Topo

Finlândia: comece a pensar em férias no país mais feliz do mundo

A Finlândia foi eleita o país mais feliz do mundo pelo World Happiness Report - Getty Images
A Finlândia foi eleita o país mais feliz do mundo pelo World Happiness Report Imagem: Getty Images

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

26/07/2018 04h00

Apesar do frio, a Finlândia tem níveis de qualidade de vida invejáveis. Não à toa, este território nórdico foi eleito em 2018, pela respeitada publicação World Happiness Report, como o país mais feliz do mundo, em uma pesquisa que analisou fatores como expectativa de vida, níveis de liberdade e incidência de casos de corrupção em 156 nações do planeta. 

Mas será que, para um turista, vale a pena explorar as paisagens finlandesas e tentar se imergir em suas boas vibrações? A resposta é: sim. A Finlândia tem uma capital com muitos cartões-postais e uma imensidão de cenários naturais. Abaixo, veja algumas das atrações mais legais de lá. 

Veja também

Casa do Papai Noel e sol da meia-noite

Nem todos sabem, mas o lar oficial do Papai Noel fica na Finlândia, mais precisamente na região da Lapônia, no norte do país. E há diversas atrações relacionadas ao bom velhinho nesta área, que fica na zona do Circulo Ártico e exibe lindas paisagens nevadas.

Viajantes fazem passeios com renas na região da Lapônia - Getty Images - Getty Images
Viajantes fazem passeios com renas na região da Lapônia
Imagem: Getty Images

A mais famosa é a Santa Claus Village, situada na cidade de Rovaniemi. Trata-se de um complexo recheado de construções de madeira que remetem a contos de fadas e, é lógico, marcado pela presença do próprio Papai Noel, que interage com os visitantes e encanta as crianças.

Rovaniemi fica a mais de 800 quilômetros da capital finlandesa, Helsinque, mas sua condição remota não é empecilho para quem quiser visitar a cidade. A Santa Claus Village conta com acomodações para hospedar o turista, com cabanas cercadas por florestas nevadas, que colocam o visitante no meio de um cenário perfeitamente natalino. E ainda é possível passear com trenós puxados por renas pelo local.

Aurora Boreal na Escandinávia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Da Finlândia, turistas conseguem admirar a aurora boreal
Imagem: Getty Images/iStockphoto

As atrações da região norte da Finlândia, porém, não param por aí. Na área, turistas conseguem admirar, em determinadas épocas do ano, dois dos mais fascinantes fenômenos do planeta: um deles é o sol da meia-noite, que ocorre principalmente na época do verão europeu (em meados do ano) e quando a luz do sol o céu durante as 24 horas do dia. 

O outro é a auroral boreal, quando o céu noturno do país é tomado por luzes. Este fenômeno costuma ocorrer entre os meses de setembro e março.

Centros urbanos

Junto com paisagens naturais, a Finlândia oferece centros urbanos que têm tudo para encantar os viajantes. 

Dois deles se destacam nesta lista: o primeira é a capital, Helsinque, principal porta de entrada do país e dona de atrativos capazes de entreter o visitante por alguns dias. Nesta cidade, de aproximadamente 650 mil habitantes, o turista irá cansar de tirar fotos de maravilhas arquitetônicas como a Catedral de Helsinque (um templo luterano finalizado em meados do século 19 e que chama a atenção com sua fachada branca), o museu de arte contemporânea Kiasma (com uma estrutura moderna desenhada pelo aclamado arquiteto americano Steven Holl) e o Teatro Nacional Finlandês, com mais de 100 anos e com uma das fachadas mais fotogênicas da cidade. 

Cidade de Helsinki, na Finlândia - Shutterstock - Shutterstock
Helsinque é a bela capital do território finlandês
Imagem: Shutterstock

Se o frio não estiver severo, circular por todas estas atrações é extremamente agradável (e seguro). Uma atividade imperdível na capital finlandesa, aliás, é realizar uma caminhada pelas ruas que ficam ao redor da Velha Igreja de Helsinque, recheadas de áreas arborizadas e lindos edifícios. 

Outra cidade imperdível na Finlândia é Turku, localizada junto ao rio Aura, cortada por canais e com alguns dos cenários mais românticos e interessantes dos países nórdicos. Lá está, por exemplo, a belíssima Catedral de Turku, com uma história que remonta ao século 13 e que fica em uma praça recheada de edifícios de estilo neoclássico. 

Turku é outra cidade imperdível na Finlândia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Turku é outra cidade imperdível na Finlândia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Para curtir mais lindas paisagens em Turku, faça um passeio pelo chamado 4º Distrito, banhado pelo rio Aura e com agradáveis áreas verdes para uma tarde de sol. 

Parques nacionais

Quando o assunto é natureza, a Finlândia não é apenas neve. Em épocas mais cálidas do ano (principalmente durante o auge do verão europeu), o turista pode explorar extensas e verdejantes áreas florestais no país nórdico. 

Talvez a mais interessante destas regiões seja o Parque Nacional Urho Kekkonen, onde os visitantes encontram lagos, cachoeiras, terrenos cobertos por árvores e montanhas. Trata-se de um dos melhores lugares dos países nórdicos para realizar longas caminhadas no meio de muita natureza. E de lá, é também possível presenciar tanto o sol da meia-noite como a aurora boreal. No inverno, por sua vez, o parque oferece terrenos propícios para a prática de esqui. 

A Finlândia abriga florestas perfeitas para longas caminhadas - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
A Finlândia abriga florestas perfeitas para longas caminhadas
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Se a sua intenção for entrar em contato com fauna, vale a pena explorar os arredores da cidade de Lieksa, a cerca de 550 quilômetros de Helsinque. Na região, agência turísticas levam viajantes para o meio da floresta para ver de perto enormes ursos, lobos e lindos pássaros. 

Muita cultura e mais belas paisagens

E não há dúvida: a Finlândia é um país feliz pois, em seu território, não faltam muitas opções de cultura, como o Festival de Ópera de Savonlinna (um dos mais belos eventos musicais do mundo, realizado em meados do ano em um castelo da cidade de Savonlinna, construído no século 15) e o Musiikkitalo, o lindo centro musical de excelência que fica em Helsinque que abriga a Orquestra Filarmônica da capital finlandesa. 

A cidade de Savonlinna abriga um dos festivais de música mais legais dos países nórdicos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
A cidade de Savonlinna abriga um dos festivais de música mais legais dos países nórdicos
Imagem: Getty Images/iStockphoto

E se a ideia for relaxar após uma maratona cultural, saiba que a Finlândia oferece outras ótimas opções: os cidadãos do país adoram curtir saunas rodeadas por cenários naturais magníficos e, quando está calor, o território finlandês abriga até praias que podem satisfazer o visitante, como as orlas do balneário de Hanko (a cerca de 130 quilômetros de Helsinque). No local, durante o verão europeu, turistas relaxam sobre faixas de areia banhadas pelo mar, curtem baladas animadíssimas à noite e fazem passeios entre ilhas bem bonitas. 

Se a terra do Papai Noel oferece belas praias, é porque algo de especial ele tem. 

Hanko é um dos mais famosos balneários da Finlândia - Getty Images/iStockphotoHanko é um dos mais famosos balneários da Finlândia - Getty Images/iStockphotoHanko é um dos mais famosos balneários da Finlândia
Hanko é um dos mais famosos balneários da Finlândia
Imagem: Getty Images/iStockphotoHanko é um dos mais famosos balneários da Finlândia