a cidade de Salvador, na Bahia. Com seus edifícios históricos, paisagens marítimas e elementos culturais como a capoeira, o território soteropolitano tem, sem dúvida, enriquecido (e muito) a história de João Emanuel Carneiro, que conta com a atuação de gente como Vladimir Brichta, Giovanna Antonelli e Deborah Secco.

Veja também

Tem vontade de conhecer a capital baiana ao assistir a "Segundo Sol"? Abaixo, veja lugares turísticos desta metrópole nordestina onde a novela foi gravada. 

Pelourinho

Cena da novela "Segundo Sol" no Pelourinho, em Salvador - Globo/João Cotta - Globo/João Cotta
Imagem: Globo/João Cotta

Um dos principais cartões-postais de Salvador, o Pelourinho foi usado como cenário para diversas cenas de "Segundo Sol", das quais participaram, por exemplo, atrizes como Giovanna Antonelli (que interpreta a personagem Luzia) e Luisa Arraes (Manu), na foto acima. 

Tanto na novela como na vida real, o Pelourinho chama a atenção dos turistas com suas vias de calçamento de pedra e seu casario histórico colorido, onde hoje funcionam restaurantes, bares, lojas de suvenires e instituições importantes como a Fundação Casa de Jorge Amado, que exibe documentos, fotografias e livros do autor de "Capitães da Areia".

É um lugar onde os visitantes são frequentemente perseguidos por vendedores ambulantes e onde os preços costumam ser um tanto abusivos, mas que vale a pena ser explorado em uma longa caminhada. 

Na região, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é possível admirar templos cristãos impressionantes, como a Igreja e Convento de São Francisco, um complexo religioso com uma história que remonta ao século 16 e que é considerado uma das principais obras-primas barrocas do Brasil. Em seu interior, os turistas se surpreendem com altares dourados e paredes revestidas de lindos azulejos portugueses. 

Com sua bela a chamativa fachada azul, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é outra parada imperdível na área. 

Mercado Modelo

Cena da novela "Segundo Sol" no Mercado Modelo, em Salvador - Globo/João Cotta - Globo/João Cotta
Imagem: Globo/João Cotta

Outro famoso point turístico de Salvador, o Mercado Modelo também foi usado como cenário da novela "Segundo Sol".

Na foto acima, se vê os personagens Ícaro (Chay Suede), Manu (Luisa Arraes) e Luzia (Giovanna Antonelli) ao redor de uma mesa desta atração soteropolitana. E é isso mesmo o que muitos turistas vão fazer lá: sentar-se em um restaurante com vista para a Baía de Todos os Santos e provar autênticas receitas da culinária baiana, como o vatapá de camarão e a moqueca de peixe. 

O Mercado Modelo tem uma história que remonta ao começo do século 20 e chama a atenção com sua arquitetura de estilo neoclássico. Em seu interior, além de curtir uma boa gastronomia, os visitantes podem comprar artesanatos baianos (os preços costumam ser caros: vale a pena pechinchar). 

Trata-se de um lugar ideal para ser visitado depois do Pelourinho: da Igreja e Convento de São Francisco, é só caminhar algumas quadras até o Elevador Lacerda e descer até a região onde fica o mercado. 

Forte de Santo Antônio Além do Carmo

Cena da novela "Segundo Sol" no Forte de Santo Antônio, em Salvador - Globo/João Cotta - Globo/João Cotta
Imagem: Globo/João Cotta

Como não poderia deixar de ser, visto que é uma história que se passa em Salvador, belas cenas da prática da capoeira fazem parte da novela "Segundo Sol" e, nelas, aparece o personagem Ícaro, interpretado por Chay Suede (na foto acima, à direita).

As imagens foram gravadas principalmente no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, uma fortificação com uma história que remonta ao século 17: deste local, os portugueses buscavam proteger uma das entradas de Salvador de invasões estrangeiras. 

Hoje, o local é conhecido como Forte da Capoeira: lá, turistas podem ver apresentações de capoeira e conhecer a história desta manifestação cultural tão importante para a identidade baiana. 

Hotéis soteropolitanos

Cena da novela "Segundo Sol" em hotel de Salvador - Globo/João Cotta - Globo/João Cotta
Imagem: Globo/João Cotta

Hotéis soteropolitanos também aparecem na novela "Segundo Sol". Um deles é o luxuoso Fera Palace Hotel, localizado no centro histórico de Salvador (perto do Elevador Lacerda) e que empresta uma área externa de sua estrutura para uma cena que conta com as personagens Karola (Deborah Secco) e Laureta (Adriana Esteves), na foto acima. 

Um dos destaques do hotel, além de ter sido palco de uma produção global, é a vista privilegiada que ele oferece para a Baía de Todos os Santos.

Outro estabelecimento hoteleiro que já foi mostrado pelas câmeras da Globo na novela "Segundo Sol" é o Pestana Convento Carmo, hotel que ocupa um complexo histórico que remonta ao século 16.

Bahia Marina

Cena da novela "Segundo Sol" na Bahia Marina, em Salvador - Globo/João Cotta - Globo/João Cotta
Imagem: Globo/João Cotta

A personagem Karola (interpretada por Deborah Secco) aparece, contracenando com Remildo Falcão (Vladimir Brichta), em uma cena gravada na Bahia Marina, localizada relativamente perto do Mercado Modelo.

A Bahia Marina é um lugar que, além de abrigar embarcações luxuosas, oferece uma estrutura turística com restaurantes sofisticados e uma enorme loja de vinhos.

Se você estiver cansado do acarajé, é um ótimo lugar para comer pratos de culinária internacional, com cardápios asiático e mediterrâneo, além de lindas vistas para a Baía de Todos os Santos. 

Farol da Barra

Imagem aérea mostra o Farol da Barra, em Salvador - Jeilson Barreto Andrade/Getty Images  - Jeilson Barreto Andrade/Getty Images
Imagem: Jeilson Barreto Andrade/Getty Images

O Farol da Barra é um dos símbolos mais conhecidos de Salvador e também é usado como cenário da novela "Segundo Sol". 

Um dos melhores lugares de onde apreciar a orla da capital baiana (e também onde é possível encontrar alguns dos melhores acarajés da cidade, vendidos em barraquinhas de rua que ficam em seu entorno), o local aparece em diversos momentos da novela, como na sequência do Carnaval baiano envolvendo o cantor Beto Falcão (interpretado por Emilio Dantas). 

Tente visitar o Farol da Barra no final do dia, quando, via de regra, os turistas se encantam com a tonalidade da luz do céu sobre o mar que banha o território soteropolitano.